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Sónia Cardoso

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Sónia Cardoso é licenciada e mestre em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutorada em Ciências Sociais, pela Universidade de Aveiro. É professora auxiliar na Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto), investigadora integrada no CeiED e investigadora colaboradora no CIPES (Universidades do Porto e Aveiro). No CeiED, integra a Direção e a Comissão Executiva, é uma das coordenadoras da ReLeCo de Políticas Públicas e Governação em Educação (PPGE), integra o OP.Edu (Observatório de Políticas de Educação e Formação) e é representante dos investigadores na comissão coordenadora do Colégio Doutoral. É revisora de várias revistas internacionais de referência no âmbito do ensino superior e integra o board editorial da revista Teaching in Higher Education. Ao momento, integrou, como investigadora, as equipas de 9 projetos de investigação, maioritariamente com financiamento pela FCT, e participou, noutros papéis (ex. transfer agent, associated partner, advisory board) em 7 outras iniciativas de investigação internacionais. Foi, ainda, PI e Co-PI em 2 projetos nacionais sobre Educação Doutoral, um dos quais ainda em curso. Participa, atualmente, nos projetos Higher Education Autonomy in Europe: Supranational, National, and Institutional Trends (CIPES/FCT: 2022.03986.PTDC; 2023/2026), Doctoral Education in The Scope of Science and Technology Parks (CIPES/EDULOG/2022/2024) e, no projeto enquadrado na ReLeCo PPGE As mudanças nas políticas de acesso ao ensino superior durante a COVID-19: impacto na equidade (EDULOG/CeiED/NIPE/2022/2024). É, atualmente, membro da COST ACTION CA20137 - VOICES (2021-2025), do CHER, da SRHE e da sua Postgraduate Issues Network, e da APS.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ensino Superior
  • Políticas de Ensino Superior
  • Análise Institucional e Organizacional incluindo estruturas, processos, práticas e actores (especialmente estudantes e académicos), com uma ênfase mais recente sobre a educação para o doutoramento.

Publicações

Principais publicações

  • Cardoso, S., Amaral, A., & Carvalho, T. (2024). The changing concept of doctoral education: An insight from Portuguese universities. Journal of Further and Higher Education, pp. 1-14. https://doi.org/10.1080/0309877X.2024.2302035.
  • Cardoso, S., Santos, S., Diogo, S., Soares, D., & Carvalho, T. (2022). The transformation of doctoral education: A systematic literature review. Higher Education, 84(4), 885-908. https://doi.org/10.1007/s10734-021-00805-5.
  • Cardoso, S., Tavares, O., Sin, C., & Carvalho, T. (Eds.) (2020). Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education: Social, Political and Student Expectations. Issues in Higher Education. Switzerland: Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-38046-5
  • Cardoso, S., Carvalho, T., & Videira, P (2019). Is it still worth working in academia? The views from Portuguese academics. Higher Education Policy, 32(4), 663-679. https://doi.org/10.1057/s41307-018-0123-7.
  • Cardoso, S., Tavares, O., & Sin, C. (2019). Can you judge a book by its cover? Industrial doctorates in Portugal. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, 9(3), 279-289. https://doi.org/10.1108/HESWBL-05-2018-0056.