Paulo Freire (1921-2021) um Centenário de Atualidade
Esta página dará conta das iniciativas e eventos organizados para assinalar o Centenário de Paulo Freire, para celebrar a sua obra, para reflectir, de modo participado, sobre os caminhos da educação que inclui propostas freireanas neste século XXI, cheio de contradições e de desafios.
No ano em que se celebra o centenário do nascimento do pensador, pedagogo e activista Paulo Freire, o CeiED, em colaboração com a Cátedra UNESCO-ULHT "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural" toma a iniciativa de organizar um conjunto de iniciativas e de eventos, em colaboração com outros Centros de pesquisa, Colectivos, Institutos e Instituições no espaço luso-afro-brasileiro e no espaço europeu.
"Ser cultural ou ser consciente é a forma radical de ser dos humanos, enquanto seres que, refazendo o mundo que não fizeram, fazem o seu mundo e, neste fazer e refazer, se refazem a si mesmo. São, porque estão sendo."
Como esta, são inúmeras as frases de Paulo Freire, vincando o direito e o dever de cada pessoa se afirmar como sujeito da sua história e, como tal, da história do mundo.
Podemos dizer que Paulo Freire mostrou com uma clareza absoluta, a importância da EDUCAÇÃO então e agora. A Educação como libertação de amarras do pensamento inculcado, Educação para a cidadania, Educação fundamental para a tomada de consciência de quem somos, do que queremos e do poder da nossa ação. Não apenas a Educação Escolar, mas a Educação formal e não formal em todos os espaços da vida e em todos os momentos dos nossos percursos.
É assim que, no âmbito da Cátedra UNESCO-ULHT, temos realizado uma série de encontros alusivos ao centenário de Paulo Freire através do grupo de estudos Sociomuseologia + Paulo Freire. Os encontros acontecem sempre com transmissão online (via Facebook) e têm periodicidade bimensal e dinamizados através Rodas de Conversa (conforme terminologia freireana) são conduzidos por professores convidados, tendo sempre como tema gerador uma das obras de Paulo Freire ou uma experiência prática que tenha como inspiração a metodologia freireana.
Investigadores vinculados ao CeiED têm participado em eventos nacionais e internacionais em celebração ao centenário de Paulo Freire, como o Fórum Mundial Paulo Freire, e marcando presença nos eventos futuros da ULHT, através da participação no II Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (outubro 2021) e da organização do I Seminário Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade" (dezembro 2021).
E para o apoio a este programa, o CeiED assegurou a contratação de um bolseiro que tem realizado, entre outras ações, um trabalho de levantamento do que existe da obra de Paulo Freire nas principais bibliotecas portuguesas, a nível nacional e municipal. Um dos focos desta investigação é fornecer dados para a distribuição de uma edição portuguesa do manuscrito original de Pedagogia do Oprimido às bibliotecas em questão.
Publicações
- Paulo Freire, 2008. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3089
- Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire. 2003. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis, Editora UNESP, ISBN 978-85-7139-483-4. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2407
- Paulo Freire, Ira Schor. 1997. Medo e ousadia: o cotidiano do professor, Paz e Terra. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2958
- Paulo Freire, Sérgio Guimarães, Moacir Gadotti. 1986. Pedagogia: diálogo e conflito, Cortez Editora Autores Associados. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3058
- Paulo Freire. 1959. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife (tese de concurso público para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de Pernambuco). http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1976
- Paulo Freire. 1961. A propósito de uma administração. Imprensa Universitária. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1362
- Paulo Freire. 1963. Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3172
- Paulo Freire. 1968. "Pedagogia do Oprimido". Editora Paz e Terra; [2014] Última Edição. http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/2928
- Paulo Freire. 1968. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra; ISBN 978-85-219-0109-9. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1983
- Paulo Freire. 1978. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Edições Base. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1401
- Paulo Freire. 1979. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1931
- Paulo Freire. 1984. Cartas a Guine-Bissau: registros de uma experiência em processo. Paz e Terra. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/2956
- Paulo Freire. 1991. A Educação na cidade. Cortez Editora. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4392
- Paulo Freire. 1997. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra; ISBN 978-85-219-0010-8. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1210
- Paulo Freire. 2001. Extensão ou comunicação?. Paz e Terra; ISBN 978-85-219-0427-4. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3095
- Paulo Freire. 2007. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra; ISBN 978-85-7753-023-6.http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/2953
- Paulo Freire. 2009. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, ISBN 978-85-7753-015-1. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3159
- Paulo Freire; Adriano Nogueira. 1989. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1405
- Paulo Freire; Antonio Faundez. 2002. Por uma pedagogia da pergunta. Paz e Terra. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3096
- Paulo Freire; Myles Horton; Brenda Bell. 2003. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Vozes; ISBN 978-85-326-2815-2. http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1883
- Paulo Freire; Sérgio Guimarães. 2000. Aprendendo com a própria história. Editora Paz e Terra; ISBN 978-85-219-0371-0 http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/2954