Skip to main content

Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

EES: Estudos em Ensino Superior

Apresentação

A relevância do estudo do ensino superior justifica-se pela sua rápida expansão e crescente importância para a sociedade e economia do conhecimento. As preocupações públicas e políticas relativas ao ensino superior têm contribuído para o colocar no mapa da investigação científica. Além da produção e alargamento do conhecimento, a investigação sobre o ensino superior tem, igualmente, como propósito servir de base à tomada de decisão e desenvolvimento de políticas, tanto governamentais, como institucionais, visando a regulação dos sistemas e instituições de ensino superior. Na produção e disseminação do conhecimento, o campo do ensino superior conta com o contributo de várias áreas científicas ou disciplinares, nomeadamente a Educação, as Ciências Sociais, as Humanidades, ou campos interdisciplinares específicos como a Ciência Política e a Administração Pública, e recorre, por conseguinte, aos seus “insights disciplinares” em termos de enquadramento teórico, metodológico e empírico. A investigação em ensino superior tem, ainda, sido definida pelo enfoque num conjunto diversificado de interesses e, portanto, temas ou objetos de estudo, tipicamente enquadrados por análises de nível micro ou macro. Independentemente do nível de análise, os tópicos de investigação sobre o ensino superior podem organizar-se nos seguintes temas: (i) ensino e aprendizagem; (ii) conceção e conteúdo da oferta formativa; (iii) experiência do estudante; (iv) qualidade; (v) políticas de ensino superior; (vi) gestão das instituições de ensino superior; (vi) profissão e trabalho académico; (viii) produção de conhecimento e investigação.

Objetivos

Com esta Comunidade de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo) pretende-se refletir sobre o ensino superior e as suas diversas facetas. São objetivos desta ReLeCo:

  1. Refletir sobre a importância do ensino superior como um campo de investigação científica.
  2. Desenvolver investigação sobre o ensino superior nos contextos nacional e internacional.
  3. Contribuir para o estudo das temáticas cobertas por esta ReLeCo de modo a incrementar o conhecimento neste campo.
  4. Promover a articulação dos resultados da investigação com a tomada de decisão política e institucional.
  5. Promover o interesse pelo estudo do ensino superior enquanto objeto de investigação.

Áreas temáticas

São áreas temáticas desta ReLeCo:

  • Equidade nas diversas fases do percurso académico: acesso, sucesso, abandono; transição para o mercado de trabalho; igualdade de oportunidades.
  • Profissão académica: transformações; precariedade; endogamia académica; recrutamento.
  • Educação doutoral: acesso à profissão académica; alteração nas formas de produção do conhecimento; mudanças na educação doutoral nas suas diversas dimensões.
  • Internacionalização: mobilidade de estudantes e docentes; estratégias institucionais, nacionais e supranacionais; internacionalização da ciência.
  • Novas tendências de oferta: educação ao longo da vida (lifelong learning); educação à distância; MOOCs; micro credenciais.
  • Governação das IES: neoliberalismo e new public management; hibridismo e tendências; regulação e avaliação; influência das organizações internacionais.
  • Sistemas de ES: sistemas binários versus sistemas unificados; tendências comparadas e desafios atuais; análise crítica do processo de Bolonha
  • Reestruturação da ordem mundial e os seus impactos no ensino superior
  • Emergentes: sustentabilidade; assédio; saúde mental; impactos da Covid-19

Investigadores

  • Ana Vale
  • Carla Galego
  • Cristina Sin
  • Filomena Parada
  • Maria de Lourdes Machado-Taylor
  • Orlanda Tavares
  • Sónia Cardoso
  • Publicações

    Livros internacionais

    • Tavares, O. Sá, C. Sin, C. and Amaral, A. (Eds.) (2022). Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Springer/Palgrave MacMillan. https://www.springer.com/gp/book/9783030696900#aboutAuthors.
    • Cardoso, S., Tavares, O., Sin, C. and Carvalho, T. (Eds.) (2020). Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education: Social, Political and Student Expectations. Issues in Higher Education. Palgrave Macmillan.
    • Sin, C., Tavares, O., Cardoso, S. and Rosa, M.J. (Eds.) (2018). European Higher Education and the Internal Market: Tensions Between European Policy and National Sovereignty, Cham, Switzerland: Springer Nature. DOI: 10.1007/978-3-319-91881-5. ISBN: 978-3-319-91880-8

    Livros nacionais

    • Sá, C., Sin, C., Pereira, F., Aguiar, J., & Tavares, O. (2021). Estudantes Nacionais e Internacionais no Acesso ao Ensino Superior – Quem são, que escolhas fazem e como acedem ao mercado de trabalho. Porto: EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.

    Capítulos de livros internacionais

    • Baptista, J. Sin, C. and Tavares, O. (2022) Data and reflections on access-transition to higher education in Portugal. In Tavares, O. Sá, C. Sin, C. and Amaral, A. (Eds.) (2021) Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Springer/Palgrave MacMillan.
    • Castilho, O., & de Lourdes Machado, M. (2022). The Governance System of Portuguese Higher Education Institutions—the Challenges of the Future and the Relationship with Quality Questions. In A. Abreu, D. Liberato, & J. C. Garcia Ojeda (Eds.), Advances in Tourism, Technology and Systems (pp. 553–562). https://doi.org/10.1007/978-981-19-1040-1_47.
    • Sá, C. Tavares, O. and Sin, C. (2022). Who is left out? Inequalities in higher education admissions and placements in Portugal. In Tavares, O. Sá, C. Sin, C. and Amaral, A. (Eds.) (2021) Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Springer/Palgrave MacMillan.
    • Tavares, O., Sin, C. and Sá, C. (2022). Conclusion: learning from the past to shape future policies towards equity in higher education. In Tavares, O. Sá, C. Sin, C. and Amaral, A. (Eds.) (2021) Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Springer/Palgrave MacMillan.
    • Carvalho, T. Cardoso, S., Diogo, S., Sin, C., and Videira, P. (2021). Institutional Policies to Attract International Academics in an Adverse Context. In F. Huang & A.R. Welch (Eds.), International Faculty in Asia in comparative global perspective (pp. 153-169). Springer, Singapore.
    • Marques, Luís Miguel; Alves, Helena & Machado-Taylor, M. L, (2021). “Disaggregated Higher Education Impacts on Economic Growth: The European Case” in Education in Europe (2021). Nova Science Publishers, Inc.
    • Peterson, H; Carvalho, T.; Jordansson, B. ; Machado-Taylor, ML (2021). Institusionalised Resistance to Gender Equality Initiatives in Swedish and Portuguese Academia in Gender, Power and Higher Education in a Globalised World edited by Pat O’Connor, Kate White. Palgrave Mcmillan
    • Cardoso, S., Rosa, MJ and Miguéis, V. (2020). Quality Assurance of Doctoral Education: Current Trends and Future Developments. In S. Cardoso, O. Tavares, C. Sin, and T. Carvalho (Eds.) Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education: Social, Political and Student Expectations (pp. 105-139). Issues in Higher Education. Palgrave Macmillan.
    • Carvalho, T. and Cardoso, S. (2020). Conclusion: The Transformations in Doctoral Education: A Comprehensive and Critical Approach. In S. Cardoso, O. Tavares, C. Sin, and T. Carvalho (Eds.) Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education: Social, Political and Student Expectations (pp. 374-389). Issues in Higher Education. Palgrave Macmillan.
    • Sin, C., and Tavares, O. (2020). Introduction. In Cardoso, S., Tavares, O., Sin, C. and Carvalho, T. (Eds.), Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education Social, Political and Student Expectations, Palgrave Macmillan.
    • Tavares, O., Sin, C., and Soares, D. (2020). Building bridges between industry and academia: What is the profile of an industrial doctorate student? In Cardoso, S., Tavares, O., Sin, C., Carvalho, T. (Eds.), Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education Social, Political and Student Expectations, Palgrave Macmillan.
    • Cerdeira L.; Cabrito, B; Patrocinio, T; Machado-Taylor, M.L.; Brires, R. Brito, A. Vicente, N.B.; Mankenda, N.N:& Buza, A. G. (2019) Higher Education Expansion in Portuguese-Speaking Countries: The Cases of Angola, Cape Verde, and Portugal. In: de Albuquerque Moreira A., Paul JJ., Bagnall N. (eds) Intercultural Studies in Higher Education. Intercultural Studies in Education. Palgrave Macmillan, Cham DOIhttps://doi.org/10.1007/978-3-030-15758-6_8
    • Cerdeira, L., Cabrito B., Patrocinio T.& Machado-Taylor, M. de L. (2019). Expansão E Regionalização do Ensino Superior em Portugal: uma democratização territorial? Português e a busca de fontes alternativas de financiamento. In:TAUCHEN, Gionara; BUZA, Alfredo Gabriel (Organizadores). Políticas e Gestão da Educação Superior. Editora CRV. 2019, p.115-136.ISBN 978-85-444-3749-0
    • Cerdeira, Luisa& Machado-Taylor, Maria de Lourdes. (2019). O ensino superior Português e a busca de fontes alternativas de financiamento. In: FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LEITE, Denise B.C.Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba: novos olhares em contextos emergentes. Porto Alegre, EDIPucrsSÉRIE: Educação Superior RIES/PRONEX/ CNPq/FAPERGS – Programa Núcleo de Excelência em Pesquisa, Vol 7,2018, p.59-72.ISBN 978-85-397-1194-9
    • Galego, C., & Teodoro, A. (2019). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. In A. Montané-Lopez, & I. Calduch (Eds.), Dimensión social. Datos sociodemográficos, datos universitarios, ámbito motivacional, vida y participación académica y social de los estudiantes de Educación (140-184). Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València.
    • Manatos, MJ, Cardoso, S., Carvalho, T., and Rosa, MJ. (2019). Internal Quality Assurance: A Political Process Challenging Academics’ Professionalism?. In P. Teixeira, A. Veiga, MJ Rosa, and A. Magalhães (Eds.), Under Pressure? Higher Education Institutions Coping with Multiple Challenges (pp. 147-169). Series Higher Education Research in the 21st Century Series, Volume: 11. Leiden, The Netherlands, Brill Sense.
    • Sá, M. J., Carvalho, T., & Machado-Taylor, M. L. (2019) “Learning to fly”. Higher education students’ perceptions of the relevance of institutional support mechanisms in their integration process. In R. Pritchard, C. Milsom, M. O’Hara, & L. Matei (Eds.), Collaboration & complementarity in higher education. Budapest: Central European University Press.
    • Teodoro, A., Galego, C., and Fraga, N. (2019). Teaching Comparative Education in Portugal. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of Teacher Education (1-4). Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1.
    • Vale, A., Mouraz, A. (2019). Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no ensino superior: Cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão. In José Tavares, Maria Isabel da Cunha, Alexandre Shigunov Neto & Ivan Fortunato (Org.). Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha (184-216). Edições Hipótese (46º e-book). https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo
    • Cardoso, S. and Rosa, M.J. (2018). European Policy Implementation: Challenges for Higher Education Quality Assurance. In Sin, C., Tavares, O., Cardoso, S. and M.J. Rosa (Eds.), European Higher Education and the Internal Market: Tensions between European Policy and National Sovereignty (pp. 337-360). Palgrave MacMillan.
    • Cardoso, S., Rosa, M.J., Sin, C. and Tavares, O. (2018). Introduction: Tensions Between European Policy and National Sovereignty. In Sin, C., Tavares, O., Cardoso, S. and Rosa, M.J. (Eds.) European Higher Education and the Internal Market: Tensions Between European Policy and National Sovereignty, Cham, Switzerland: Springer, pp. 1-18. DOI: 10.1007/978-3-319-91881-5_1
    • Cerdeira, L., Cabrito, B., Patrocínio, T., Machado-Taylor, M. L., Brites, R., Brito, A., Vicente, N. B., Nkula, N. M. & Buza, A. (2018). Chapter 8. Higher Education Expansion in the Portuguese Speaking Countries: the cases of Angola, Cape Vert and Portugal. In A. Albuquerque, P. Jean-Jacques & N. Bagnall (Eds.), Intercultural Studies in Higher Education: policy & practice. Palgrave publishers.
    • Sin, C. and Tavares, O. (2018). The Bologna Process and the Unachieved Potential for the Creation of a Common Higher Education Market: Tensions Between European Policy and National Sovereignty. In Sin, C., Tavares, O., Cardoso, S. and Rosa, M.J. (Eds.) European Higher Education and the Internal Market: Tensions Between European Policy and National Sovereignty, Cham, Switzerland: Springer, pp. 231-254. DOI: 10.1007/978-3-319-91881-5_8
    • Tavares, O. and Sin, C. (2018). The Visible Hand of the Market in European Higher Education Policies: Tensions Between European Policy and National Sovereignty. In Sin, C., Tavares, O., Cardoso, S. and Rosa, M.J. (Eds.) European Higher Education and the Internal Market: Tensions Between European Policy and National Sovereignty, Cham, Switzerland: Springer, pp. 363-377. DOI: 10.1007/978-3-319-91881-5_13
    • Teodoro, A., Galego, C. and Pires, C. G. (2018). Educación Superior y Formación del profesorado. In A. Montané-López (Coord.), Educación Superior y Formación del profesorado: Governaza y Política, dimension social, pertinencia curricular e innovación docente (1126-1154). Valencia: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València.

    Capítulos de livros nacionais

    • Pinto, S., Araújo e Sá, M.H., Sin, C. e Cardoso, S. (2022). Da análise das vozes dos estudantes a contributos para políticas do ensino superior. In Susana Pinto e Maria Helena Araújo e Sá (Coord.), Investigar, Estudar e Viver entre Línguas e Culturas: Vozes de Estudantes Internacionais de Doutoramento na Universidade de Aveiro (pp. 110-128). UA Editora. https://doi.org/10.48528/sh2g-aj3.
    • Gomes R.; Lopes J.T; Vaz H; Cerdeira L; Silva S; Silva J.P.; Brites R.;. Peixoto P.; Ganga R; Machado-Taylor L.; Cabrito B.; Patrocinio, T.; Magalhães D.; (2021). Cláudia Pereira, Jorge Malheiros e João Peixoto (orgs.) Três Estudos Sobre a Nova Emigração Portuguesa. ISBN Digital: 978-972-8048-70-9 DOI: 10.15847/CIESOMEE012021.
    • Santiago, C. F. M., e Galego, C. (2020). Causas de evasão no curso de graduação em gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepções do aluno evadido. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (p.72-74). Edições Universitárias Lusófonas.
    • Cerdeira L.& Machado-Taylor, M.L. (2019). Os Desafios da internacionalização e da cooperação: O espaço da Educação Superior de Língua Portuguesa. In: Marilia Morosini, Luisa Cerdeira; Educação Superior em Contextos Emergentes: Complexidades e Possibilidades na Universidade Ibero-Americana. EDUCA, Lisboa, 2019, Novembro, p.45-58.ISBN 978-979-8272-37-9
    • Gomes R.; Lopes J.T; Silva J.P.; Ganga R; Vaz H; Cerdeira L; Cabrito B.; Magalhães D.; Machado-Taylor L.; Peixoto P.; Brites R.; Silva S.& Patrocinio (2019). A Emigração Portuguesa Qualificada: Êxodo ou Diáspora? pp. 11-42 In: Gomes Rui Machado, A Mobilidade Académica e a Emigração Portuguesa Qualificada. Imprensa Universidade de Coimbra. ISBN 978-989-26-1706-0.
    • Lopes J.T; Silva J.P.; Ganga R; Gomes R.; Vaz H; Cerdeira L; Cabrito B. Magalhães D.; Machado-Taylor L.; Peixoto P.; Brites R.; Silva S.& Patrocinio (2019). A Produção Social do Individuo que Imigra; Uma Análise a Partir de Retratos Sociológicos. pp. 43-56 In: Gomes Rui Machado, A Mobilidade Académica e a Emigração Portuguesa Qualificada. Imprensa Universidade de Coimbra. ISBN 978-989-26-1706-0.
    • Rodrigues, P. H. M., e Galego, C. (2019). As representações sociais emergentes nas narrativas de professores universitários: um modelo de intervenção na educação superior privada. In N. Fraga (Org.), O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada. Transformação e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis (671-685). CIE-UMa.
    • Galego, C. (2018). Políticas educativas e ensino superior. A análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal. In A. Teodoro (Ed.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp.155.175). Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
    • Sá, M. J., Machado-Taylor, M. L., & Carvalho, T. (2018). O ensino superior em Portugal. O impulso de Bolonha e os desafios presentes e futuros. In B. Cabrito, J. M. Macedo, & L. Cerdeira (Orgs.), Ensino superior no Brasil e em Portugal: Atualidades, questões e inquietações (pp. 45-69). Lisboa: Educa.

    Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

    • Vale, A., Martins, A. & Coimbra, N. (2023). The experience of remote teaching in higher education: A scenario of challenges and opportunities. Journal of Higher Education Theory and Practice (JHETP) (no prelo).
    • Adot, E., Akhmedova, A., Alvelos, H., Barbosa Pereira, S., Berbegal-Mirabent, J., Cardoso, S., et al. (2022). SMART-QUAL: A dashboard for Quality Measurement in Higher Education Institutions. International Journal of Quality & Reliability Management (ahead-of-print December 2022).
    • Bertolin, Julio, Tavares, Orlanda and Sin, Cristina. (2022). Towards a democratic and fair society: Civic competences of Brazilian graduates. Education, Citizenship and Social Justice (2022): 17461979221131148.
    • Cardoso, S., Carvalho, T., Rosa, MJ, and Soares, D. (2022). Gender (im)Balance in the Pool of Graduate Talent: The Portuguese Case. TEAM – Tertiary Education and Management. Published online July 2022. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09093-9.
    • Cardoso, S., Rosa, MJ, and Amaral, A. (2022). Researching Higher Education in Portugal. European Journal of Higher Education. Published online September 2022. https://doi.org/10.1080/21568235.2022.2125887
    • Cardoso, S., Santos, S., Diogo, S., Soares, D. and Carvalho, T. (2022). The Transformation of Doctoral Education: A Systematic Literature Review. Higher Education. Published online January 2022, 1-24. 10.1007/s10734-021-00805-5.
    • Diogo, S., Gonçalves, A., Cardoso, S. and Carvalho, T. (2022). Tales of Doctoral Students: Motivations and Expectations on the Route to the Unknown. Education Sciences, 2022, 12(286), 1-14. https://doi.org/10.3390/educsci12040286.
    • Horta, H., Tavares, O., Amaral, A., and Sin, C. (2022). New perspectives and analytical approaches to better understand academic inbreeding, Higher Education Quarterly, DOI: 10.1111/hequ.12375.
    • Sin, C., Tavares, O., & Aguiar, J. (2022). COVID-19: Threat or Opportunity for the Portuguese Higher Education’s Attractiveness for International Students? Journal of Studies in International Education, 10283153221121396.
    • Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., & Amaral, A. (2022). More students and more diverse: new trends in international mobility to Portugal. Tertiary Education and Management, 1-19.
    • Vale Pereira, A., Martins, A. M., Coimbra, N. (2022). Teachers and students perceptions about remote teaching in higher education: Online qualitative research. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 10 (n. 25), 313-329. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2022.v.10.n.25.476
    • Bakthavatchaalam, V.P., Miles, M., Machado-Taylor, M.L. & Sa, M.J. (2021) “Academic dishonesty and research productivity in a changing Higher Education environment: The case of India’s engineering institutions”, Educational Studies Moscow, Vol. no.2, pp 126-151.
    • Pereira, C. A., Araújo, J. F. E. de, & Machado, M. de L. (2021). Preditores do sucesso nas políticas de organização didático-pedagógica do ensino superior: Meta-avaliação dos relatórios das comissões. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(59). https://doi.org/10.14507/epaa.29.5839
    • Rodrigues, A.L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M.L., & Alves, H. (2021). Technological Skills in Higher Education—Different Needs and Different Uses. Education Sciences, 11(7), 326. https://doi.org/10.3390/educsci11070326[WoC/Scopus Q2]
    • Sin, C. Tavares, O., Aguiar, Biscaia, R., J., Amaral, A., (2021). International students in Portuguese higher education: who are they and what are their choices? Studies in Higher Education, 1-14. https://doi.org/10.1080/03075079.2021.1916907
    • Tavares, O., Sin, C., Sá, C., Bugla, S. and Amaral, A. (2021). Inbreeding and research collaborations in Portuguese higher education. Higher Education Quarterly. https://doi.org/10.1111/hequ.12301.
    • Teixeira, A.F.; Gonçalves, M.J.A.; Taylor, M.d.L.M (2021). How Higher Education Institutions Are Driving to Digital Transformation: A Case Study. Educ. Sci.2021,11, 636.https://doi.org/10.3390/educsci11100636.
    • Vale, A., Coimbra, N., Martins, A. & Oliveira, J. (2021). Education and innovation: Impacts during a global pandemic in a higher education institution. SHS Web of Conferences 92: 01053. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20219201053.
    • Coimbra, N.; Pereira, A. V., Martins, A., Baptista, C. (2020). Pedagogical supervision and change: Dynamics of collaboration and teacher development. The International Journal of Management Science and Business Administration, 6 4, 55-62. http://dx.doi.org/10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005.
    • Lourenço, D., Sá, C., Tavares, O. and Cardoso, S. (2020). Enrolling in Higher Education: The Impact of Regional Mobility and Public-Private Substitution Effects. Journal of Economic Issues, 54 (1), 183-197.
    • Pereira, C. A., Araújo, J. F. F. E., & Machado-Taylor, M. L. (2020). Remendo novo em roupa velha? SINAES de maturidade ou de saturação do modelo de avaliação do ensino superior brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 25(1), 1–28. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250020
    • Sin, C., Soares, D. and Tavares, O. (2020). Coursework in industrial doctorates: a worthwhile contribution to students’ training? Higher Education Research & Development, DOI: 10.1080/07294360.2020.1807918.
    • Tavares, O., Soares, D. and Sin, C. (2020) Industry–university collaboration in industrial doctorates: A trouble-free marriage? Industry and Higher Education, 34 (5), 312-320.
    • Cardoso, S., Carvalho, T., and Videira, P (2019). Is it Still Worth Working in Academia? The Views from Portuguese Academics. Higher Education Policy, 32(4), 663-679. DOI: 10.1057/s41307-018-0123-7
    • Cardoso, S., Rosa, M.J., Videira, P., and Amaral, A. (2019). Internal Quality Assurance: A New Culture or Added Bureaucracy?. Assessment & Evaluation in Higher Education, 44(2), 249-262. DOI: 10.1080/02602938.2018.1494818.
    • Cardoso, S., Tavares, O., and Sin, C. (2019). Can you judge a book by its cover? Industrial doctorates in Portugal. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, 9(3), 279-289. https://doi.org/10.1108/HESWBL-05-2018-0056
    • Machado-Taylor, M. L. & Rolim, C. (2019). Empregabilidade e Competências de Graduandos do Ensino Superior: Um estudo para Portugal. RAES, 11 (19), pp. 13-29. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7204532
    • Pereira, C. A., Araújo, J. F. F. E. de, & Machado-Taylor, M. L. (2019). Higher Education quality policies in Germany and United Kingdom: quo vadis?Revista Educação em Questão,57(53), 1-30. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17097.
    • Rosa, M.J., Cardoso, S. and Videira, P. (2019). Is Accreditation ‘on the Right Track’? The Views of Portuguese Academics. TEAM – Tertiary Education and Management, 26(2), 185-197. DOI: 10.1007/s11233-019-09048-7.
    • Sin, C. and Tavares, O. (2019). Integrating international students: the missing link in Portuguese higher education institutions. Journal of Comparative and International Higher Education, DOI: 10.32674/jcihe.v11iWinter.1110
    • Sin, C., Tavares, O., and Cardoso, S. (2019). Portuguese Institutions’ Strategies and Challenges to Attract International Students: External Makeover or Internal Transformation? Journal of International Students, 9(4), 1095-1114.
    • Tavares, O., Sin, C. and Lança, V. (2019). Inbreeding and Research Productivity Among Sociology PhD Holders in Portugal. Minerva, 57(3), 373-390. https://doi.org/10.1007/s11024-019-09378-1.10.1007/s11024-019-09378-1.
    • Cardoso, S., Rosa, M.J., and Videira, P. (2018). Academics’ Participation in Quality Assurance: Does it Reflect Ownership?. Quality in Higher Education, 24(1), 66-81. https://doi.org/10.1080/13538322.2018.1433113.
    • Ganga, R., Silva, J. P., Gomes, R., Vaz, H., Lopes, J. T., Silva, S., Cerdeira, L., Cabrito, B., Magalhães, D., Machado-Taylor, M. L., Peixoto, P., Patrocínio, T. & Brites, R. (2018). Portuguese Knowledge Migrants: Push effects during the financial and economic crisis. Migraciones Internacionales, 35 (July-December 2018). ISSN 1665-8906
    • Gomes R. M., Lopes J. T., Cerdeira L., Vaz H., Peixoto P., Cabrito B., Machado-Taylor, M.L., Brites R., Patrocínio T., Ganga R., Silva S., Silva J. P. (2018). Asymmetric Mobility and Emigration of Highly Skilled Workers in Europe: The Portuguese case, Studia Migracyjne – Przegląd Polonijny, 3 (169), p.143–164.
    • Gomes, V; Machado-Taylor, M. L.; Saraiva, e.V. (2018) O Ensino Superior no Brasil: breve histórico ecaracterização. The higher education in Brazil: brief history and characteristics. Ci.&Trópico,. Recife,v.42,n.1,p.106-129
    • Pereira, C. A., Araujo, J. F. F. E. & Machado-Taylor, M. L. (2018). The Brazilian higher education evaluation model: “SINAES” sui generis? International Journal of Educational Development, 61, 5-15.
    • Sá, C. and Tavares, O. (2018). How student choice consistency affects the success of applications in Portuguese higher education, Studies in Higher Education, 43 (12), 2148-2160, DOI: 10.1080/03075079.2017.1313219.

    Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

    • Freires, T., Santos, S. e Cardoso, S. (2022) Educação Doutoral em Portugal: Mapeamento do Cenário. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 264-286. http://doi.org/10.21814/rpe.22610.
    • Sin, C., Cardoso, S., e Tavares, O. (2020). Atração e Recrutamento de Estudantes Internacionais em Portugal: Políticas Nacionais e Institucionais. Revista Lusófona de Educação, 47(47), 69-83.
    • Sin, C. Tavares, O. and Cardoso, S. (2019). Assessing the quality of third mission activities in Portuguese universities. Revista Espaço Pedagógico, 26(1), 33-46.
    • Teixeira, A. F. R., Gonçalves, M. J., Ferreira M. J., & Machado-Taylor, M. L. (2021). O Contributo das Instituições de Ensino Superior Politécnico Público para o desenvolvimento digital da região Norte. Revista Tecnologias Informação e Comunicação, V1, nº1. Ponte Editora, Madeira, Portugal. (no prelo)

    Outras publicações

    • Cardoso, S., Carvalho, T., Diogo, S., Santos, S. and Dias, D. (2022). Talking About Doctoral Education: The Perspectives of Portuguese Universities and Doctoral Students – Compiled Report of the research project. EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo. Available at: https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/622/b72/69d/622b7269d955e056615600.pdf.
    • Tavares, Orlanda, Sin, Cristina, (2022). Institutional Accreditation across Europe: do assessment criterio mirror higher education’s missions?, DOI: 10.21125/edulearn.2022.2100. Conference: EDULEARN22 Proceedings At: https://library.iated.org/view/TAVARES2022INS
    • Vale, A., Martins, A.M., Coimbra, N. & Martins, A. (2022, July 21-22). The experience of remote teaching in higher education: A scenario of challenges and opportunities (paper presentation). 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development – Porto.
    • Carvalho, T., Cardoso, S., Marques, J. (2021). Who is Who? Publication Profiles of Portuguese Academics. EDULEARN21 Proceedings (pp. 2980-2989). 13th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN, 5-6 July, 2021, Online Conference. doi: 10.21125/edulearn.2021.0635.
    • Machado-Taylor; Marques, L. & Alves, Helena (2021). An Approach on Regional Higher Education and Sustainable Development Relationships. In Proceedings EDULEARN, 13th Conference on Education and New Learning Thecnologies, 5th-6th July 2021. ISBN: 978-84-09-31267-2. ISSN: 2340-1117. doi: 10.21125/edulearn.2021Publisher: IATED. https://library.iated.org/view/MACHADOTAYLOR2022SAT
    • Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M. L. & Alves, H. (2021). The role of technologies in the relationship between Higher Education Institutions and community. In Proceedings of Ireland International Conference on Education (IICE) 2021 (p.73-76). Infonomics Society. ISBN 978-1-913572-30-3.
    • Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M. L.& Alves, H. (2021). The importance of developing students’ technological skills in higher education for their future quality of life. In Proceedings of INTED Conference: 15th International Technology, Education and Development Conference. March 2021. DOI:10.21125/inted.2021.0807.
    • Vale, A., Martins, A., Coimbra, N. (2021, July 7-8-9). Investigação qualitativa online: Novas tendências e desafios. (Ref.: 400030M20572021). Atas do Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis2021). Santiago de Compostela. https://doi.org/10.51389/XODN2674.
    • Coimbra, N., Pereira, A. V., Martins, A., Baptista, C. (2020, April 16-17). Pedagogical supervision and change: Dynamics of collaboration and teacher development (paper presentation). 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development, Porto.
    • Freires, T., Santos, S., Cardoso, S. (2020). Doctoral Education in Portugal: Mapping the Landscape. ICERI 2020 Proceedings (pp. 3238-3246). 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, 9 & 10 November 2020. IATED Academy. https://doi.org/10.21125/iceri.2020.0739
    • Galego, C. (Ed.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Edições Universitárias Lusófonas.
    • Marques, L; Alves, Helena& Machado-Taylor, ML (2020). Is higher education a driver of the human development index and gross domestic product? In Proceedings ICERI Conference: 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, November2020DOI:10.21125/iceri.2020.0994 | URL: https://iated.org/concrete3/paper_detail.php?paper_id=84379
    • Pedro, E.; Alves, H.; Leitão, J.; Alves, M.; Machado-Taylor, M.L.; Cerdeira, L.; Cabrito, B.; (2020) “Linking higher education institutions to regional quality of life”. In Proceedings ICERI Conference: 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, November2020 DOI:10.21125/iceri.2020.0994 | URL: https://iated.org/concrete3/paper_detail.php?paper_id=84379.
    • Bakthavatchaalam, V., Miles, M., Sá, M. J., & Machado-Taylor, M. L. (2019). “I don’t want to be an academic anymore!” Changing perspectives on the academic profession in South India’s HEIs. Book of Abstracts of the 41st Annual EAIR Forum – Responsibility of Higher Education Systems: What? Why? How? Leiden, The Netherlands, August 25-28, 2019.
    • Bakthavatchaalam, V., Miles, M., Sá, M. J., Machado-Taylor, M. L., & Gingele, J. (2019). Gender and research productivity of academics in South India’s higher education institutions. In P. Paolini, M. Paolini, & S. Arduini (Eds.), Proceedings of the 2nd International Conference on Gender Research (pp. 685–692). Roma TreUniversity, Rome, Italy, April 11-12.
    • Bakthavatchaalam, V., Miles, M., Sá, M. J., Machado-Taylor, M. L., & Gingele, J. (2019). Gender and research productivity of academics in South India’s higher education institutions. In P. Paolini, M. Paolini, & S. Arduini (Eds.), Proceedings of the 2nd International Conference on Gender Research (pp. 685–692). Roma TreUniversity, Rome, Italy, April 11-12.
    • Cabrito, B. G., Cerdeira, L., Machado, M. L., Patrocínio, T., & Mucharreira, P. R. (2019). Higher Education in Portugal between 1995-2015 and possible futures. INTED 2019 Proceedings – Exploring New Frontiers in Education. Valencia, Spain: IATED Academy, 9906-9911
    • Cabrito, B. G., Cerdeira, L., Machado, M. L., Patrocínio, T., & Mucharreira, P. R. (2019). Higher Education In Portugal between 1995-2015 and possible futures. In Gómez Chova, L., López Martínez, A., & Candel Torres, I. (Eds.) (2019). INTED 2019 Proceedings – Exploring New Frontiers in Education. Valencia, Spain: IATED Academy, 9906-9911. [ISI Conference Proceedings Citation Index (Web of Science)].ISSN: 2340-1079| ISBN: 978-84-09-08619-1
    • Cardoso, S., Tavares, O., and Sin, C. (2019). Reinventing Doctoral Education Through University-Industry Collaboration: The Case of Industrial Doctorates in Portugal. INTED2019 Proceedings (pp. 891-899). 13th annual International Technology, Education and Development Conference. Valencia, Spain, 11-13 March, 2019. doi: 10.21125/inted.2019.0304
    • Miguéis, V., Cardoso, S., Rosa, M.J. and Sarsfield Cabral, J. (2019). Quality Assurance of Doctoral Education in Portugal: A Retrospective of the First Accreditation Cycle. EDULEARN 2019 Proceedings (pp. 8173-8181). 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Palma de Mallorca (Spain), 1-3 July 2019. doi: 10.21125/edulearn.2019.2007.
    • Sá, M. J., Machado-Taylor, M. L., & Sá, E. (2019). Does gender matter when defining higher education student success? Evidence from Portugal. In P. Paolini, M. Paolini, & S. Arduini (Eds.), Proceedings of the2nd International Conference on Gender Research (pp. 520–529). Roma Tre University, Rome, Italy, April 11-12.
    • Santos, G., Justino, E., Marques, C.S. & Machado-Taylor, M.L. (2019). Students’ perceptions and expectations of university social responsibility and service quality: a gender perspective. 2nd International Conference on Gender Research, 11-12 April 2019. [Listed in the ISI Index; Elsevier SCOPUS abstract and citation database; citations WoS =1.
    • Sin, Cristina, Tavares, Orlanda, Soares, Diana (2019). The internationalisation of doctoral research in Portugal 1970-2016, DOI: 10.21125/edulearn.2019.1313, Conference: 11th International Conference on Education and New Learning Technologies.
    • Tavares, O., Sin, C., Cardoso, S. and Soares, D. (2019). Are Industrial Doctorates Capable of Overcoming Skills Mismatch? EDULEARN Proceedings (pp. 3019-3024). 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Palma de Mallorca (Spain), 1-3 July 2019. doi: 10.21125/edulearn.2019.0805.
    • Carvalho, T., Cardoso, S. and Rosa, MJ. (2018). Changes in Higher Education Institutions: Do Female Academics See the Glass Half Full? INTED 2018 Proceedings (pp. 1460-1468). 12th Annual International Technology, Education and Development Conference. Valencia, Spain, 5-7 March, 2018. doi: 10.21125/inted.2018.0250
    • Tavares, O., Sin, C., Dias, D. and Rego, C. (2018). Drop-out and Completion Among Portuguese Students, July 2018, DOI: 10.21125/edulearn.2018.0545, Conference: 10th International Conference on Education and New Learning Technologies https://library.iated.org/view/TAVARES2018DRO
    • Tavares, O., Soares, D. and Dias, D. (2018). What Actually Matters in a Philosophy Curriculum? July 2018, DOI: 10.21125/edulearn.2018.1635, Conference: 10th International Conference on Education and New Learning Technologies. https://library.iated.org/view/TAVARES2018WHA
  • Projetos
    • As mudanças nas políticas de acesso ao ensino superior durante a COVID-19: impacto na equidade. CeiED (Universidade Lusófona) e NIPE (Universidade do Minho). EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo. 1/11/2022-31/03/2022.
    • Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking in Education: Higher Education Strand. Coordenado pela OCDE. Financiamento MCTES/COFAC. 2018-2024.
    • ReMase – Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação. Financiamento FCT. Refª EXPL/CED-EDG/1130/2021. 01/2022 – 06/2023.
    • Skills 4 Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior. POCH-02-53I2-FSE-000003. Inovar e Capacitar. COFAC, CRL – Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto. 2022-2023. (CANDIDATURA AVISO POCH‐12‐2022‐02)
    • European University Alliance FILMEU (https://www.filmeu.eu/alliance/about-us). Work Package 2- Institutional and Staff Capacity Building; Work Package 7 – FILMEU Joint Future Management and Governance; Work Package 9 – Quality Assurance. (https://www.filmeu.eu/alliance/people/maria-de-lourdes-machado-taylor).
    • Inovar & Capacitar estudantes do 1º Ano de Formação Inicial. Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto (CANDIDATURA AVISO POCH-12-2022-07).
    • Family-based Open Science Schooling. ERASMUS PLUS. 2019-1-FI01-KA201-060724. Universidade Lusófona – CeiED: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. 2019/12/31 – 2021/10/30