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Estudo revela adaptação do ensino doutoral às novas dinâmicas da produção do conhecimento em Portugal

18 março 2025

A produção do conhecimento encontra-se num período de crescente complexidade, interdisciplinaridade e colaboração entre diversos intervenientes.

Estas transformações impactam significativamente a educação doutoral, exigindo maior adaptabilidade nos seus fundamentos, objetivos, métodos e expertise.

Um estudo recente, realizado por Sónia Cardoso e Pedro Videira, analisa como a educação doutoral em Portugal se tem ajustado às fronteiras cada vez mais amplas da criação do conhecimento.

Publicado na prestigiada revista Higher Education, o estudo baseia-se na análise qualitativa de websites de 118 programas doutorais de 27 universidades portuguesas, bem como em grupos focais e entrevistas individuais com 31 doutorandos de 11 programas doutorais de três universidades públicas.

Os resultados sugerem que a educação doutoral em Portugal tem evoluído de uma base maioritariamente teórica para uma abordagem mais prática, enfatizando simultaneamente a investigação aplicada e fundamental, com uma crescente valorização da interdisciplinaridade e da colaboração científica.

A publicação destaca ainda que, embora a interdisciplinaridade e a colaboração entre diferentes áreas do saber sejam amplamente promovidas, persistem desafios significativos. A estrutura tradicional dos departamentos académicos pode dificultar a integração de percursos interdisciplinares e, em alguns casos, a ênfase na aplicabilidade do conhecimento pode comprometer a produção de contributos teóricos inovadores.

A nível metodológico, observa-se uma transição para modelos que incentivam parcerias entre universidades e setores externos, refletindo uma reconfiguração dos modos de produção do conhecimento. No entanto, os investigadores alertam para o risco de uma excessiva instrumentalização da investigação doutoral, que pode reduzir a liberdade e a criatividade científica.

Apesar destes desafios, a educação doutoral em Portugal tem mostrado um compromisso crescente com a adaptação às novas dinâmicas da produção do conhecimento, promovendo um equilíbrio entre investigação fundamental e aplicada, incentivando abordagens interdisciplinares e fomentando a colaboração entre diversos agentes do conhecimento.

Acesso ao texto integral de uma versão apenas para visualização do artigo aqui: https://rdcu.be/d4mJn

Citar este trabalho: Cardoso, S., & Videira, P. (2024). Adapting doctoral education to an evolving knowledge landscape: insights from Portugal. Higher Education, 1-7. https://doi.org/10.1007/s10734-024-01382-z

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