![](/templates/yootheme/cache/55/investigadora_integrada-maria_nazare_coimbra-553b8567.jpeg)
![](/templates/yootheme/cache/de/investigadora_integrada-maria_nazare_coimbra-debcc435.jpeg)
Maria de Nazaré Castro Coimbra
Maria de Nazaré Castro Coimbra é doutorada em Ciências da Educação.
Leciona, desde 2009, na Universidade Lusófona do Porto, Seminários do Curso de Mestrado em Ciências da Educação.
É Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) e integra a Bolsa de Formadores Internos (BFI) do CFAE Matosinhos.
É Mestre em Supervisão e Coordenação da Educação, pela Universidade Portucalense (UPP), e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Exerceu funções de Orientadora de Estágio de Português, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), de 1992 a 2009, abarcando Licenciatura, Curso de Especialização e Mestrado no Ensino do Português.
Tem cerca de dez publicações em revistas científicas.
Atualmente é docente no Ensino Secundário, formadora e supervisora ADD, acumulando, a tempo parcial, com a ULP. Coordena, desde 2008, o Projeto Ler Mais e Escrever Melhor (PLMEM) e a respetiva Revista.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Supervisão Pedagógica
- Supervisão e Avaliação Docente (ADD)
- Formação inicial e contínua
- Didática da Língua Materna e das Línguas Estrangeiras
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Vale, A., Coimbra, N., Martins, A.O., & Oliveira, A. (2024). Teaching Profession and the Renewal of Pedagogical Practices in Higher Education in Times of the Pandemic. In Y. Waghid, & G. Zehavit (Eds), Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues Related to COVID-19 (pp.19-35). Brill
- Vale, A., Martins, A. O., & Coimbra, N. (2023). The experience of remote teaching in higher education: A scenario of challenges and opportunities. Journal of Higher Education Theory and Practice, 23(2). https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i2.5805
- Pereira, A., Martins, A.O., & Coimbra, N. (2022). Teachers and students’ perceptions about remote teaching in higher education: online qualitative research. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 313-319. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.476
- Martins, A. O., Coimbra, N., Sá, S., &; Oliveira, J. (2020). A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudante. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 9(3), 341-354. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354.
- Martins, A. O., Coimbra, N., Oliveira, J,. & Maturano, A. (2019). Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 19(3), 122 -132. https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132