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João Sampaio Maia

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Investigador Integrado no CeiED, Professor Associado Convidado na Universidade Lusófona e Co-coordenador do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona – Polo do Porto, onde leciona a unidade curricular de Metodologia de Investigação Científica em Educação.

Licenciado em Engenharia Mecânica e em Matemática pela Universidade do Porto e Mestre e Doutor em Educação (Metodologia do Ensino da Matemática) pela Universidade do Minho.

Professor Adjunto (aposentado) na Escola Superior de Educação do Porto (1986-2011), Professor Auxiliar na Universidade de Macau (1996-2002), tendo também lecionado na Universidade S. José (Macau), nas Escolas Superiores de Educação Paula Frassinetti e Jean Piaget-Gaia e no antigo Magistério Primário do Porto.

Investigador no projeto de investigação “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018), apoiado e financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/30084/2017) para o período de setembro/2018 a março/2022 e no projeto European Primary Teacher Education Curriculum (EPTE), sob a referência n.º 502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM (2009-2011) – como especialista na área de matemática na conceção e desenvolvimento de um Currículo de formação de professores do ensino primário e na elaboração dos respetivos programas (sílabos), implementado em 7 países europeus desde 2011/2012.

Perito Coordenador da Associação Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional (ANQEP) para verificação do processo de alinhamento com o Quadro Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) nas escolas profissionais, Perito Externo da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC) na avaliação externas de escolas e Avaliador de Projetos do ERASMUS+, nos setores Ensino Escolar, Ensino e Formação profissional e Educação de Adultos.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Aquisição de conceitos matemáticos elementares/representação de conceitos.
  • Programas de avaliação internacional em grande escala em educação.
  • Investigação quantitativa em Educação e outras áreas sociais.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Mascarenhas, D., Rosa, V., & Maia, J. S. (2023). TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média de outros países da OECD, segundo os professores e os diretores de escola. Revista Portuguesa de Educação, 36(2), 1-19. https://doi.org/10.21814/rpe.29173
  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., Rosa, & Teodoro, V. (2023). Estudo Correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018. Revista Lusófona de Educação, 56, 179-197. https://doi.org/24140/issn.1645-7250.rle56.12
  • Maia, J. S., Rosa, V., Mascarenhas, D., & Teodoro, V. (2022). Comparative indices of the education quality from the opinions of teachers and principals in TALIS 2018. Cogent Education, 9(1), https://doi.org/10.1080/2331186X.2022.2153418
  • Teodoro, V. D., Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2022). Testing PISA Tests: A study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge. https://www.routledge.com/Critical-Perspectives-on-PISA-as-a-Means-of-Global-Governance-Risks-Limitations/Teodoro/p/book/9781032185774
  • Rosa, V., Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação 33(1), 94-120. https://doi.org/10.21814/rpe.18380