Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Lucileide Vieira Santos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Lucileide Santos tem um Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e um doutoramento em Educação com Especialização em Psicologia - Reabilitação Cognitiva. O seu projeto de doutoramento intitulou-se: “Estudo da eficácia de uma intervenção com estimulação cognitiva em ambiente de realidade virtual para crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem”.

Orientador: Jorge Oliveira

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Funções executivas
  • Realidade virtual
  • Reabilitação cognitiva
  • Dificuldades de aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar que apresentem dificuldades de aprendizagem. Participará neste estudo crianças com dificuldades relacionadas com a aprendizagem, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, dado que este tipo de situações pode desenvolver na criança condições de sofrimento que se podem manifestar nos níveis psicológico, físico, familiar e social. 

Pretende-se desenvolver um estudo com dois momentos avaliativos: uma avaliação inicial antes da intervenção e uma avaliação final após a intervenção, para deste modo poder avaliar a eficácia da intervenção efetuada. Esta intervenção caracteriza-se pela apresentação de jogos sérios em ambiente de realidade virtual, os quais têm em vista a promoção e melhoria das capacidades cognitivas.

A intervenção consiste na apresentação de um cenário que inclui escola virtual onde serão realizadas tarefas de carácter cognitivo, como o objetivo de estimular funções cognitivas, como a memória, atenção ou leitura, e executivas, como o planeamento ou a sequenciação. É esperado que esta intervenção tenha impacto ao nível do funcionamento executivo e no desempenho académico destas crianças, através da aquisição de uma capacidade mais eficaz de regulação do comportamento através do melhor funcionamento executivo.

A identificação e seleção das crianças com dificuldades de aprendizagem a incluir neste estudo será realizada pela escola a qual a criança estuda, sendo a mesma informada aos pais.