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Teresa Teixeira Lopo

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Teresa Teixeira Lopo é investigadora do CeiED, codiretora (desde 2022) do Observatório das Políticas de Educação e Formação (parceria com o CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra) e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

É socióloga, mestre e doutorada (2021) em Ciências da Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade NOVA de Lisboa. O seu portefólio de investigação inclui trabalhos sobre políticas de educação, investigação comparada, deliberação, participação discursiva e decisão política sobre educação, e análise do discurso. Atualmente é IR do projeto "E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal", co-IR do projeto-piloto "O pensamento de Amílcar Cabral e a educação" e membro da Rede de Investigação COST "Interdisciplinary Studies of Transhistorical Deliberative Democracy".

Na Universidade Lusófona leciona Unidades Curriculares e Seminários nos Cursos de Licenciatura em Educação Social (desde 2021) e Sociologia (desde 2022) e no Doutoramento em Educação (desde 2022). É, também, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia (desde 2023).

É perita-avaliadora externa da Agência Nacional Erasmus+ para a Educação e Formação (desde 2021). É perita do Inclusive Policy Lab da Unesco e integra a Network of Experts in Social aspects of Education and Training (since 2023). É revisora adhoc das revistas científicas The International Journal of Qualitative Methods (desde 2020) e Education Policy Analysis Archives (desde 2022).

É Membro Eleito do Conselho Universitário da Universidade Lusófona. É Membro Eleito do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona. Integra, ainda, a Direção e o Conselho Científico do CeiED. 

Palavras-chave: Políticas de educação, Investigação comparada, Deliberação, participação discursiva e decisão política sobre educação, Análise do discurso.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Governação global da educação
  • Deliberação, participação discursiva e tomada de decisão política em educação; educação política
  • Análise do discurso sobre políticas educativas
  • Educação política
  • Redes políticas
  • Etnografia de redes
  • Social network analysis

Publicações

Principais publicações

  • Lopo, T. T., Teodoro, A., & Borges, L. (2024). Why did Portugal enter PISA? Divergent political views, the national agenda and the OECD push. European Education. https://doi.org/10.1080/10564934.2023.2299940
  • Fluckiger, C., Bernardo, L. M., Bart, D., & Lopo, T. T. (2023). Recherche en éducation et discours institutionnels sur l'École : débats et approches critiques. Revista Lusófona de Educação, 59, 215-231. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8832
  • Teodoro, A., & Lopo, T. T. (2023). The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979-1993). Paedagogica Historica, 59(5), 766-779. https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1941143
  • Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance. Risks, limitations, and humanistic alternatives. Routledge.
  • Lopo, T. T. (2021). The political decision on Portugal’s entry into PISA: A research note. Policy Futures in Education, 19(6), 723-729. https://doi.org/10.1177/1478210320971537