Skip to main content

Louise dos Santos Lima

Louise Lima é investigadora pós-doutoral em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) na Universidade Lusófona; Doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Porto), complementada por uma mobilidade internacional na “Summer School in European Education Studies” na Universidade de Nápoles Frederico II. É Mestre em Ensino da Matemática (UFRJ) e Licenciada em Matemática (UFRJ). Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É Avaliadora externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação, tendo participado, a convite da Direção Geral da Educação, em diversas iniciativas nacionais. Tem contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e no estrangeiro. Além disso, está envolvida em diversos projetos financiados no âmbito nacional e internacional, em que destaca-se o projeto “TeachXevidence: Preventing gender-based violence in schools based on scientific evidence with social impact” [CERV-2022-DAPHNE[ pela European Commission.  Integra um Conselho Editorial, sendo parecerista em revistas científicas. A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justificam as últimas publicações e a participação em diversas conferências no campo da Formação de Professores, dos Estudos Curriculares, da Gestão e organização do trabalho pedagógico e Inclusão.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de Professores
  • Estudos Curriculares
  • Gestão e organização do trabalho pedagógico
  • Inclusão

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Elsa Estrela; Louise Lima (2024, in press). Towards a democratic curriculum: The narrative paradigm to achieve a state of viscosity. Curriculum Perspectives. ISSN: 2367-1793
  • Louise Lima; Daniela Ferreira; Ariana Cosme. (2022). Mudar a escola, mudar a avaliação: reflexões sobre o essencial da avaliação pedagógica. Cadernos da Formação Nova Ágora, 7, 5-17. Disponível em: http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/cadernos/Caderno_7.pdf
  • Cosme, Ariana; Ferreira, Daniela; Lima, Louise e Barros, Marina (2021). Avaliação Externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Relatório de avaliação 2018-2020. Ministério da Educação e Direção Geral da Educação. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/estudo_avaliativo_afc.pdf
  • Ariana Cosme; Louise Lima; Daniela Ferreira; Nadia Ferreira. Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora. 2021. ISBN: 978-972-0-34049-8.
  • Ariana Cosme; Daniela Ferreira; Anabela Sousa; Louise Lima; Marina Barros. Avaliação das Aprendizagens: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora. 2020. ISBN: 978-972-0-34044-3.