Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ana Sofia Rézio

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sofia Rézio é Doutorada em Educação na área de Especialização de Educação Matemática (Pensamento Algébrico) pela Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Mestre em Matemática na Área de Especialização de Análise Numérica e Matemática Computacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, licenciada em Matemática, ramo Educacional pela  Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e licenciada em Matemática Aplicada e Computação, ramo Análise Numérica, pelo Instituto Superior Técnico. Encontra-se no 2º ano do doutoramento em Matemática, Modelação e Aplicações (Universidade Aberta).

Atualmente desempenha funções docentes no instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, é professora de carreira do Ensino Básico e Secundário na área disciplinar de Matemática (3º ciclo e secundário), e também tem experiência docente em licenciaturas em Educação Básica.

Participou em dois projetos financiados: no TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens é financiado pela Comissão Europeia (2020-1-PT01-KA202-78621), através de fundos concedidos pela Agência Nacional Erasmus + Agência de Educação e Formação Ação-chave 2 (KA2) – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissionais); Projeto de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Através da Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares, financiado pelo CeiED.                                    

Coordenadora do Projeto Criação de Materiais Pedagógicos Inclusivos para Alunos com Deficiência Visual, no Ensino Básico Promotores de aprendizagens na área da matemática e ciências, financiado pelo CeiED.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Matemática,
  •  Didática da Matemática,
  • Matemática Computacional,
  •  Educação Matemática Inclusiva

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Machado, D. S. M. Q., da Silva, D. M., Pinheiro, P. C. D., Rézio, A. S. R., & Araújo, V. M. da S. (2023). Inclusive Higher Education (IHE): Application of Assistive Technologies. Revista Campo Da História, 8(1), 481–498. https://doi.org/10.55906/rcdhv8n1-028
  • Rézio, S., Pires, J., & Pinheiro, P. (2023). Mathematical modeling with engineering students, problem based learning methodology, and proposal of a quantitative evaluation rubric. International Journal of Studies in Education and Science, 4(1), 1-17. https://doi.org/10.46328/ijses.43
  • Rézio, S., Andrade, M. P. , Teodoro, M. F. (2022). Problem-Based Learning and Applied Mathematics. Mathematics. 10(16). https://doi.org/10.3390/math10162862
  • Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101-129. https://doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2
  • Rézio, S., & Neves, C. (Coords). (2022). Como ser um as com números fracionários em 10 passos. Edições Esgotadas