

Margarida Frade Santos
Margarida Frade Santos é aluna de doutoramento em Educação, especialidade em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL). Membro do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, e do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona. Licenciada e mestre em Reabilitação Psicomotora, pela FMH-UL. A sua tese focou-se na implementação de um programa de competências socioemocionais em jovens e jovens adultos com comportamentos antissociais e delinquentes. O seu projeto de Doutoramento é focado na promoção da saúde mental de crianças e jovens durante a pandemia.
Membro da European Network for Social and Emotional Competence (ENSEC) e do Junior Researchers from European Association for Research on Learning and Instruction (JURE EARLI). Tem colaborado em projetos nacionais e internacionais focados na saúde mental, competências socioemocionais, problemas de comportamento, resiliência, sobredotação, formação de professores e educação. Os projetos integrados foram o projeto PROMEHS – Promoting Mental Health at Schools (2019-2022) enquanto bolseira de investigação, projeto ENRETE - Enhancing Resilience Through Teacher Education (2016-2018) enquanto colaboradora, no GIFTED – Games and Inclusion for Teachers Education (2021-2024) enquanto investigadora e no RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (2023-2024), enquanto assistente de investigação. Atualmente é bolseira de doutoramento, na modalidade mista, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É também formadora certificada. Formadora de docentes, não docentes, e outros profissionais em áreas como a saúde mental, problemas de comportamento, competências socioemocionais e resiliência.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Saúde Mental
- Educação
- Resiliência
- Competências sociais e emocionais
- Aprendizagem Socioemocional
- Delinquência
- Comportamentos Antissociais
- Educação para a Saúde
- Bem-estar
- Comportamentos de Risco e de Saúde
- Crianças
- Adolescentes
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Santos, A.C., Melo, M., Simões, C., Santos, M. F., Freitas, I., Branquinho, C., Cefai, C., Arriaga, P. (2023). A systematic review of the association between social and emotional competencies and student engagement in youth. Educational Research Review, 39. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2023.100535
- Cefai, C., Camilleri, L., Bartolo, P., Grazzani, I., Cavioni, V., Conte, E., Ornaghi, V., Agliati, A., Gandellini, S., Tatalovic Vorkapic, S., Poulou, M., Martinsone, B., Stokenberga, I., Simões, C., Santos, M., & Colomeischi, A. A. (2022). The effectiveness of a school-based, universal mental health programme in six European countries. Frontiers in Psychology, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.925614
- Martinsone, B., Stokenberga, I., Damberga, I., Supe, I., Simões, C., Lebre, P., Canha, L., Santos, M., Santos, A. C., Fonseca, A. M., Santos, D., Gaspar de Matos, M., Conte, E., Agliati, A., Cavioni, V., Gandellini, S., Grazzani, I., Ornaghi, V., & Camilleri, L. (2022). Adolescent social emotional skills, resilience and behavioral problems during the COVID-19 pandemic: A longitudinal study in three European countries. Frontiers in Psychiatry, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.942692
- Santos, M. F., Simões, C., Santos, A. C., Lebre, P., & Grazzani, I. (2022). Does Online Implementation Make a Difference in the Effects of a Mental Health Curriculum at Schools? International Journal of Environmental Research and Public Health 2022, 19(24). https://doi.org/10.3390/IJERPH192416990