Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ana Vale Pereira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ana Vale Pereira é doutora em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto. Atualmente é professora assistente convidado dos mestrados em Ciências da Educação e em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital, na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Pesquisa para a Educação e o Desenvolvimento (CeiED).

Foi investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção na Educação (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro do Observatório Ibero-americano de Saúde e Cidadania - CIIE/FPCE-UP.

Revisora convidada da Revista de Pesquisa Qualitativa, São Paulo, Brasil. Membro do Comitê Científico do Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa - CIAIQ (since 2016).

Membro do Projeto Erasmus + Family-based Open Science Schooling (integrated researcher)Ref: 2019-1-FI01-KA201-060724. 2019-2021

Formadora de análise qualitativa de dados com NVIVO, um reconhecido softwar de análise qualitativa de dados assistida por computador- CAQDAS (since 2001).

Coautora de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, artigos publicados em atas de congressos internacionais, capítulos de livros e um e-book.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação e Formação de adultos
  • Investigação narrativa
  • Políticas públicas de educação

Publicações

  • Vale, Ana, Martins, A. & Coimbra, N.(2021, julho 7, 8 e 9).Investigação Qualitativa: Novas Tendências e Desafios, [Paper presentation] na modalidade online, I Congresso Internacional sobre Metodologias de investigação – Qualis2021,Santiago de Compostela, Espanha., pag.167 https://methodology.pt/publicacao-final-2021
  • Martins, J., Vale, A., Mouraz. A. (2015). Portuguese All-Day Schooling: improving social and educational policies. International Electronic Journal of Elementary Education, Vol.7, Issue 2, 199-216.
  • Vale, A. (2013) The Use of Metaphors in the Processes of Teaching and Learning in Higher Education, International Online Journal of Education Science, 5 (1), 99-110. Disponível aqui.

Artigos em revistas nacionais

  • Vale, A., & Mouraz, A., (2014). Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º Ciclo do Ensino Básico. Educação, Sociedade & Culturas, (43), 85-102.
  • Vale, A., (2014). A formação experiencial: a vertente estigmatizada da formação de adultos. Revista Sensos, n.º 1, Volume IV.
  • Mouraz, A.,Vale, A., & Martins, J. (2012). Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa. Configurações. Revista de sociologia, (10), 123-136.

Livros

  • Mouraz, A., Martins, J., & Vale, A. (2014). Actividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança? Porto: CIIE-FPCE/UP (e-book). Disponível em Disponível aqui.

Capítulos de livro

  • Vale, A., & Mouraz, A. (2018). Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no Ensino Superior – Cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão. In Tavares J., et al. Docência no ensino superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha. e – book (no prelo).

Comunicações em eventos internacionais

  • Vale, A. (2014). A Escola a Tempo Inteiro entre a consolidação e a deriva, in Observatórios na Esquina entre investigação e práticas (Livro de resumos do I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação), p. 35.
  • Vale, A., & Martins, J. (2014). Que papel para o Observatório da cidade educadora no novo quadro das políticas locais de educação? in Observatórios na Esquina entre investigação e práticas (Livro de resumos do I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação), p. 37.
  • Vale, A. (2012). Atividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança? in Gestión pedagógica Y política educativa: desafíos para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores. (Actas do III congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação), pp.379-395.

Outras publicações

  • Vale, A. (2013). Os saberes experienciais: novos desafios, velhas contradições. Revista Diversidades, (39), 16-20.