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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

ProFId – Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes

Apresentação

A formação inicial de professores, o desenvolvimento profissional contínuo, as condições de trabalho, as estruturas de carreira, a avaliação de professores e o bem-estar docente ocupam um papel central na consolidação da profissão docente comprometida com os mais altos níveis de qualidade do ensino e da (re)construção do profissionalismo e das identidades profissionais docentes capazes de dar respostas às crescentes complexidades da profissão.

A Research Learning Community (ReLeCo) Formação, Profissionalismo e Identidades docentes – ProFId, assume uma postura epistemológica radicada numa aprendizagem profissional sustentável, considerada como um processo contínuo e não como um processo cumulativo e que reúne não só a identidade profissional e o profissionalismo dos professores, mas também a ética educacional, social, cultural e política.

O propósito da ProFId centra-se na reflexão sobre: (a) A formação inicial de educadores e professores e o desenvolvimento profissional contínuo e os seus processos inerentes (políticas, estruturas, dimensões conceptuais, modelos, etc). (b) A própria natureza da profissão docente no contexto da educação democrática, o saber e as competências requeridas para a exercer, a autonomia e o espaço de decisão no ensino, ou seja, sobre a profissionalismo docente, entendida como a postura de base ideológica, atitudinal, intelectual e epistemológica por parte dos professores, em relação ao exercício da sua profissão e que influencia o seu exercício profissional. (c) O âmbito dos processos de aprendizagem profissional docente, compreender os processos de (re)construção das identidades docentes, considerando o contexto global da ação profissional, os modelos culturais, as políticas públicas, os sistemas organizacionais e as relações interpessoais.

Sob estes pressupostos a ProFId organiza-se em três dimensões temáticas sinergéticas e agregadoras de um conjunto de tópicos dotado de flexibilidade em termos de ampliação.

  1. Formação Inicial de Educadoras/es e Professoras/es (FIP)
    1. Políticas de formação de professoras/es
      1. Dimensão internacional e comparativa
      2. Dimensão europeia da FIP (Processo de Bolonha)
      3. Políticas de acesso à FIP
    2. Estruturas das FIP
      1. Modelos e currículos de FIP
      2. Regime dual Universidade/Politécnico
      3. Processos de indução profissional
      4. Relação IES e Escolas
  1. Profissionalismo Docente
    1. Saberes profissionais
    2. A agência dos educadoras/es e professoras/es
    3. Desenvolvimento Profissional Contínuo
      1. políticas e locus da formação continua/CPD: o papel dos CFAE, das IES e dos centros de I&D
    4. As aprendizagens intergeracionais
  2. Identidades profissionais docentes
    1. Os educadoras/es e professoras/es (atuais e futuros)
    2. As dimensões sociológicas (e da sociologia do trabalho) da profissão
    3. As dimensões históricas da profissão
    4. O associativismo e sindicalismo docentes
    5. A revalorização, a satisfação e o bem-estar docente.

Coordenação

  • António Teodoro
  • Leanete Thomas Dotta 

Investigadores – CeiED

  • Alcina Manuela de Oliveira Martins
  • Ana Paula Silva
  • António Teodoro
  • Bento Cavadas
  • Carla Dimitri
  • Elsa Estrela
  • Irene Figueiredo
  • Maria Clara Craveiro
  • Maria de Nazaré Coimbra
  • Teresa de Jesus Santos