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Ana Vale Pereira

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Ana Vale Pereira é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2003). Atualmente, é professora auxiliar convidada na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Desde 2016, é investigadora integrada no CeiED-Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona. Participou como investigadora no Projeto Erasmus+ Family-based Open Science Schooling (Ref: 2019-1-FI01-KA201-060724) de 2019 a 2021. O seu percurso como investigadora iniciou-se ao abrigo do contrato-programa financiado pela FCT Ciência 2008 no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto, parceiro do CLACSO - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

Os seus interesses de investigação centram-se sobretudo nas ciências da educação, em particular na educação e formação de adultos, na investigação educacional qualitativa, nas políticas públicas de educação e nas metodologias de ensino e aprendizagem no ensino superior. Estas áreas têm sido os principais temas dos seus estudos em colaboração com vários investigadores e estão alinhadas com os seus trabalhos publicados. É coautora de inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais, contribuiu com capítulos de livros e é coautora de um e-book. Desde 2016, é membro do Comitê Científico do CIAIQ - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa e, mais recentemente, contribuiu como revisora convidada para a revista Qualitative Research Journal em São Paulo, Brasil. Adicionalmente, atuou como perita nas Equipas de Avaliação Externa de Escolas da Inspeção-Geral da Educação (IGEC). Em 2019 e 2020, foi co-coordenadora e formadora de cursos de metodologia de ensino inovadora para professores na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Tem também orientado ações de formação em análise de dados qualitativos com recurso ao software NVIVO para alunos de pós-graduação da FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação e formação de adultos
  • Investigação qualitativa em matéria de educação
  • Políticas públicas de educação
  • Metodologias de ensino e aprendizagem no ensino superior

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Vale, A., Coimbra, N., Martins, A. O. & Oliveira, J. (2024). The Teaching Profession and the Renewal of Pedagogical Practices in Higher Education in Times of the Pandemic. In Yusef Waghid and Zehavit Gross (Edit.).Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues Related to COVID-19. BRILL_WCCES Publications. https://doi.org/10.1163/9789004688681_003
  • Vale, A., Martins, A., & Coimbra, N. (2023). The Experience of Remote Teaching in Higher Education: A Scenario of Challenges and Opportunities. Journal of Higher Education Theory and Practice, 23(2). https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i2.5805
  • Vale, A. P., A., Martins, A. M de Oliveira & Coimbra, N. (2022). Percepções docentes e discentes sobre o ensino remoto no ensino superior: pesquisa qualitativa online. Revista Pesquisa Qualitativa10(25), 313–329. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.476
  • Vale, A, Coimbra, N., Martins, A. and Oliveira, J. (2021). Education and innovation: impacts during a global pandemic in a higher education institution. SHS Web of Conf. Volume 92: The 20th International Scientific Conference Globalization and its Socio-Economic Consequences 2020: Article Number 01053. https://doi.org/10.1051/shsconf/20219201053
  • Coimbra, M. N., Pereira, A.V., Martins, A.M.d.O. & Baptista, C.M. (2020). Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Development. International Journal of Management Science and Business Administration, 6(4), 55-62. http://dx.doi.org/10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005