Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ana Paula Silva

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ana Paula Silva é doutora em História e Filosofia das Ciências (2008), especialidade de Epistemologia das Ciências (Universidade NOVA de Lisboa); qualificada em Ciências da Educação (Universidade Aberta,1992); formadora de professores certificada pelo CCFCP (1998) em áreas como inovação educacional, metodologia do projeto e investigação-ação; e docente no Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Lisboa, onde tem regido as UC: Governança da equidade e das aprendizagens (2.º ciclo) e Epistemologia das Ciências Sociais da Educação (3.º ciclo) e orientado dissertações e teses.

Foi docente do ensino secundário (1987-2014) e do ensino superior politécnico (2009-2014), na ESE Almeida Garrett, onde dirigiu os mestrados em Ciências da Educação: Administração Escolar, e Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Sob a sua direção foram produzidas cerca de 200 dissertações, a maioria projetos de intervenção para a melhoria das escolas, no âmbito da política de autonomia das escolas, sujeitas aos processos de avaliação externa e da avaliação do desempenho docente.

Atualmente, é Vice-presidente da Bandlivros Associação e investigadora na Young Educators – European Assotiation e no GloUni Institute, além de membro integrada do CeiED, onde co-coordenou os projetos: European Policy Network on School Leadership (2011-2015), que deu origem ao dossier temático do n.º 30 da Revista Lusófona de Educação (2015) e o School Leadership for equity and learning. The EPNoSL Toolkit (2015). Foi co-responsável pelo Erasmus+ School Leadership Toolkit for Accelerating Achievement (2014-2016) e coordenadora do Erasmus+, Pedagogy and Practice (2018-1-UK01-KA201-048068, 2018-2020), tendo elaborado o respetivo estudo de impacto. Coordenou ainda o Erasmus+ Stakeholders Together Adapting Ideas to Readjust Local Systems to Promote Inclusive Education (2018-38442/001-001; 2019-2022), tendo sido a autora do modulo 6 do STAIRS MOOC e do Change Management Toolkit (2022). Integra a ReLeCo - Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes; a Association for Teacher Leadership and Scholarship (ATLAS); e a equipa do Centro de Formação AlmadaForma, no projeto Teacher Academy Sustainable Communication (TASC).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação: liderança educacional, bem-estar docente, inteligência espiritual, formação de professores, aprendizagens, metodologia do trabalho de projeto, inovação educacional, investigação ação.
  • História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia: eletricidade, redes de comunicação, processos de globalização.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Gonçalves, A. S., Costa, F. K. F. da, & Silva, A. P. (2023). Filosofia africana ubuntu na interface do direito universal à educação, ensino público e escola inclusiva. Educação, Sociedade & Culturas, (65), 1–19. https://doi.org/10.24840/esc.vi65.606
  • Antunes, R. R., & Silva, A. P. L. da. (2023). Global Well-being Scale: Analysis of their psychometric characteristics. Seven Editora. DOI: https://doi.org/10.56238/globalhealthprespesc-041
  • Silva, A.P. (2022). José Vitorino Damásio. In Dicionário Biográfico de Cientistas, Engenheiros e Médicos em Portugal. CIUHCT. DOI: https://doi.org/10.58277/XGYE8388
  • Silva, A.P. (2022, March). Change management toolkit. Stakeholders Together Adapting Ideas to Readjust Local Systems to Promote Inclusive Education. https://stairs.tpf.hu/en/change-management-toolkit
  • Antunes, R.R. & Silva, A. P. (2019). Fundamentos para a formação dos educadores no século XXI: liderança pedagógica, bem-estar docente e inteligência espiritual. Fundação Manuel Leão.