

Filomena Martins
Filomena Martins tem uma Licenciatura em Filosofia, Pós-Graduação em Sistemas de Supervisão Crítica e Avaliação de Sistemas Educativos e formação em Planificação da Educação, Formação de Formadores, Técnicas e Metodologias de Avaliação. Atualmente é doutoranda em Educação com o projeto intitulado “Análise da Qualidade no Ensino Superior- A Relevância e Pertinência dos Sistemas Internos de Qualidade na definição de Políticas Públicas - O caso de cabo Verde”. É membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.
Orientadora: Maria de Lourdes Machado-Taylor
Co-orientador: João Dias
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Perfil do Professor e suas competências
- Financiamento e Sustentabilidade do Ensino Superior
- Sistema de Ensino Superior em Rede
- A Qualidade e os Desafios do Ensino Superior
- A relevância da Inteligência Artificial para a Educação.
Resumo
A investigação sobre "A Qualidade no Ensino Superior: A Relevância e a Pertinência dos Sistemas Internos de Garantia de Qualidade - O Caso de Cabo Verde", examina a qualidade do Ensino Superior, incidindo, particularmente, em Cabo Verde, dadas as inúmeras transformações e incertezas que se têm feito sentir na sociedade global, com forte impacto no setor da educação, expondo a incapacidade das Universidades em responder competente e qualitativamente a estes desafios, obrigando-as a reinventarem-se.
Analisa-se a relevância dos Sistemas Internos de Garantia de Qualidade(SIGQ) na definição de Políticas Públicas que potenciem um Ensino Superior de qualidade, tendo como quadro teórico, por um lado, Gert Biest, Bourdieu e António da Nóvoa e, por outro, as Normas e Diretrizes Africanas para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior (NDA-GQ), a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA), bem como, o papel das Agências de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior, nomeadamente, da Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior em Portugal (A3ES) e o da Agência de Regulação do Ensino Superior em Cabo Verde (ARES).
A abordagem será mista (quantitativa e qualitativa), uma vez que o estudo vai requerer a análise de dados quantitativos sobre o desempenho e eficiência dos sistemas de qualidade, e uma compreensão qualitativa dos processos e das perceções dos atores envolvidos.