Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

André Freitas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Professor e Investigador no Instituto de Educação da Universidade Lusófona/CeiED, no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual FCT-CEEC. André obteve o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Porto, onde mantém trabalho colaborativo de investigação no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, com uma tese focada na produção de subjetividades em educação como construção de culturas escolares.

Os interesses de investigação do André abrangem metodologias de investigação, formação de professores/as e experiência artística e digital na escola. Possui mais de 30 publicações científicas e mais de 50 participações em eventos científicos. É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e participa ativamente em redes internacionais de investigação focadas em metodologias de investigação, profissionalismo docente, em educação artística e tecnologias digitais educativas. Além disso, atua como membro efetivo da COST Action CA21102 – Tecnologias Criativas, Cultura-Educação.

André contribuiu significativamente como revisor ad hoc e membro do conselho editorial de revistas científicas, além de ter participado em comités científicos e organizadores de eventos científicos. As suas iniciativas de investigação têm procurado constantemente imaginar abordagens inovadoras para a educação/ experiências educativas. Notavelmente, André é o Investigador Principal do projeto “Future-oriented stories of digital schools’ capital: Imagining times, places and sociabilities of education”, financiado por concurso individual altamente competitivo individual da FCT (2023.08557.CEECIND), e investigador no projeto “European youth in education and in transition to the labour market - WG4: Hearing young people's voices, qualitative case studies”, financiado pelo Programa Horizon Europe (HORIZON-RIA 101177428). Entre 2023-2024, foi Investigador Principal do projeto “Promoção das literacias e desenvolvimento profissional dos professores com as experiências artísticas” financiado pelo CIIE-FCT (UIDP/00167/2020), e investigador no projeto “Cinquenta anos de docência: Fatores de mudança e diálogos intergeracionais”, financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021).

Nos últimos anos, participou como investigador no projeto “Projeto Manuais Digitais na Região Autónoma da Madeira: Estudos de Avaliação”, no “Research Methods in Advanced Studies in Education”, financiado pela FCT (EXPL/CED-EDG/1130/2021), e no projeto “Buiding Educational Bridges in the City” financiado pela Comissão Europeia (2018-1-PT01-KA201-047392). Dada sua expertise, André atuou como consultor externo e formador de professores/as para o Ministério da Educação de Portugal e foi homenageado com a distinção “Práticas Promissoras UNESCO”.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ensino de metodologias de investigação
  • Desenvolvimento profissional de professores
  • Experiências educativas de crianças
  • Experiência artística e digital na escola

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Freitas, A., Matos, J. F., Piedade, J., Teodoro, V. D., & Duarte, R. S. (2024). Teaching research methodologies in education: teachers' pedagogical practices in Portugal. Open Education Studies, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.1515/edu-2024-0002
  • Freitas, A. (2023). Arquiteturas de prática [Institutional frameworks for educational practices]. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 109-145). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3. https://ciie.fpce.up.pt/en/ebooks/a-profissao-docente-em-tempos-de-democracia
  • Matos, J. F., Freitas, A., Estrela, E., Galego, C., & Piedade, J. (2023). Teaching research methods courses in education: towards a research-based culture. Social Sciences, 12(6), 338. https://doi.org/10.3390/socsci12060338
  • Freitas, A. (2022). Narrativas de expressividade artística do corpo como experiência de significação da escola. Tese de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/142632
  • Freitas, A., Pereira, F., & Nogueira, P. (2020). Reconceptualizing expressive arts education in Portugal through a biographical narrative approach. Education Sciences, 10(12), p.388. https://doi.org/10.3390/educsci10120388