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Resumo de artigo aceite na ICERI 2025 — Conferência Internacional de Educação, Pesquisa e Inovação
Foi aceite para apresentação na ICERI 2025 – 18.ª Edição da International Conference of Education, Research and Innovation, o resumo do artigo desenvolvido pelo investigador em formação, João Firmo (IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing) em co-autoria com Margarida Varela (ISG – Instituto Superior de Gestão). A conferência terá lugar em Sevilha, Espanha, de 10 a 12 de novembro de 2025.
O trabalho analisa os principais marcos históricos, legislativos e académicos que moldaram o percurso do ensino de marketing em Portugal, destacando a influência da Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) e do Processo de Bolonha (2005) no desenvolvimento de um sistema binário que equilibra a vertente universitária e a politécnica.
Através de uma abordagem histórica e exploratória, os autores identificaram 30 instituições de ensino superior com cursos na área do marketing, sendo que apenas cinco têm um foco específico em Gestão de Marketing. O estudo sublinha a necessidade de maior alinhamento entre a formação académica e as exigências de uma economia globalizada, reforçando o papel estratégico do marketing no desenvolvimento empresarial nacional.
Parabéns aos autores por esta importante aceitação, que contribui para o reconhecimento da investigação em Educação e Ensino do Marketing a nível internacional!
Consulte, em baixo, o resumo completo:
Resumo
Este artigo analisa a evolução do ensino de marketing no ensino superior português, com foco nos desenvolvimentos legislativos e académicos que moldaram o seu percurso. Assente na Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986 e no Processo de Bolonha (2005), o modelo binário do ensino superior em Portugal—dividido entre universidades (orientadas para a investigação) e politécnicos (com orientação profissional)—tem promovido um ambiente educativo diversificado e acessível.
A análise histórica está organizada em torno de quatro eras transformadoras do mercado e das respetivas fases educativas, traçando a progressão do marketing desde uma disciplina próxima da economia até um campo estratégico com relevância social e empresarial. Pensadores influentes, como Philip Kotler, desempenharam um papel fundamental na redefinição do alcance e impacto do marketing. Um marco importante em Portugal foi a fundação do IPAM em 1984, que representou um passo significativo na formalização do ensino especializado em marketing.
Este estudo exploratório utilizou métodos de investigação secundária na sua fase inicial, recorrendo a relatórios, literatura académica e dados institucionais. A investigação identificou 30 instituições de ensino superior em Portugal que oferecem cursos relacionados com o marketing, sendo que apenas cinco se focam especificamente em Gestão de Marketing—duas em universidades (Lisboa e Maia) e três em institutos politécnicos (Lisboa, Porto e Santarém). Estes cursos evidenciam a crescente relevância do marketing para a estratégia económica e a competitividade empresarial.
Os resultados sugerem que, embora o ensino de marketing em Portugal tenha registado progressos significativos, é necessário um maior alinhamento com as necessidades práticas de uma economia globalizada, de forma a reforçar o seu contributo estratégico para o desenvolvimento empresarial nacional.
João Firmo
Doutorando no 2º Ano em Educação