Vitor Duarte Teodoro
Vitor Duarte Teodoro concluiu o seu doutoramento em Ciências da Educação em 2003 (Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia) e obteve a licenciatura em Física, Ramo educacional, em 1978 pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. Vitor é Professor Associado na Universidade Lusófona e (aposentado) na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Publicou 12 artigos em revistas científicas. Tem 9 secções de livros. Nas suas atividades profissionais, interagiu com 117 colaboradores na coautoria de trabalhos científicos. Vitor tem um currículo sólido nas áreas científica, tecnológica e artístico-cultural.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Ciências Sociais
- Ciências da Educação
- Aprendizagem e ensino
- Ambientes interativos
- Modelação computacional
- Física e Matemática
- Educação e Tecnologia
- LMS
- Aprendizagem colaborativa
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Freitas, A., Matos, J. F., Piedade, J., Teodoro, V. D., & Serradas Duarte, R. (2024). Teaching Research Methodologies in Education: Teachers’ Pedagogical Practices in Portugal. Open Education Studies, 6(1), Article 20240002. https://doi.org/10.1515/edu-2024-0002
- Mascarenhas, D., Maia, J. S., Rosa, V., & Teodoro, V. D. (2023). Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018. Revista Lusófona de Educação 56(56) , 79-197. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.12
- Sampaio Maia, J., Rosa, V., Mascarenhas, D., & Duarte Teodoro, V. (2022). Comparative indices of the education quality from the opinions of teachers and principals in TALIS 2018. Cogent Education, 9(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2022.2153418
- Carita, A., & Teodoro, V. D. (2021). School discipline in the press: The Público journal between 2011 and 2015. Education Policy Analysis Archives, 29(174). https://doi.org/10.14507/epaa.29.4586
- Neves, R.G., Silva, J.C., & Teodoro, V.D. (2013). Integrating Computational Modelling in Science, Technology, Engineering and Mathematics Education. In: A. Damlamian, J. Rodrigues, & R. Sträßer (Eds.), Educational Interfaces between Mathematics and Industry. New ICMI Study Series (Vol 16). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-02270-3_38