Notícias
Publicado o livro “A Cultura da Repetência” da antropóloga Maria de Lourdes Sá Earp

Foi publicado o livro “A Cultura da Repetência” (Editora Appris), da antropóloga Maria de Lourdes Sá Earp. Este livro é o resultado da pesquisa de tese de doutoramento realizada em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.
O estudo descreve a cultura pedagógica da repetência, presente na filosofia do ensino brasileiro, desde sua descoberta, no final dos anos 1980, até chegar nas práticas e representações escolares nos dias atuais. Segundo o método clássico da antropologia, a autora penetrou no ambiente da escola, observando rituais como salas de aula, conselhos de classe, sala de professores, reunião de pais, refeitório e festas, entre outros. Por meio de uma etnografia na escola, a autora explica como a repetência se constrói na própria estrutura da sala de aula. Recheado de histórias de alunos e professores que contam o que pensam da escola, do ensino e da educação, o texto apresenta narrativas repletas de crenças, concepções e valores da cultura da repetência. O livro apresenta, de maneira singular, uma visão ampla sobre um dos principais obstáculos do ensino no Brasil.
Formada em Matemática pela UFRJ, Maria de Lourdes (Malu) dedicou parte de sua vida profissional a ensinar estudantes de escolas públicas e particulares com dificuldades nesta disciplina. O interesse em estudar a educação, a escola e o ensino, de maneira mais científica, consolidou-se ao realizar o mestrado em Educação na PUC do Rio de Janeiro. No doutorado em Antropologia Cultural pelo IFCS/UFRJ, Malu mergulhou de maneira mais profunda nos meandros da escola pública e em seus rituais descrevendo, por meio de uma etnografia da escola, a cultura da repetência no Brasil. Trabalhou como professora de cursos de graduação e de pós-graduação em instituições públicas e privadas como UNESA, UFRJ, UNIPAC, UCP em Petrópolis e na Fundação Cesgranrio, tendo como áreas de interesse a repetência, as desigualdades educacionais e a avaliação do ensino superior.