Margarida Belchior
Conclui o doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa (Instituto de Educação), com uma tese num domínio transdisciplinar: "Aprender na Sociedade da Informação e do Conhecimento - entre o local e o global - um contributo para a Educação para a Paz" (2013).
O Mestrado em Educação (Supervisão Pedagógica) foi realizado na mesma universidade sobre: "Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem de Professores do Ensino Básico - Contributos para uma reflexão sobre a aprendizagem na prática social" (2005).
Sou licenciada em Ciências da Educação (Educação de Adultos) pela Universidade de Lisboa (1996).
Sou ex-professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1979). Tenho trabalhado como professora, na Educação Básica, na Formação de Professores ou na Universidade, onde, para mim, a participação, a colaboração, a democracia e a Justiça Social são palavras-chave.
Tenho também experiência na coordenação de projetos nacionais e internacionais (Ministério da Educação - Portugal).
Entre 2017-2019, integrou a direção na escola Jardim Infantil Pestalozzi. Atualmente os meus interesses de investigação prendem-se com a Inclusão Social e Educativa e as Pedagogias Expressivas (Aprendizagem de métodos de acção criativa baseados no Sociodrama), métodos de investigação-acção participativa (PAR).
Estou a finalizar um POS-DOC nas questões precedentes. Publiquei 5 artigos, 6 capítulos de livros.
Organizei 2 eventos. Recebi 2 prémios. Participei em 5 projetos. No meu CV os termos mais frequentes são: TIC na Educação, articulação ou integração curricular, Formação e cooperação docente, Aprendizagem baseada na acção e Pedagogias Expressivas, Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Humano, Educação para a Paz, Inclusão Social e Educativa, Jovens em risco, Aprendizagem como prática social.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Pedagogias Expressivas, métodos ativos de aprendizagem e Inclusão Educativa e Social
- Metodologias de investigação participativas
- Formação cooperada de professores
- Educação dialógica
- Educação para a Paz
- Sociodrama na Educação
- A aprendizagem como prática social: Comunidades de aprendizagem
- As artes e a articulação entre as diferentes áreas de saber
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Belchior, M., Vieira, I., and Chaves, H. (2023). A Curadoria Participativa de um Festival de Cinema: Reflexões Educativas a partir de uma Prática Social Inovadora. In SPCE (Ed.), Educação e Cidades tempos, espaços, atores e culturas Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 161–166). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdf
- Belchior, M. (2023). ‘Sociodrama with Art’ in a multicultural context: The pacific Portuguese Carnation Revolution. In J. Damjanov & M. Westberg (Ed.), Discovering the Languages of Peace - Handbook of Sociopsychodrama, pp. 87-100. https://discoveringlanguagesofpeace.weebly.com/publications.html
- Jecu, M., Belchior, M., & Gonçalves, R. (2023). MUHNAC: ’Artistas, Património e o Museu’ Estudo do Caso: Ação Educativa com crianças. Cadernos De Sociomuseologia, 65(21), 43-54. https://doi.org/10.36572/csm.2023.vol.65.04
- Belchior, M., & Lima-Rodrigues, L. (2022). Inclusão: como aprender com métodos ativos no 1.oCEB? In A. P. Pereira, M. Loureiro, R. C. Rodriguez, E. Soares, & H. Reis (Eds.), Atas do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (pp. 43–47). https://conlubra2022.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_conlubra_vers%C3%A3o_final.pdf
- Belchior, M. (2021). Becoming a Sociodramatist: Sociodrama in Education. In D. Adderley, M. Belchior, Á. Blasko, J. Damjanov, K. Galgoczi, M. Maciel, J. Teszary, M. Werner, M. Westberg (2021). Sociodrama: The Art and Science of Social Change. PERFORMERS Project (ERASMUS +). L’Harmattan, 266-286. http://sociodramanetwork.com/wp-content/uploads/2022/01/sociodrama_the_art_and_science_of_social_change_nyomdai.pdf