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Jacinto Serrão

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Jacinto Serrão é Professor no Instituto de Educação da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e Investigador do CeiED. É Doutor em Ciências da Educação, na área de Supervisão e Orientação da Prática Profissional, pelo Instituto de Educação da Universidade Lisboa (IEUL), Mestre em Educação, na área de Supervisão e Orientação da Prática Profissional, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Licenciado em Física, ramo Ensino, pela Universidade da Madeira (UMa).

Jacinto é também, desde 2016, Investigador do Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) e, desde 2017, Investigador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desde 2015 é também membro do Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM) e, desde 2020, é Conselheiro do Conselho Económico e Social (CES), Portugal.

Desde 2015, Jacinto é orientador e júri de Dissertações de Mestrado e de Teses de Doutoramento em Ciências de Educação na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

Jacinto tem sido Membro de Comissões Científicas e Organizadoras de Congressos e Seminários Internacionais. Autor de diversos artigos científicos e de capítulos de livros.

Jacinto foi Professor no Departamento de Física, na Universidade da Madeira (UMa) entre 2002-2004, onde orientou estágios científicos, e Investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) entre 2016-2017. Foi também Professor de 3º Ciclo e Secundário na Região Autónoma da Madeira. entre 1992-2001.

Jacinto é Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALM) desde 2019, tendo já sido Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira entre 2010 -2011 e Deputado na Assembleia da República entre os anos de 2005-2009; 2011-2015. Desde 2019, é Presidente da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ciências de Educação
  • Educação para a Cidadania
  • Supervisão
  • Formação

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Serrão. J., Freitas, M. J. & Abreu, X. (2019). Resultados Escolares e as Desigualdades Socioeconómicas. In J. Serrão & S. Vladimira (Eds.). E.book Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (pp. 138-146). Lisboa: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ISBN 978-989-757-113-8
  • Serrão, J., Freitas, M. J., Caetano, A. P. Caetano., & Carvalho, F. (2018) (in press). Impactes da educação para a cidadania no ambiente escolar. Revista Avances en Ciencias de la Educación y Del Desarrollo.
  • Serrão, J. (2018) (in press). Citizenship Education: Portuguese Teachers’ Social Representations. Revista Global Commons Review.
  • Serrão, J., Freitas, M. J., Santos, J., Caetano, A. P., Pinho, A. S., Rosa, C., … Araújo, Z. (2017). Educação para a Cidadania: Vista pelos docentes (Report). Funchal, Portugal: Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira. Disponível aqui.
  • Serrão F., J., & Freitas, M, J. (2017). Desafios e oportunidades da Educação para a Cidadania. Revista de estúdios e Investigación en Psicología y Educación, (in press).
  • Serrão M., & Serrão F. J. (2017). As Práticas dos Educadores de Infância em contexto hospitalar. Revista de estúdios e Investigación en Psicología y Educación. (in press).
  • Serrão, J., & Freitas, J., M. (2017). Desafios e oportunidades da Educação para a Cidadania. Revista de estúdios e Investigación en Psicología y Educación. Extr., (6), 417-421. ISSN: 2386-741, DOI: Disponível aqui.
  • Serrão, M., & Serrão, J. (2017). As Práticas dos Educadores de Infância em contexto hospitalar. Revista de estúdios e Investigación en Psicología y Educación. Extr., (5), 360-363. ISSN: 2386-7418; DOI: Disponível aqui.
  • Benavente A., Peixoto P., António, A., Galego, C., Aníbal, G., Serrão F., J., et al (2016). Educação 2016: Transição e expectativas. In A. Benavente, & P. Peixoto (Eds.), Relatório 2016: Relatório do Observatório das Políticas de Educação, Formação e Ciência (OP.EDU). Lisboa: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e Centro de Estudos Sociais (CES). URL: Disponível aqui.
  • Serrão, J., & Salema, H. (2015). As práticas dos docentes e a cidadania. Revista de estúdios e Investigación en Psicología y Educación, Extr., (6), 62-65.(eISSN 2386-7418; DOI: 10.179/79/reipe. 2015.0.06.183).
  • Serrão, J. (2014). Educação para a Cidadania Global. Impacto do projeto “M-igual? Igualdade não é indiferença, é oportunidade! Sinergias – diálogos educativos para a transformação social,1, 142-144. (ISSN 2183-4687)
  • Serrão, J. (2014). Educação para a cidadania: Representações sociais dos professores. (Doctoral dissertation, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Retrieved from Disponível aqui.
  • Serrão, J., & Salema, H. (2013). Educação para a cidadania global na senda dos direitos humanos e do desenvolvimento. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco, & P. Monginho (Eds.), XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 924-936). Braga: Universidade de Braga Instituto de Educação. (ISBN 978-989-8525-22.2). Disponível aqui.
  • Serrão, J., & Salema, H. (2011). A escola e a educação para a cidadania. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano., A. P. Rioboo., J. C. B. Blanco., B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1361-1372). Corunã: Facultade de Ciências da Educacíon Campus de Elviña Universidade da Coruña. (ISSN: 1138-1663).
  • Serrão, J. F. (2009). Educação para a cidadania global impacto do projecto “M-igual? Igualdade não é indiferença, é oportunidade!”. (Master’s thesis, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa) Retrieved from Disponível aqui.