Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Eva Côrrea

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PhD em Educação, em Novembro de 2011, pela Universidade Lusófona de Lisboa. Mestrado em Criatividade Aplicada, em Julho de 2002, pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciatura em Educação pela Arte, em Julho de 1980, pelo Conservatório Nacional de Lisboa.

Professor Coordenador do ISCE – atualmente responsável e docente das unidades curriculares (Licenciatura e Mestrado): Expressões Criativas Integradas, Didática das Expressões, Didática da Expressão Dramática, Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, Didática das Expressões Artísticas e Motora, Metodologia de Investigação.

Coordenadora da Licenciatura em Animação Sociocultural do ISCE, e orientadora dos projetos finais de investigação deste curso.

Membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Educação Básica.

Orientadora de relatórios finais do Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Teses de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Professores.

Arguente de várias Teses de Mestrado em Ciências da Educação; Supervisão Pedagógica e Formação de Professores; Educação Social – Intervenção com Crianças e Jovens em Risco.

Formadora de algumas Ações de Formação na área das Expressões Artísticas, Técnicas de Expressão Criativa e Metodologia Qualitativa, em Portugal e Angola.

Publicações em Portugal e Espanha, nas áreas da Educação, Criatividade, Animação Sociocultural, Educação Artística e Expressões Integradas.

Membro de várias comissões organizadoras e cientificas de congressos internacionais.

Avaliadora da Bolsa de Avaliadores da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação – Avaliação de candidaturas 2018.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Didática das Expressões;
  • Metodologia da Educação Artística;
  • Expressões Criativas Integradas;
  • Educação pela Arte;
  • Mediação em Animação Sociocultural e Metodologias criativas;

Publicações Selecionadas Selected Publications

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Antunes, I., Corrêa, E., & Farinho, F. (2019). Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. FEPUE, Revista do Centro de Investigação e Psicologia da Universidade de Évora (p.444 – 475).

Capítulos de livro

  • Freitas, M., F., Corrêa, E., Ribeiros, I., & Farinho, P. (2020). Projeto Oceano Azul. In Martinéz, T., S., Núnez, J., A., Guerrero, A., J., Reche, J., &; Sánchez, S. (Editores). Investigación Educativa e Inclusion. Retos actuales en la Sociedad del siglo XXI (pp.111-125). Madrid: Dykinson. ISBN: 978-84-1324-591-1.
  • Pedro, T., Carvalho, F., Corrêa, E., & Raposo, H. (2020). Conhecer a multiculturalidade: todos diferentes, mas surpreendentes. In Torres, J., Garcia, S., Soto, M., & Reche, J. (Editores). Análisis sobre metodologías activas y tic para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 431-442). Madrid: editorial DYKINSON. ISBN: 978-84-1377-173-1.
  • Pona, S., Farinho, P., & Corrêa, E. (2020). O papel das artes visuais na educação: uma investigação no jardim de infância. In Torres, J., Garcia, S., Soto, M., & Reche, J. (Editores) Análisis sobre metodologías activas y tic para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 457-470). Madrid: editorial DYKINSON. ISBN: 978-84-1377-173-1.
  • Sousa, S., & Corrêa, E. (2020). A Animação Sociocultural e a dependência na velhice. In Pocinho, R., Navarro, E., Belo, P., Pereira, F., & Carrana, P. (Coord). O Envelhecimento como um todo (pp. 255-268). Pamplona: Thomson Reuteurs. Ed. Aranzadi. ISBN: 978-84-1345- 390-3.
  • Corrêa, E., Mendonça, R., & Machado, I. (2019). Nossas artes – práticas artísticas para a inclusão social. In Ruiz-Herrera, N.; Guillén-Riquelme, A. & Guillot-Valdés, M. (Coords). Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 2019, 368-376. Granada: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-19788-0
  • Daehnhardt, A., Almeida, T., Pinto, F., Farinho, P., & Corrêa, E. (2019). Educa, integra, inclui: “Ciencibiliza-te”. In Ruiz-Herrera, N.; Guillén-Riquelme, A. & Guillot-Valdés, M. (Coords). Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 2019, 377-384. Granada: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-19788-0
  • Marujo, M., & Corrêa, E. (2019). Envelhecer CriAtivamente. In Pocinho, R. (Coord). Envelhecimento como perspetiva futura (pp.184-195). Pamplona: Thomson Reuteurs, Ed. Aranzandy. ISBN: 978-84-1309-827-2.
  • Rodrigues, S., Farinho, P., Almeida, T., Pinto, F., & Corrêa, E. (2019). Das atividades experimentais ao desenvolvimento de atitudes em ciências no 1º ciclo do ensino básico. In Ruiz-Herrera, N.; Guillén-Riquelme, A. & Guillot-Valdés, M. (Coords). Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 2019, 361-367. Granada: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-19788-0
  • Corrêa, E., Delgado, M.J., Marinheiro, M.L., Mendes, P. & Farinho, P. (2017). Orff music therapy in specific learning disabilities – A case study. In A. P. Ruiz (Coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica, (pp.157-164). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla – La Mancha. Disponível aqui.
  • Corrêa, E., Silveira, L., Raposo, H., Delgado, M.J. & Farinho, P. (2017). Victory, victory, all’s well that goes on well…- project of social involvement with the elderly. In A. P. Ruiz (Coord), Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula. (pp. 101-114). Cuenca: Publicaciones UCLM. Disponível aqui.
  • Pereira, P., Raposo, H., Casal, J. & Corrêa, E. (2017). Social inequality and the digital divide among students. In A. P. Ruiz (Coord), Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula. (pp. 126-133). Cuenca: Publicaciones UCLM. Disponível aqui.
  • Farinho, P., Casal, J., Raposo, H., Delgado, M.J. & Corrêa, E. (2017). Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal. In A. P. Ruiz (Coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica. (pp.728-736). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla – La Mancha. Disponível aqui.
  • Lourenço, R., Farinho, P., Delgado, M., & Corrêa, E. (2017). Repensar as Plataformas de Gestão em Função dos Padrões de Qualidade das Escolas. In, Maria dos Anjos Cohen (coord.), Supervisão, Liderança e Inclusão. Ramada, Portugal: Edições Pedago ISBN: 978-989-8655-77-6.
  • Delgado, M.J., Cartas, A., Farinho, P. Corrêa, E., & Casal, J. (2017). Building a checklist for the accessibility assessment. In A. P. Ruiz (Coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica. (pp.740-748). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla – La Mancha. http://hdl.handle.net/10578/11811
  • Amaro, A., Corrêa, E., Delgado, M., & Farinho, P. (2016). De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo. In Mª. Bermúdez (Coord.). Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 328-339). Granada: Universidade de Granada.
  • Corrêa, E. (2015). A criatividade como metodologia científica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais. In J. Pereira, M. Lopes, & M. Maciel (Coords). O Animador Sociocultural no século XXI (pp. 213-221). Chaves: Intervenção.
  • Corrêa, E., Delgado, M.J., & Farinho, P. (2013). A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. In S. Castilho (Coord), Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación, II (pp. 194-197). Madrid: Uned.
  • Corrêa, E., Delgado, M.J., & Farinho, P. (2013). A Expressão Plástica: Boas Práticas para a Formação de Professores. In S. Castilho (Coord), Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación, II (pp. 197-201). Madrid: Uned.
  • Corrêa, E., Delgado, M.J., & Farinho, P. (2013). Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. In S. Castilho (Coord), Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación, II (pp. 257-261). Madrid: Uned
  • Corrêa, E. (2010). The Artistic Integrated Expressions in the process of mediation of sociocultural animator. – Contributes for a new model of intervention. In E. Lucio-Villegas, Transforming/researching communities, (pp.141-153). ESREA Sevilha/ Editora Diálogos.
  • Corrêa, E. (2009). As metodologias criativas e os projectos de investigação – acção no processo de mediação do ASC. In S. Gonçalves, Creativity and Innovation. (pp. 175-186). IWE. Coimbra. ESEC Coimbra.

Comunicações em eventos internacionais

  • Oliveira, J., Corrêa, E., & Miguez, I. (2021). The importance of communication in the relationship with older persons and geriatric officers. Paper presented to the AgeingCongress, 2021. Leiria, (25 e 28 de setembro).
  • Ruas, C., Ribeiros, I., & Corrêa, E. (2021). Descobrir o mundo na diversidade familiar: uma experiência integradora. Paper presented to the FEPUE – III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil. Évora (13 a 16 de outubro).
  • Duarte, J., Corrêa, E., & Farinho, P. (2021). A arte do Hip-Hop – uma cultura rica para aprendizagens significativas. Paper presented to the FEPUE – III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil. Évora (13 a 16 de outubro).
  • Pedro, T., Corrêa, E., & Carvalho, F., & Raposo, H. (2020). Conhecer a multiculturalidade: todos diferentes, mas surpreendentes. Paper presented to the XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação. Coimbra (9, 10 e 11 de dezembro).
  • Pona, S., Corrêa, E., & Farinho, P. (2020). O papel das artes visuais na educação: uma investigação no jardim de infância. Paper presented to the XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação. Coimbra (9, 10 e 11 de dezembro).
  • Ferreira, S., Casal, J.,Farinho, P.,& Corrêa, E. (2018).Competências sociais: importância da vida ativa pós-escolar em alunos comPlano Individual de Tansição. Paper presented to the 6Th International Congress of Educational Sciences and Development. Setúbal (23-25 June).
  • Lourenço, T., Pereira, R., Farinho, P., & Corrêa, E. (2018). Metodologia de Trabalho por Projeto: uma estratégia de promoção para o Ensino da História no 1º Ciclo do EnsinoBásico. Paper presented to the 6Th International Congress of Educational Sciences and Development. Setúbal (23-25 June).
  • Pinto, C., Farinho, P., Raposo, H., & Corrêa, E. (2018). Estratégias de motivação para o desenvolvimento da Leitura e da Escrita. Paper presented to the 6Th International Congress of Educational Sciences and Development. Setúbal (23-25 June).
  • Corrêa, E., Delgado, M., Mendes, P., Marinheiro, M. & Farinho, P. (2016). Orff music therapy in specific learning disabilities – a case study. Paper presented to the XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”. University Castilla-La-Mancha, Albacete (14 a 17 March).
  • Corrêa, E., Silveira, L., Raposo, H., Delgado, M., & Farinho, P. (2016). Victory, victory, all’s well that goes on well – Project of social involvement with the elderly. Paper presented to the XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”. University Castilla-La-Mancha, Albacete (14 a 17 March).
  • Corrêa, E., Teixeira, A., Delgado, M., & Farinho, P. (2016). As expressões artísticas e as dinâmicas de grupo no processo de mediação socioeducativa. Paper presented to the 4Th International Congress of Educational Sciences and Development. Santiago de Compostela (23-25 June).
  • Delgado, M., Cartas, A., Corrêa, E., Casal, J.& Farinho, P. (2016). Building a checklist for the accessibility assessment. Paper presented to the XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”. University Castilla-La-Mancha, Albacete (14 a 17 March).
  • Delgado, M., Corrêa, E., & Farinho, P. (2016). Didática das expressões & Aprendizagem colaborativa online – Ser criativo no Ensino Superior. Paper presented to the 4Th International Congress of Educational Sciences and Development. Santiago de Compostela (23-25 June).
  • Farinho, P., Casal, J., Raposo, H., Delgado, M., & Corrêa, E. (2016). Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal. Paper presented to the XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”. University Castilla-La-Mancha, Albacete (14 a 17 March).
  • Pereira, C., Nunes, M., Casal, J., Farinho, P., Delgado, M., & Corrêa, E. (2016). O relacionamento dos jovens com os seus pares em meio rural e urbano. Paper presented to the 4Th International Congress of Educational Sciences and Development. Santiago de Compostela (23-25 June).
  • Pereira, P., Raposo, H., Casal, J., & Corrêa, E. (2016). Social inequality and the digital divide among students. Paper presented to the XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”. University Castilla-La-Mancha, Albacete (14 a 17 March).
  • Pereira, R., Nunes, M., Casal, J., Farinho, P., Delgado, M., & Corrêa, E. (2016). O autoconceito e a autoestima dos jovens surdos: Lisboa versus Alentejo. Paper presented to the 4Th International Congress of Educational Sciences and Development. Santiago de Compostela (23-25 June).
  • Amaro, A., Corrêa, E., Delgado, M., & Farinho, P. (2015). De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo. Paper presented to the 3rd International Congress of Education Sciences and Development. San Sebastian (24-26 June).
  • Corrêa, E. (2015). A Criatividade como metodologia cientifica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais. Paper presented to the 1st International Congress “O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção”. Penafiel (6-8 November).
  • Corrêa, E., Delgado, M., Farinho, P., & Marques, I. (2015). A Expressão Dramática e a Interdisciplinaridade. Paper presented to the 3rd International Congress of Education Sciences and Development. San Sebastian (24-26 June).
  • Corrêa, E., Delgado, M., & Farinho, P. (2015). Dinâmicas colaborativas online aplicadas na Didáctica das Expressões. Paper presented to the 3rd International Congress of Education Sciences and Development. San Sebastian (24-26 June).
  • Corrêa, E., Cabrito, C., Delgado, M. & Farinho, P. (2014). Zen Art: Animating Workshops Zen – Creative Arts and Inclusive Education. Comunicação apresentada no Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe. Porto.
  • Corrêa, E., Delgado, M., Rosa, C. & Vicente, E. (2014). Creative Dance in School – Arts education and creative strategies for learning. Comunicação apresentada no Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe. Porto.
  • Corrêa, E.; Delgado, M.; Farinho, P.; Leitão, A. & Lourenço, R. (2014). Liderar y Dirigir: un reto permanente para los diretores de grupos de escuelas en Portugal. II Congreso Internacional de Ciencias de la educación y del desarrollo. (Granada, 27 junho de 2014.)
  • Corrêa, Eva; Delgado, Maria João; Farinho, Paula; Ferreira, Ana Catarina (2013). A Expressão Plástica: Boas Práticas para Formação de Professores. Comunicação apresentada no Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis y Propuestas. 16 a 19 de julio.
  • Corrêa, Eva; Delgado, Maria João; Farinho, Paula; Gonçalves, Hugo (2013). Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. Comunicação apresentada no Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis y Propuestas. 16 a 19 de julio.
  • Corrêa, Eva; Delgado, Maria João; Farinho, Paula; Santos, Sónia (2013). A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. Comunicação apresentada no Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis y Propuestas. 16 a 19 de julio, 2013.
  • Corrêa, E. (2013). A Investigação-Ação como metodologia de intervenção em contextos não formais. Comunicação apresentada no I Colóquio Internacional de Ciências da Educação /III Encontro de Sociologia da Educação – o Não Formal e o Informal em Educação. (Braga, Universidade do Minho, 25, 26 e 27 de março).

Comunicações em eventos nacionais

  • Antunes, I., Corrêa, E., & Farinho, F. (2018). Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. Paper presented to the 2nd FEPUE – “A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora”. Évora (22 e 23 de February).
  • Corrêa, E. (2016, Janeiro). A Criatividade na Educação: um caminho a percorrer. Apresentada no Seminário de Educação Artística, Odivelas .
  • Corrêa, F. M., & Teodoro, A. (2015, Julho). As políticas educacionais de formação continuada de gestores escolares e suas implicações na gestão democrática e na organização do trabalho pedagógico. Apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social, Lisboa.
  • Corrêa, E. (2014, Abril). Do Bacharelato à Licenciatura em Animação Sociocultural – Caminhos do Futuro. Apresentada no Ciclo de Conferências e Workshops, Sociedade, Cultura e Cooperação, Red Iberoamericana de Animación Sociocultural, Lisboa.

Outras publicações

  • Farinho, P., Corrêa, E., Delgado, M., Silveira, L., Raposo, H., Teixeira, A., Mendes, P., Marinheiro, M., Cartas, A., Casal, J., Nunes, M., & Pereira, P. (2016). Estrategias para la Educación Inclusiva en Portuga: Gestión de Proyetos en la educación formal e no formal – Simpósio 12. In A. P. Ruiz, (Coord.), Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento, (pp.64-72). Publicaciones de la Universidad de Castilla-La Manchan. Disponível aqui.