
Isabel Cristina Machado de Lara
Isabel Cristina Machado de Lara, possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez seu Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é Licenciada em Matemática Plena (UFRGS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora adjunta da Escola Politécnica na PUCRS.
Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEPUCRS), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Matemática, Aprendizagem e Tecnologia (LEPIMAT). Foi coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET) da Região Sul do Brasil, na gestão 2022-2024.
Realiza palestras, oficinas e minicursos atuando, principalmente, nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; História da Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática; Resolução de Problemas; uso de jogos.
Entre os projetos desenvolvidos destacam-se os voltados para o estudo de diferentes formas de matematizar presentes em distintos grupos culturais, laborais e sociais e os associados à Educação Inclusiva, em particular relacionados a intervenções pedagógicas e uso de aplicativos de Realidade Virtual para estudantes com Discalculia do Desenvolvimento, Paralisia Cerebral ou Deficiência Visual.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação Matemática
- Educação Matemática Inclusiva
- Educação Inclusiva
- Tendências do Ensino de Matemática
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Lara, I. C. M. de. (2024). Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática. [Learning Difficulties and Disorders in Mathematics]. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, 15, 45034-15. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45034
- Ribeiro, D. F., Lara, I. C. M. de. (2023) O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A INCLUSÃO DE TODOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 29, 93-110. http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0173
- Brum, E. S., Lara, I. C. M.de. (2020). Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), 15, 1-20. http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007
- Osterberg, L. T., Lara, I. C. M. de. (2019). The Wittgensteinian Perspective and Ethnomathematics: An Analysis of Language Games and the Rules Governing their Uses in Certain Work Activities. REVISTA ACTA SCIENTIAE, 21, 28-43. http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.4743
- Lara, I. C. M. de. (2024). Deslocamentos e subjetivações: itinerário de um grupo de estudos e pesquisas sobre Etnomatemática. e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis, 45-67. https://doi.org/10.29327/2366212.2024.2-5