Skip to main content

Notícias

Explorando o papel das experiências artísticas no desenvolvimento profissional de professores(as)

18 março 2025

André Freitas, publicou em co-autoria com investigadores do CIIE/Universidade do Porto um artigo na revista Professional Development in Education.

O artigo aborda o desenvolvimento profissional de professores/as dos primeiros anos da educação básica com e pelas experiências artísticas.

Os resultados da investigação, que resultam do trabalho de André até agosto de 2024 no CIIE/Universidade do Porto, revelam um possível contrato escolar para a promoção das literacias e desenvolvimento profissional de professores/as com as experiências artísticas. A proposta, que se baseia no reconhecimento das experiências vividas e que se caracteriza pela flexibilidade inerente à construção das culturas escolares, emerge de uma metodologia narrativa-biográfica a partir de histórias de duas professoras de escolas do Porto (Portugal): Rosa do Mar e Elisabete; e de um professor de uma escola no Rio de Janeiro (Brasil): Kleber.

As três dimensões estruturantes do contrato escolar com as experiências artísticas de professores/as são a colaboração entre pares, a prática artística autoral e o envolvimento ativo de lideranças escolares e decisores políticos. A investigação revela que estas três dimensões desenvolvem-se a partir de resistência a poderes neoliberais, cuidando das relações pedagógicas.

Para Rosa do Mar, colaborar com colegas é abraçar a incerteza da vida e da profissão de ser-se professora. Neste âmbito, a experiência artística promove o desafio de ‘baixar as guardas profissionais’, fortalecendo o trabalho colaborativo e promovendo novas formas de ação profissional.

Para Kleber, a prática artística é um ato de resistência per se. Valorizando-se a imersão com as cores, formas e movimentos em nosso redor, a criação artística contribui para a promoção de saberes críticos que superam os medos de errar e falhar profissional.

Para Elisabete, o envolvimento ativo e empático de lideranças escolares e decisores políticos é crucial para a vivência de experiências artísticas na escola. Sendo importante o subsídio financeiro para materiais, o envolvimento destas pessoas com poder de decisão sobre outros/as profissionais pode ir além de um estágio inicial e avaliativo, integrando-as em espaços de aprendizagem e partilha.

Em última análise, este artigo apela a uma mudança de paradigma que integre as experiências artísticas no desenvolvimento profissional de professores/as, fomentando uma cultura escolar assente no crescimento pessoal e profissional, em comunidade. Esta integração tem o potencial de contribuir para um cenário educativo mais inclusivo, criativo e dinâmico que permite abrir espaço para se imaginar os futuros da educação.

Pode aceder à publicação aqui [https://doi.org/10.1080/19415257.2025.2472186].

Para aceder à publicação integral, contacte o autor.

Citar este trabalho: Freitas, A., Pereira, F., & Nogueira, P. (2025). Teachers’ professional development within art experiences: Pedagogical narratives for hopeful educational futures. Professional Development in Education, 1–15. https://doi.org/10.1080/19415257.2025.2472186

Image by Freepik: http://www.freepik.com