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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

CEM: Cultura(s), Educação e Memória(s)

Apresentação e Objetivos

Pensar como recordação evoca a ideia de recuperarmos o passado humano. Procuramos no movimento da duração, compreender o que fica entre um antes e um depois. Neste devir não natural é necessário recuperar a consciência da realidade cultural e civilizacional. A cultura onde estamos inseridos exerce sobre nós a acção de tornar (in)civil, imprimindo valores que dignificam o fazer humano. Esta influência exerce-se no tempo e em contextos onde se manifestam diferentes poderes e saberes. Nem a cultura é estática, nem é inseparável das relações de poder. É por isso que a educação não consiste na transmissão da cultura de forma abstrata e mecânica, independentemente da valorização da condição humana que se queira fazer. Temos que estar atentos às relações de poder que se estabelecem nas relações sociais ao longo da vida, na escola e fora da escola (educação formal e informal), pois elas constituem-se como diferentes espécies de capital (cultural, simbólico, social e económico) que definem posições e estatutos. A educação precisa de ser questionada, não só na sua função técnico-didática, mas também na sua função socializadora. Neste sentido podemos dizer que importa analisar a inteligibilidade da topografia do saber e do poder. Precisamos de construir uma memória analítica e crítica que capitalize o conhecimento com o que foi realizado. O conhecimento que resulta do que fizemos no passado não pode ser delapidado. Não se pode separar o conhecimento do que já é conhecido do conhecimento do que há a conhecer. O pensamento histórico está na apreensão que fazemos do processo, está no fazer com que o passado se torne vivo.

Nesse contexto, o Núcleo Cultura(s), Educação e Memória(s) tem por objectivos:

  1. Contribuir para o dever de memória, procurando nos silêncios submersos a ligação do presente-passado, o contínuo-descontínuo, a tradição-inovação;
  2. Interpretar no lugar da memória o conhecimento problematizador que possibilite a promoção da consciência crítica do fazer humano;
  3. Discutir a relação entre cultura, educação e memória de forma multidisciplinar e interdisciplinar;
  4. Produzir novos conhecimentos, privilegiando fontes primárias e arquivos pouco trabalhados e períodos comemorativos e efemérides;
  5. Desenvolver o interesse pela investigação em história da educação a nível de pós-graduações;
  6. Preparar novos investigadores.

Compõem o Núcleo investigadores do CeiED, de Portugal, do Brasil e de Angola, que trabalham esta temática em diferentes abordagens.

Investigadores

  • Aline Paiva Pacheco
  • Andressa Leoni L.Silva Borges
  • António Carmo
  • António Bernardo Morais Pinto
  • Claudilene Perim
  • Dulce Franco
  • Ernesto Candeias
  • Fernando Silva
  • Jacinto Serrão
  • Joana Quinta
  • Jorge Cardoso
  • José Brás
  • José Robson
  • Luís Gonçalves
  • Maria Constança Vasconcelos
  • Maria Neves Gonçalves
  • Marisa Batista
  • Silvanya Romeu
  • Valeria Godoi
  • Teresa Ramilo
  • Publicações

    Artigos

    • Quinta. J.; Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2019). A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais. Revista Transversos 15, 31-46. DOI:10.12957/transversos.2019.41841. Available at: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/transversos/article/view/42032
    • Brás, J. & Gonçalves, N. (2019). Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23 Revista @mbienteeducação, 3 (12), 170-193.
    • Brás, J. & Gonçalves, N. (2019). Escola nova como um novo jogo de relações de saber-poder. In Ernesto Martins (Org.). António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do movimento da escola nova: pioneiro da educação do futuro (pp.359-373). Castelo Branco: Edição da Camara Municipal de Castelo Branco.
    • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N (2019). António Sérgio: O futuro do passado na revista. ELO26 Trajetos de autonomia; ideário e (re)construção, 10-13.
    • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N (2020). Epifania cocriativa da cidadania–saúde no liberalismo Português (em processo de submissão)
    • Brás, J.V. (2020). Para uma descolonização epistémica da educação a partir da filosofia ubunto (em processo de submissão).

    Capítulos de livros

    • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N (2019). A influência educativa belga como potência transformadora da realidade portuguesa In José María H.D. (Coord.). Influencias Belgas en la Educacion Española e Iberoamericana. (pp. 631-642). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
    • Brás, J. & Gonçalves, M.N. (aceite para publicação 2020). O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão. CHIELA, 2020.

    Recensões ( por convite)

    • Influencias suizas en la educacion espanoal e Iberoamerica (coord). José Maria Hernández Diaz – Revue Relations internationals.
    • Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux au XX e siècle, de Rita Hofstetter, Joëlle Droux, Michel Christian (éd.)
  • Participação em eventos científicos

    Organização

    Membro da Comissão organizadora dp XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação. Lisboa, 20 a 23 de Julho de 2020 – foi adiado e ainda não foi decidido nova data)

    Apresentação de painéis

    • XI Congresso Ibérico de Estudos Africanos: Trânsitos africanos no mundo global: História e memórias, heranças e inovações.
      Participação no Painel 25 A função coletiva e social da educação na África Lusófona e em Portugal – Perspetivas históricas e contemporâneas da formação de professores” com uma comunicação intitulada Regulação e inovação da formação inicial de professores em Portugal e Angola (comunicação já aceite)

    Apresentação de Grupos de Trabalho

    • III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. “Religião, Ecologia e Natureza.” 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2020 – GT 31. O corpo como ecologia de saberes (Coordenação do GT)
    • CONLAB – Participação do Grupo de Trabalho – Linguagens, Identidade, Discurso e Poder com uma comunicação intitulada – Os imaginários discursivos da língua portuguesa na imprensa pedagógica (CONLAB) (comunicação já aceite)

    Apresentação de Comunicações

    • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N & Quinta, J. (2019). O papel do estado na configuração da formação inicial de professores em Portugal e Angola (Congresso Internacional da Profissionalidade docente, ULHT, Set 2019)
    • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2020). O corpo como ordem temporal na cidade panteísta. III Gongresso Lusófono de Ciência das Religiões, ULHT, 31Jan/5 Fev., de 2020)
    • Gonçalves, M. N & Brás, J. V. (2020). O Liberalismo e a Educação como construtora de uma Cidadania promotora da Saúde (Afirse, Jan 2020)
  • Participação em Projectos
    • Academy of Modern Senior – Critical Thinking for seniors – Elaboração de documentos de trabalho e de um questionário a aplicar nos países envolvidos
    • ED Tech and Ai for essential skills of the 21 str Century – Elaboração de um questinário