Notícias
Projeto MedMSE promove mediação escolar com impacto em mais de mil alunos — parceria com a Universidade Lusófona reforça o compromisso académico e científico
12 maio 2025

Decorreu, no passado dia 12 de maio, na Universidade Lusófona, no Porto, o primeiro encontro do projeto MedMSE – Mediação para a Melhoria Socioeducativa Escolar. O evento marcou um ponto de viragem na implementação da iniciativa, promovendo o balanço de um ano letivo de trabalho que já beneficiou mais de mil alunos, contribuindo para o seu sucesso educativo e prevenção do abandono escolar. A intervenção tem sido centrada na promoção da convivência cidadã nos Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano, António Nobre e Cerco do Porto.
O projeto MedMSE é desenvolvido numa parceria entre o Município do Porto e a Universidade Lusófona, no âmbito da ReLeCo Mediação Social e Educativa.
A ação do projeto envolve alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, assim como professores, assistentes operacionais e famílias. Desde a sua criação, a iniciativa já alcançou 1068 alunos, 220 docentes e 102 não docentes, refletindo o forte envolvimento da comunidade educativa.
O encontro reuniu todas as entidades parceiras, promovendo uma reflexão conjunta sobre a mediação em contexto escolar e traçando o caminho para as próximas etapas da intervenção, que incluem ações de capacitação e a criação de estruturas de mediação nas escolas, com o objetivo de institucionalizar práticas sustentáveis de convivência e de resolução pacífica de conflitos.
O projeto MedMSE é financiado pelo Investimento RE-C03-i06.03 - "Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto", no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Veja as fotografias do encontro aqui.