Foi publicado, no dia 14 de fevereiro, um artigo de opinião do Professor Vítor Teodoro (CeiED) ao Público, no qual aborda a mudança das regras de acesso ao ensino superior e de conclusão do ensino secundário em Portugal.
Ao verificar que nas disciplinas em que não há exames nacionais, as classificações tendem a ser muito elevadas, o que não ocorre nas disciplinas com exames nacionais, Vítor Teodoro apresenta várias soluções possíveis para minimizar injustiças e melhorar a qualidade e a equidade da educação, tais como: distinguir a conclusão do ensino secundário do acesso ao ensino superior, incluir os resultados dos exames nacionais no diploma do ensino secundário, fazer modificações nos exames para melhorar a avaliação, exigir que todos os alunos que se candidatem ao ensino superior em Portugal façam os exames nacionais em Portugal, combinar notas internas e notas de exames externos, e utilizar a seleção aleatória dos candidatos que tenham nota superior a um valor mínimo, que poderia incluir critérios que promovam a diversidade socioeconômica em cursos seletivos.
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