

Ana Lúcia Purper Thiele
Ana Lúcia Purper Thiele tem um Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e é atualmente doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É bolsista CAPES - Estágio de Doutoramento Intercalar pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal. O seu projeto de investigação intitula-se “Implicações de um programa de intervenção baseado em Funções Executivas para estudantes com Discalculia do Desenvolvimento”.
Orientadora: Isabel Cristina Lara (PUCRS – BRASIL)
Co-orientadora: Lília Marcelino
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Aprendizagem e cognição matemática
- Transtorno de Aprendizagem na Matemática (TAM)
- Discalculia do Desenvolvimento (DD)
Resumo
No contexto escolar, alguns estudantes enfrentam dificuldades persistentes para compreender conceitos matemáticos, impactando seu desempenho acadêmico. Essa dificuldade é caracterizada como Transtorno Específico de Aprendizagem (TEA) conhecido como Discalculia do Desenvolvimento (DD).
Segundo o DSM-5-TR (2022), a Discalculia (F81.2) afeta quatro áreas fundamentais da Matemática, resultando em desempenho abaixo do esperado para a idade, embora a inteligência desses estudantes seja considerada normal. As áreas afetadas incluem senso numérico, memorização de fatos numéricos básicos, cálculo preciso e fluente, e raciocínio matemático. Dessa forma, o projeto "Implicações de um programa de intervenção baseado em Funções Executivas (FEs) para estudantes com DD" tem como objetivo geral compreender o impacto de intervenções baseadas nas FEs em estudantes brasileiros e portugueses com DD. Os objetivos específicos incluem: a) caracterizar o perfil cognitivo dos estudantes com DD a partir de dados coletados com um roteiro de avaliações; b) analisar as habilidades relacionadas às FEs por meio de testagens, como Memória de Dígitos (WISC-III), Memória Visuoespacial (Tabuleiro de Corsi), Inteligência Fluída (Matrizes de Raven) e Controle Inibitório (Teste Stroop); c) identificar defasagens nas habilidades matemáticas por meio das testagens: Prova de Competências Numéricas Iniciais (Marcelino, 2015); Teste de Desempenho Escolar – TDE II (Stein et al., 2019); d) analisar o desempenho dos estudantes durante o desenvolvimento das intervenções; e) comparar o desempenho matemático antes e depois da intervenção baseada em FEs.
Este estudo possui uma abordagem mista (Creswell, 2010), combinando elementos quantitativos e qualitativos, incluindo Estudos de Caso Único (SSEDs) (Janosky, 2005) para analisar mudanças no comportamento e na aprendizagem ao longo do tempo. A análise quantitativa será realizada por meio de regressão linear adaptada a estudos de caso (Stock; Watson, 2010). No Brasil, a escassez de pesquisas sobre intervenções que desenvolvam habilidades em estudantes com DD evidencia a necessidade urgente de estudos que criem intervenções eficazes. A ausência de ferramentas padronizadas dificulta a identificação das áreas específicas de dificuldade e o diagnóstico da DD, comprometendo a identificação das necessidades dos estudantes (Lara e Thiele, 2023). A análise intercultural é, portanto, essencial para explorar práticas diagnósticas, métodos de avaliação e estratégias de intervenção em diferentes países, permitindo uma abordagem mais adaptada e eficiente para o tratamento da DD. A comparação entre os contextos social e cultural do Brasil e de Portugal poderá contribuir para a criação de intervenções mais eficazes e relevantes para os estudantes.