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Elsa Estrela

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Elsa é Professora Auxiliar em Educação na Universidade Lusófona, onde também atua como Diretora do Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação.

Assume, igualmente, a função de Co-Coordenação da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação e de Co-Coordenação da Crithinknet - Rede Portuguesa de Pensamento Crítico. Desempenha várias funções no CeiED, incluindo a participação na Comissão Executiva, na Comissão de Ética e na Comissão Diretiva. Além disso, faz parte da Comissão Científica do Instituto de Educação e do Conselho Pedagógico e Científico da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, assim como do Conselho Pedagógico da Universidade. Foi eleita vogal da Direção da Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) para o triénio 2024-2027. 

Os seus interesses de investigação derivam de sua vasta experiência como professora de língua portuguesa no ensino básico e secundário por mais de duas décadas. As preocupações relacionadas com as diferenças entre escolas e professores, incluindo as suas abordagens pedagógicas, bem como a construção do currículo escolar, alimentaram o seu projeto de doutoramento, que envolveu um estudo longitudinal da história curricular em Portugal. A sua área de expertise centra-se nas políticas curriculares, com ênfase na evolução do design curricular ao longo dos anos, incluindo os modos de regulação e governação da educação.

Supervisionou várias teses de doutoramento, dissertações de mestrado e estudos de pós-doutoramento e frequentemente trabalha com alunos de mestrado e doutorandos nos seus projetos de investigação e intervenção.

Como Diretora Executiva do CeiED (2019-2023), foi responsável pela contratação de pessoal e investigadores, treinando-os em gestão de projetos e ciência e organizando equipas de investigação. Participou, igualmente, em três escolas de verão organizadas pelo CeiED e é co-autora de artigos científicos com investigadores juniores. Colabora em edições de livros, revisões de artigos e participa em comissões científicas de conferências.

Recentemente, foi convidada pela Lusófona para reformular o plano de estudos para a formação de professores e introduzir novas disciplinas académicas baseadas em interdisciplinaridade e trabalho cooperativo para alunos e professores. Como parte desse esforço, foi criada uma nova unidade curricular transversal chamada Conhecimento e Criatividade para Inovação para todos os alunos.

Entre 2017 e 2020, trabalhou numa grande comunidade de 19 escolas e  municípios para desenvolver abordagens metodológicas para a investigação e formar professores. Fez formação de professores do ensino básico e secundário e realizou mais de 17 workshops sobre temas como educação democrática e inclusiva, gestão curricular e diversidade e diferenciação. Além disso, foi convidada para realizar palestras em escolas, universidades e webinars.

Em 2017-2018, coordenou trabalhos de consultoria com dois agrupamentos de escolas e desenvolveu dois trabalhos de consultoria relacionados com a autonomia e flexibilidade curricular com um centro de formação de professores, que resultou numa publicação em 2019. Também atuou como perita externa num agrupamento de escolas que participou do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica entre 2018-2020 e continua a trabalhar como consultora com a mesma escola. Participou em comentários e análises televisivas sobre as greves e manifestações nacionais de professores (janeiro-abril de 2023) em seis diferentes ocasiões separadas. 

Participou em vários projetos, nomeadamente Remase (EXPL/CED-EDG/1130/2021) como Co-PI, e atualmente atua como PI no projeto Euridice (DIGITAL-2022-SKILLS-03-SPECIALISED-EDU) e ACT4WBeing (COFAC/ILIND/CeiED/1/2023). 

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Estudos Curriculares
  • Políticas Educativas Curriculares

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Estrela, E., Lima, L. (2024). Towards a democratic curriculum: the narrative paradigm to achieve a state of viscosity. Curriculum Perspectives. https://doi.org/10.1007/s41297-024-00238-x
  • Estrela, E. (2023). Curriculum as the Fluid for Times of Unsureness: In Between the Solid and the Liquid. In P.P Trifonas, & S.  Jagger (Eds.), Handbook of Curriculum Theory and Research. [Springer International Handbooks of Education]. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-82976-6_2-1
  • Dantas, L., Estrela, E., Yuan, Z. (2022). What Can AI Learn from Teachers and Students? A Contribution to Build the Research Gap Between AI Technologies and Pedagogical Knowledge. European Journal of Education and Pedagogy, 3(6), 189-198. http://dx.doi.org/10.24018/ejedu.2022.3.6.509 
  • Estrela, E. (2020). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa. Revista Lusófona de Educação, 50(50), 143-160. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle50.10
  • Estrela, E. (2018). The Knowledge of Policies: The Personal Dimension in Curriculum Policies in Portugal. British Journal of Educational Studies, 67(2), 217-233. http://dx.doi.org/10.1080/00071005.2018.1444730