Skip to main content

Notícias

Publicação de um artigo de opinião no Público do Professor Vítor Teodoro

14 fevereiro 2023

Foi publicado, no dia 14 de fevereiro, um artigo de opinião do Professor Vítor Teodoro (CeiED) ao Público, no qual aborda a mudança das regras de acesso ao ensino superior e de conclusão do ensino secundário em Portugal.

Ao verificar que nas disciplinas em que não há exames nacionais, as classificações tendem a ser muito elevadas, o que não ocorre nas disciplinas com exames nacionais, Vítor Teodoro apresenta várias soluções possíveis para minimizar injustiças e melhorar a qualidade e a equidade da educação, tais como: distinguir a conclusão do ensino secundário do acesso ao ensino superior, incluir os resultados dos exames nacionais no diploma do ensino secundário, fazer modificações nos exames para melhorar a avaliação, exigir que todos os alunos que se candidatem ao ensino superior em Portugal façam os exames nacionais em Portugal, combinar notas internas e notas de exames externos, e utilizar a seleção aleatória dos candidatos que tenham nota superior a um valor mínimo, que poderia incluir critérios que promovam a diversidade socioeconômica em cursos seletivos.

Poderá encontrar a notícia na integra aqui.