A investigadora em formação, Paula Fiúza, doutoranda em Sociomuseologia, participou no Colóquio Internacional “Literatura investigativa e jornalismo literário: rumo a um novo paradigma da prova?”, realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, em França.
A sua comunicação, intitulada “Narrar para Existir: Memória Afetiva, Migração e o Testemunho no Jornalismo Literário”, foi apresentada no dia 8 de outubro e está disponível na íntegra no YouTube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=c6zIsc0qDqs.
Na sua intervenção, Paula explorou as conexões entre o Jornalismo Literário e a Sociomuseologia, promovendo um diálogo com as ideias de bell hooks e de outros autores relevantes nestes campos. O objetivo foi refletir sobre como o testemunho migrante pode ser desenvolvido a partir de princípios éticos, afetivos e relacionais, aproximando a escrita literária das práticas sociomuseológicas.
A programação oficial do evento pode ser consultada no site do CELIS – Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique, clicando aqui.