Skip to main content

Notícias

António Nóvoa Jubilado na Universidade de Lisboa e Homenageado com o Título de Professor Emérito

16 dezembro 2024

António Nóvoa fez 70 anos em 12 de Dezembro de 2024, logo atingiu a idade obrigatória para a jubilação na Universidade pública, como em toda a Administração. A Universidade de Lisboa, onde fez a sua brilhante carreira académica  logo após o seu doutoramento em Genebra, organizou uma bonita cerimónia de homenagem, atribuindo-lhe o título de Professor Emérito. O Presidente da República associou-se à homenagem atribuindo-lhe o Grande Colar da Ordem de Camões, uma merecida condecoração para quem propôs e se bateu na UNESCO pela criação do Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Nóvoa é a maior referência da comunidade das Ciências da Educação (e das Ciências Sociais), com um reconhecimento internacional ímpar no seu campo. Felizmente, como anunciou na cerimónia, não deu a sua última lição, como é da praxe nestas cerimónias. Anunciou os grandes temas das suas próximas 'aulas'. Os direitos humanos e o pensar o futuro das sociedades, da educação, da cultura, da ciência e da justiça social. Uma excelente notícia, pois o  espaço público democrático necessita do seu brilhantismo e conhecimento.

Na Universidade Lusófona, onde é nosso Doutor Honoris Causa, vamos continuar a contar com o seu contributo enquanto membro do External Advisory Board do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento). O seu contributo tem sido inestimável para a definição estratégica da investigação que se faz no CeiED.

No momento da sua jubilação da Universidade de Lisboa, recordamos a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a António Nóvoa (e a Carlos Alberto Torres) em 2016:

Parabéns António. A luta continua!

Por António Teodoro
Diretor do CeiED