André Freitas
Professor e Investigador no Instituto de Educação da Universidade Lusófona/CeiED, com uma bolsa individual FCT-CEEC. André obteve o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Porto, onde mantém trabalho colaborativo de investigação no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, com uma tese focada na produção de subjetividade na educação como elemento de governança das culturas escolares.
Os interesses de investigação do André abrangem metodologias de pesquisa, formação de professores, arte e experiência digital na escola. Possui mais de 30 publicações científicas e mais de 50 participações em eventos científicos. É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e participa ativamente em redes de pesquisa focadas no profissionalismo docente, educação escolar, metodologias de pesquisa e na educação em artes/digital. Além disso, atua como membro efetivo da COST Action CA21102 – Tecnologias Criativas, Cultura-Educação.
André contribuiu significativamente como revisor ad hoc e membro do conselho editorial de revistas científicas, além de ter participado em comitês científicos e organizadores de eventos científicos. As suas iniciativas de pesquisa têm procurado constantemente imaginar abordagens inovadoras para a educação e as experiências escolares. Notavelmente, André é o Investigador Principal do projeto em andamento "Histórias Orientadas para os futuros do capital escolar Escolar Digital: imaginando tempos, lugares e sociabilidades da educação" (2023.08557.CEECIND), financiado por uma bolsa individual da FCT, e investigador no projeto "EDU-LAB" (WG4: Ouvindo as Vozes dos Jovens, Estudos de Caso Qualitativos) financiado pela Horizon Europe (HORIZON-RIA 101177428). Entre 2023-2024, foi Investigador Principal do projeto "Aprimoramento da Literacia e Desenvolvimento Profissional de Professores na Experiência Artística," financiado pelo CIIE-FCT (UIDP/00167/2020), e investigador no projeto "Cinquenta Anos de Ensino: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais," financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021).
Nos últimos anos, participou como investigador no projeto "Métodos de Pesquisa em Estudos Avançados em Educação," financiado pela FCT (EXPL/CED-EDG/1130/2021), e no projeto "Construindo Pontes Educacionais na Cidade," financiado pela Comissão Europeia (2018-1-PT01-KA201-047392). Dada sua expertise, André atuou como consultor externo e formador de professores para o Ministério da Educação de Portugal e foi homenageado com a distinção "Práticas Promissoras UNESCO."
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Ensino de metodologias de investigação
- Desenvolvimento profissional de professores
- Experiências educativas de crianças
- Experiência artística e digital na escola
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Freitas, A., Matos, J. F., Piedade, J., Teodoro, V. D., & Duarte, R. S. (2024). Teaching research methodologies in education: teachers' pedagogical practices in Portugal. Open Education Studies, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.1515/edu-2024-0002
- Freitas, A. (2023). Arquiteturas de prática [Institutional frameworks for educational practices]. In A. Lopes & L. T. Dotta (Coords.), A. Freitas & R. T. Sousa (Eds.). A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança (pp. 109-145). Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ISBN: 978-989-8471-54-3. https://ciie.fpce.up.pt/en/ebooks/a-profissao-docente-em-tempos-de-democracia
- Matos, J. F., Freitas, A., Estrela, E., Galego, C., & Piedade, J. (2023). Teaching research methods courses in education: towards a research-based culture. Social Sciences, 12(6), 338. https://doi.org/10.3390/socsci12060338
- Freitas, A. (2022). Narrativas de expressividade artística do corpo como experiência de significação da escola. Tese de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/142632
- Freitas, A., Pereira, F., & Nogueira, P. (2020). Reconceptualizing expressive arts education in Portugal through a biographical narrative approach. Education Sciences, 10(12), p.388. https://doi.org/10.3390/educsci10120388