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Série Memória e Sociedade

A Associação Portuguesa de Professores de Inglês – memórias e testemunhos

Maria Manuel Calvet Ricardo (org.)
Autor(es) / Editor(es)
2011
Ano de edição
978-989-8512-03-1
ISBN

Sinopse – “Os anos 80 do século passado foram, nos vários sectores sociais a vários níveis, um período de construção de uma nova matriz política, económica e sociocultural em Portugal. Recentemente saídos de um regime político que, durante cerca de quatro décadas, sufocara o país, os portugueses confrontam-se no período pós-25 de Abril com os desafios resultantes da alteração desse regime político. É assim que as concepções sociais-democratas de “Estado” e da “natureza humana” associadas à social-democracia Keynesiana, então reinante na Europa Ocidental, se constituem como referenciais, em particular o “igualitarismo” que quer minimizar as diferenças de classe existentes na sociedade portuguesa e os novos direitos ao “bem-estar” e à “educação”. É neste contexto que emerge o movimento associativo de professores de natureza não-sindical, sendo a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) um caso, a um tempo paradigmático e singular desse movimento: paradigmático porque, à semelhança de outras áreas disciplinares, os professores de inglês se associaram numa “comunidade de práticas pedagógico-didáticas” na sua área de especialidade, e singular porque, como procurarei mostrar, a APPI se revestiu de características específicas” (Maria Emília Galvão).