Skip to main content

Notícias

RESULTADOS | “Verão com Ciência” – Concurso para Atribuição de Bolsas

Na sequência da sua candidatura a uma Bolsa de Investigação no curso de verão “Escolas de Ciência”: desafios, oportunidades pós pandemia, a desenvolver nas UIDs de acolhimento, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, e a pedido da Presidente de Júri, Professora Doutora Carla Galego, vimos, por este meio, dar conhecimento do resultado da avaliação e consequente ordenação final dos/as candidatos/as.

CANDIDATOS SELECIONADOS:

  1. Patrícia Carvalho Campello
  2. Ana Cristina dos Santos Siqueira
  3. Kátia Caroline Souza Ferreira
  4. Jacopo Wassermann
  5. Claudilene Moura Perim
  6. Bruno Daniel Gil Lisboa Saúde
  7. Beatriz Koppe
  8. Angela Basante de Campos
  9. Salete Silva Farias
  10.  Ana Lourdes Alves de Araújo

CANDIDATOS SUPLENTES:

  1. Otávio Ribeiro França
  2. Marcelle Rossi de Mello Brandão
  3. Filipa Xavier Vilar Amorim
  4. Maurício Rezende Dias
  5. Luisa Paula Quintino Anacleto
  6. Luis Miguel Pinto Gonçalves

CANDIDATOS/AS NÃO ELEGÍVEIS

  1. Maria Leonor da Silva Borges

No âmbito do lançamento do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) na sequência da pandemia de COVID-19, e a valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente em Portugal e a sua relação com a sociedade, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), atribuiu um apoio especial, “Verão Com Ciência”, a iniciativas integradas de I&D e formação superior que contribuíssem para o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior a desenvolver no Verão de 2020. No âmbito desta iniciativa, a Universidade Lusófona abre concurso para atribuição de dez (10) bolsas de investigação para o curso de verão “Escolas de Ciência”: desafios, oportunidades pós pandemia, a decorrer entre os dias 27 de julho e 30 de outubro de 2020.

As Instituições de acolhimento para a formação de I&D: CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada.

Podem ser beneficiários:
Os estudantes e jovens que reúnam as condições para ser bolseiros de investigação (artº 5º e 6º do Regulamento de bolsas da FCT).

 As propostas devem ser enviadas para o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED, através do preenchimento, em língua portuguesa, de formulário próprio (formulário aqui). Os estudantes, para solicitação de bolsas de investigação (FCT), devem incluir a indicação do responsável pela formação em investigação, a instituição de acolhimento e programa de trabalho resumido, assim como o curso de formação a frequentar, ficando a concretização do apoio sujeito a confirmação de aceitação em “Escolas de Ciência” pelas Instituições de acolhimento envolvidas.

Para efetuar a candidatura, deverá ser preenchido o respetivo formulário e ser enviado em formato pdf para o e-mail > Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (BI_Licenciado_VeraocomCiencia_2020). Informações adicionais também poderão ser obtidas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..

Período de candidatura: entre o dia 13 de julho e as 23h59, hora de Lisboa, do dia 21 de julho de 2020.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através das páginas eletrónicas das Instituições de acolhimento – CeiED e CICANT .

Financiamento

As bolsas serão financiadas pelo período de 3 meses, sem possibilidade de renovação.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 798,00 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção:

A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela Doutora Carla Galego – Presidente, Doutora Lucimar Dantas e o Mestre Fernando Catarino, com base na avaliação do Plano de Trabalho.

Enquadramento Legal

Os apoios a conceder são financiados ao abrigo do Regulamento dos Apoios Especiais da FCT, publicado no Diário da República através do Aviso n.º 11367/2010, de 28 de maio e do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, e do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (despacho n.º 5404/2017, 2.ª série, de 21 de junho).

Curso de Verão – Escolas de Ciência”: desafios, oportunidades pós pandemia

Módulo I – Organização da Ciência em Portugal: i) Ciência e Sociedade: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ii) Política científica, iii) Política Nacional de Ciência Aberta, IV) Organização da ciência em Centros de investigação, V) Redes nacionais e internacionais de investigação.  

Módulo II – Questões Éticas nas Ciências Sociais: i) Questões Éticas na Investigação e Produção de Conhecimento, ii) Questões Éticas nos Trabalhos e Publicações, iii) Os Códigos de Ética nas Universidades, iv) Fraude Académica: sua natureza e formas que pode assumir.

Módulo III – Ciência e Ciência Pública: desafios e possibilidades pós Covid-19 –  i) Ciência e Ciência Pública, ii) Criatividade e Inovação da Ciência em Contexto de Isolamento Social, iii) Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social; iv) Ciência Pública e comunicação social – complementares na responsabilidade social.  

Módulo IV – Escrita científica – Questões, práticas e divulgação: i) Pensar a escrita, ii) Tipologias da Escrita Científica, iii) Bibliografia, Fontes de Pesquisa, iv) Divulgação Científica 

Módulo V – Candidaturas e gestão de projetos: i) Agências de Financiamento em Portugal e na Europa, ii) Processos de Candidatura, iii) Linguagem de Projeto, iv) Componente Científica e de Gestão de projetos, v) Integração de problemáticas individuais em projetos institucionais. 

Módulo VI – Comunicação de ciência social: desafios, oportunidades e o pós-pandemia: i) Introdução à comunicação de ciência e os seus diferentes paradigmas, ii) A comunicação de ciência nas carreiras de investigação e nas organizações, iii) Diferentes tipos de comunicação de ciência, iv) Diferentes stakeholders da atividade científica e da comunicação de ciência, v) A importância crescente do digital na comunicação da ciência, e a Comunicação de ciência através das redes sociais, vi) Comunicação de ciência através dos media, vii) Criatividade na comunicação de ciência, viii) Avaliação de atividades de comunicação de ciência, ix) Casos de sucesso de comunicação de ciência (Investigador/a Convidado/a).

Formação em I&D (Atividades presenciais)

A formação em I&D dos estudantes far-se-á no âmbito dos projetos em curso nas UI&D da presente candidatura. Cada módulo terá +/- a duração de 2 semana, dividido em 3 componentes: formação, estágio e trabalho autónomo.  

Supervisores: Ana Benavente, António Teodoro, Carla Galego, Elsa Estrela, Fernando Catarino, Filipa Lourenço, Lucimar Dantas, Maria José Brites, Rita Grácio, Sónia Vladimira, Teresa Lopo e Vitor Rosa.

Plano de Formação:

Módulo I – Organização da Ciência em Portugal: 1 a 16 de agosto 3 dias de formação, 4 dias de estágio, 3 dias de trabalho autónomo.

Módulo II – Questões Éticas nas Ciências Sociais: 17 a 30 de agosto 3 dias de formação, 4 dias de estágio, 3 dias de trabalho autónomo.

Módulo III – Ciência e Ciência Pública. Responsabilidade e Possibilidades Pós-Covid-19: 31 de agosto a 15 de setembro 3 dias de formação, 5 dias de estágio, 4 dias de trabalho autónomo.

Módulo IV – Escrita científica. Questões, Práticas e Divulgação: 16 a 29 de setembro 3 dias de formação, 4 dias de estágio, 3 dias de trabalho autónomo.

Módulo V – Candidaturas e Gestão de Projetos: 30 de setembro a 14 de outubro 3 dias de formação, 4 dias de estágio, 3 dias de trabalho autónomo.

Módulo VI – Comunicação de Ciência Social-. Desafios, oportunidades e o Pós-pandemia: 15 a 30 de outubro, 4 dias de formação, 5 dias de estágio, 3 dias de trabalho autónomo.