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Estudo revela impacto transformador da presença de estudantes internacionais em regiões rurais de Portugal

Um artigo publicado recentemente na revista International Journal of Educational Research explora os impactos significativos que os estudantes internacionais têm no interior de Portugal. O artigo intitulado “ Impact of international student mobility in rural Portuguese regions”, da autoria de Joyce Aguiar (Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior), Orlanda Tavares (CIEC, Universidade do Minho) e Cristina Sin (CeiED, Universidade Lusófona) destaca como a presença de estudantes internacionais traz não apenas benefícios económicos imediatos, mas também contribui para a renovação demográfica, o crescimento económico e o dinamismo cultural em áreas do interior que enfrentam desafios demográficos e de desertificação.

O estudo relata que os estudantes internacionais desempenham um papel central na revitalização das regiões mais remotas de Portugal. Os entrevistados – representantes de quatro instituições de ensino superior, três das quais estão localizadas em regiões do interior – enfatizaram que os estudantes contribuem para aumentar a diversidade populacional, ajudando a combater o declínio demográfico que afeta muitas regiões rurais do país.

Além disso, a presença dos estudantes internacionais gera um impacto direto na economia local. Por um lado, ao serem consumidores ativos de bens e serviços, esses estudantes ajudam a estimular o setor imobiliário e outros segmentos de comércio local. Por outro lado, muitos desses estudantes têm demonstrado um espírito empreendedor, criando negócios inovadores que satisfazem necessidades não atendidas e trazendo variedade ao panorama económico.

Outro destaque do estudo é o impacto cultural que os estudantes internacionais trazem. Nas regiões analisadas, a chegada desses estudantes é vista como um catalisador para uma maior abertura sociocultural, quebrando barreiras e promovendo uma mentalidade mais cosmopolita nas comunidades locais. Eventos culturais organizados pelos estudantes, como exposições de arte e performances musicais, enriquecem a vida social das áreas estudadas, proporcionando uma experiência multicultural tanto para os residentes locais quanto para os estudantes.

Embora os benefícios sejam claros, o estudo também identifica desafios. Muitos estudantes internacionais enfrentam dificuldades de integração, incluindo barreiras linguísticas e culturais, além de relatos de discriminação e exclusão. Esses obstáculos podem limitar a capacidade dos estudantes de se envolver plenamente com as comunidades e aproveitar todas as oportunidades que essas regiões oferecem.

O estudo conclui que as instituições de ensino superior em regiões rurais desempenham um papel estratégico no desenvolvimento regional, mas que é necessário um esforço maior para integrar plenamente os estudantes internacionais. A criação de iniciativas que promovam a interação entre os estudantes e a comunidade local é fundamental para maximizar os benefícios económicos e sociais proporcionados pela chegada destes estudantes.

Acesso integral e livre ao artigo científico, em inglês, aqui.

Citar este trabalho: Aguiar, J., Tavares O., Sin, C. (2024). Impact of international student mobility in rural Portuguese regions. International Journal of Educational Research, 27. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2024.102439