Skip to main content

Eventos

Gestor/a de Projeto – CeiED | Ref. UIDB/4114/2025

A Universidade Lusófona, através do Departamento de Gestão de Talento, pretende recrutar um(a) Gestor(a) de Projeto com o apoio financeiro FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), no âmbito do financiamento base da Unidade de Investigação Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED, no âmbito das suas atividades.

A Universidade Lusófona, com dois polos – um localizado no centro de Lisboa e outro no centro do Porto – é a maior universidade privada de Portugal. Desde 1998, os seus objetivos têm sido: “ensinar e investigar nas várias áreas da ciência, cultura e tecnologia, numa perspetiva interdisciplinar e, em especial, com vista ao desenvolvimento dos países e povos de língua portuguesa”.

Ambos os polos estão situados no centro da cidade, próximos do aeroporto, metro, cafés e lojas, inseridos num ambiente jovem e dinâmico.

A Universidade Lusófona oferece aos seus colaboradores a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional através da participação em projetos desafiantes.

Desenvolva a sua carreira profissional na Universidade Lusófona

O CeiED procura um(a) profissional para a área de Gestão de projetos de investigação.

Descrição da Função

Cargo/posição: Contrato de Gestão de Projetos (Licenciatura/Mestrado)
Referência: UIDB/4114/2025
Área Científica Geral: Ciências Sociais
Área Científica Específica: Ciências da Educação e/ou Gestão.

Está aberto concurso para contratação a termo certo, por 12 meses (renovável), no âmbito das atividades do CeiED, nas seguintes condições:

Requisitos de Admissão

  1. Grau de Licenciatura e/ou Mestre*;
  2. Formação e/ou experiência comprovada em funções de gestão de projetos de investigação;
  3. Domínio da língua portuguesa e inglesa (oral e escrito).
  4. Conhecimento e experiência com programas de financiamento nacionais e internacionais;
  5. Capacidade de liderança e forte motivação para o trabalho em equipa, aliando organização e cumprimento de prazos;
  6. Competências de comunicação e capacidade para estabelecer relações de colaboração com parceiros nacionais e internacionais;
  7. Competências de problem-solving, com capacidade para identificar, analisar e encontrar soluções para desafios — sejam eles técnicos, interpessoais ou estratégicos.

Plano de Trabalhos

  1. Apoio às atividades do CeiED;
  2. Apoio à organização de eventos de disseminação, informação e transferência de conhecimento no âmbito dos projetos do CeiED;
  3. Gestão da disponibilização periódica de informação relativa a oportunidades de financiamento;
  4. Apoio na elaboração e submissão de candidaturas a programas de financiamento nacionais e internacionais;
  5. Coordenação e gestão de projetos de I&D, incluindo apoio técnico no âmbito de contratos, gestão orçamental, comunicação com entidades financiadoras e implementação de projetos financiados a nível nacional e internacional;
  6. Apoio nos processos de recrutamento e seleção de recursos humanos no âmbito dos projetos;
  7. Gestão e tratamento de dados, elaboração de relatórios e pareceres de apoio à decisão.

Condições Contratuais

  1. a) Contrato a termo certo de 12 meses, renovável;
    b) Remuneração mensal será definida com base na qualificação do/a candidato/a, acrescida de subsídio de alimentação;
    c) 35 horas semanais, sujeito ao cumprimento do horário diário, nos termos da legislação aplicável e dos regulamentos internos.

Local de Trabalho: CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Formação, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa.

Júri de Seleção

  • (i) Presidente: António Teodoro
  • (ii) Filipa Lourenço
  • (iii) Ana Mourato

Método de Seleção

a) As candidaturas admitidas serão avaliadas com base na qualidade, atualidade e relevância do currículo profissional, bem como no grau de adequação ao plano de trabalhos proposto – (60%).

Critérios de avaliação curricular:

  1. Classificação final dos graus académicos;
  2. Conhecimento comprovado da legislação nacional relativa ao ensino superior e ciência;
  3. Conhecimento comprovado dos modelos de financiamento nacionais e internacionais para investigação científica;
  4. Experiência em submissão e gestão de projetos de I&D;
  5. Experiência em processos de recrutamento de recursos humanos para atividades de I&D.

b) A entrevista será realizada apenas com os(as) candidatos(as) melhor classificados(as) após a análise curricular.

Entrevista – (40%)

Critérios de avaliação da entrevista:

  1. Competências interpessoais;
  2. Análise da adequação do plano de desenvolvimento de carreira do(a) candidato(a) às necessidades do CeiED e vice-versa;
  3. Análise da experiência com perguntas práticas e diretas para comprovar conhecimentos considerados relevantes.

Candidaturas

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar., dirigidas a Doutor António Teodoro, coordenador Científico do CeiED, com menção explícita deste anúncio e da referência respetiva, até ao dia 15 de setembro de 2025.

A candidatura deve incluir:

  • Identificação completa (nome, nacionalidade, data de nascimento, número e data do cartão de cidadão e respetivo serviço emissor, se aplicável, número de contribuinte, morada, código postal, contacto telefónico e endereço de e-mail para o qual aceita ser notificado no âmbito deste procedimento);
  • Curriculum vitae detalhado e comprovado;
  • Comprovativos das habilitações académicas;
  • Carta de motivação.

Política de Não Discriminação e Igualdade de Acesso

A COFAC/Universidade Lusófona promove ativamente uma política de não discriminação e igualdade de acesso, não podendo qualquer candidato(a) ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou racial, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical (Lei n.º 93/2017, de 23 de agosto).

Proteção de Dados

Ao candidatar-se, consente na utilização dos seus dados pessoais pelo pessoal da COFAC/Universidade Lusófona exclusivamente para fins deste procedimento concursal. Os contactos fornecidos poderão ser utilizados para contacto direto e para a publicação dos resultados, em conformidade com os princípios do RGPD.

Mais informações - https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/363969

* Graus académicos obtidos no estrangeiro só serão aceites mediante reconhecimento pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa, conforme a legislação aplicável, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, e o Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho.