

Louise dos Santos Lima
Louise Lima é investigadora pós-doutoral em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) na Universidade Lusófona; Doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Porto), complementada por uma mobilidade internacional na “Summer School in European Education Studies” na Universidade de Nápoles Frederico II. É Mestre em Ensino da Matemática (UFRJ) e Licenciada em Matemática (UFRJ). Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É Avaliadora externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação, tendo participado, a convite da Direção Geral da Educação, em diversas iniciativas nacionais. Tem contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e no estrangeiro. Além disso, está envolvida em diversos projetos financiados no âmbito nacional e internacional, em que destaca-se o projeto “TeachXevidence: Preventing gender-based violence in schools based on scientific evidence with social impact” [CERV-2022-DAPHNE[ pela European Commission. Integra um Conselho Editorial, sendo parecerista em revistas científicas. A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justificam as últimas publicações e a participação em diversas conferências no campo da Formação de Professores, dos Estudos Curriculares, da Gestão e organização do trabalho pedagógico e Inclusão.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Formação de Professores
- Estudos Curriculares
- Gestão e organização do trabalho pedagógico
- Inclusão
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Louise Lima, Alcina de Oliveira Martins, Elsa Estrela, Rosa Serradas Duarte. (2024). Challenges posed to leadership: systematic review based on the relationships between curricular autonomy and teachers’ well-being. Frontiers in Education, 9. https://doi.org/10.3389/
feduc.2024.1520947 - Elsa Estrela, Louise Lima (2024). Towards a democratic curriculum: The narrative paradigm to achieve a state of viscosity. Curriculum Perspectives, 44(2), 155-165. Disponível: https://link.
springer.com/article/10.1007/ s41297-024-00238-x - Ariana Cosme; Louise Lima; Daniela Ferreira; Nadia Ferreira. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora.
- Ariana Cosme; Daniela Ferreira; Louise Lima, Marina Barros. (2021). Avaliação Externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Relatório de avaliação 2018-2020. Ministério da Educação e Direção Geral da Educação. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/
sites/default/files/Curriculo/ AFC/estudo_avaliativo_afc.pdf - Ariana Cosme; Daniela Ferreira; Anabela Sousa; Louise Lima; Marina Barros. (2020). Avaliação das Aprendizagens: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora.