Na confluência da Semana da Ciência e da Tecnologia com a Semana da Consciência Negra, propomos um encontro de ciência pública sobre racismo quotidiano e epistémico no Portugal contemporâneo.
No decorrer deste evento serão apresentados e discutidos os resultados preliminares do Inquérito “Racismo Quotidiano em Portugal”, realizado no âmbito do projeto AGRRIN - Corpos Geradores: da agressão à insurgência.
Adicionalmente, neste encontro propõe-se ainda refletir sobre o modo como o conhecimento académico tem contribuído para a reprodução de imaginários sobre raça/racismo e (de)colonialidade no Portugal contemporâneo.
O evento será no dia 22 de novembro, sexta-feira, às 15h, na Universidade Lusófona, sala U.0.12. Para participar deverá inscrever-se neste link.
O projeto AGRRIN tem como principal objetivo mapear e analisar processos de racismo e insurgência quotidianos no Portugal contemporâneo, nomeadamente (i) compreender as expressões do racismo quotidiano, (ii) identificar como se desenvolvem ações afirmativas de reação e resistência, e (iii) propor contributos para a construção de uma pedagogia decolonial.
Espreite aqui as fotografias do evento.
