
Weberson de Freitas
Weberson de Freitas tem um Mestrado em Ciências da Educação e é atualmente doutorando em Educação com o projeto: “Ensino em língua inglesa e a proposta do Design Thinking em uma escola de ensino fundamental”.
Orientadora: Elsa Estrela
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação
- Ensino de idiomas estrangeiro
- Gestão de Pessoas e processos
- Formação de Professore
- Ciências da Educação
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem em línguas estrangeiras é sobretudo dinâmico e desafiador. Portanto, é facto perceber a importância de se buscar novas oportunidades de desempenhar a arte de ensinar com qualidade, inovação e significado aos estudantes.
Como professor, no quotidiano de sala-de-aula, percebe-se no ensino de língua estrangeira alguns desafios mais relevantes a se identificar e equacionar na regência, como o aspecto cultural, nível de conhecimento e motivação sob o idioma estrangeiro pelos alunos e tempo de exploração dos conteúdos.
Neste sentido, pretende-se, sob a ótica do fenómeno educação, compreender o uso a abordagem do Design Thinking (DT) como elemento que estimule a criação e/ou interação de métodos eficientes de ensino em língua estrangeira. Foi escolhido o DT neste estudo por ter em sua essência, pilares (empatia, colaboração e experimentação), que podem proporcionar um ambiente permissível para a criação de soluções pedagógicas. O DT é uma abordagem voltada para a solução de problemas em diversas atividades do contexto social humano como a indústria, o comércio, a segurança e o entretenimento. Assim, seria potencialmente oportuno testar a aplicabilidade do DT no que tange à busca de soluções pedagógicas no aprendizado de língua inglesa, num contexto real de ensino.
Sendo uma pesquisa essencialmente exploratória e qualitativa, nortear-se-á a importância de se trabalhar o fenómeno pesquisado, à luz do rigor científico e relevância para as ciências da educação, através de questionários, focus group e gravações de áudio e vídeo nos diversos momentos estimados. Pretende-se comparar grupos da mesma série escolar, com e sem a experimentação do DT, em mesmo período letivo, afim de se identificar a relevância conclusiva e entendimento académico do estudo. Ressalta-se a importância da relação do estudo com o saber, isto é, em vias que o foco são os estudantes e os professores: sujeitos diretos.