João Gouveia
João Gouveia é Professor da Escola Superior de Educação (ESE) de Paula Frassinetti, no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia e na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão (Gestão de Recursos Humanos), no Porto. É investigador em áreas como avaliação, educação, gestão da formação, empreendedorismo, prospetiva e gestão de recursos humanos. É Membro da Comissão Executiva do Mestrado em Supervisão Pedagógica na ESE de Paula Frassinetti.
João é também formador para as áreas da educação, da prospetiva, da gestão da formação e da gestão de recursos humanos em várias organizações nacionais e internacionais.
Foi Coordenador da Pós-Graduação de Administração e Gestão das Instituições Educativas na ESE de Paula Frassinetti e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão da Formação no ISLA – Gaia.
É Consultor de organizações (com e sem fins lucrativos) para as áreas da gestão da formação, da avaliação de desempenho e do planeamento estratégico.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação
- Avaliação
- Prospetiva
- Gestão de recursos humanos
- Planeamento estratégico
Publicações Selecionadas Selected Publications
Artigos em revistas internacionais
- Gouveia, João, (2017). For Education to Change, Few Things Can Remain the Same. BULLETIN OF THE POLYTECHNIC INSTITUTE OF IASI 63 (1): 65-80.
Artigos em revistas científicas nacionais
- Martins, Jorge, Gouveia, João, (2019). A construção do Projeto Educativo Municipal e a possibilidade e interesse na consensualização de indicadores comuns de auto-avaliação das escolas. Relato de uma experiência recente, Atas do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
- Martins, Jorge, Gouveia, João, (2019). A construção do Projeto Educativo Municipal e a possibilidade e interesse na consensualização de indicadores comuns de auto-avaliação das escolas. Relato de uma experiência recente, Atas do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Livros
- Lopes, J. (2019). Supervisão Pedagógica – observação e qualificação de professores. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Gouveia, João (coord.), (2019). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: objetivos, métodos e avaliação, Porto, ESEPF. ISBN 978-989-99984-8-3.
- Gouveia, João (2019). Era uma vez uma caixa negra – observação de aulas entre pares, Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-6-9
- Gouveia, João, (2019). SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: observação e qualificação de professores, Porto, ESEPF. ISBN 978-989-99984-9-0
- Gouveia, João, Martins, Jorge (2018). Projeto Educativo Municipal – Educar, Presente e Futuro. Paços de Ferreira, Portugal: Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
- GOUVEIA, João, (2015), Ecossistemas de Empreendedorismo – Brasil – China – Rússia: estudo de benchmarking internacional, Vila Verde, Instituto Empresarial do Minho.
- AGIS, Daniel, GOUVEIA, João, VAZ, Paulo, (2011), Vestindo o futuro, microtendências para as indústrias da têxtil, do vestuário e da moda, Porto, Associação de Têxteis de Portugal
- GOUVEIA, João, (2005), Métodos, Técnicas e Jogos Pedagógicos, Braga, Expoente.
- GOUVEIA, João, RODRIGUES, Ana Cláudia, (2005), Manual de Boas Práticas – Recurso Didáctico para formação Intra-Empresas, Braga, Expoente.
- GOUVEIA, João, (coord.), (2007), Formação PME – um olhar, uma antevisão, Braga, EXPOENTE.
- AGIS, Daniel, GOUVEIA, João, VAZ, Paulo, (2001), Vestindo o Futuro, Macrotendências para as Indústrias Têxtil Vestuário e Moda até 2020, Porto, Edições APIM
Capítulos de livro
- Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A Relação Educativa baseada em Valores, Saberes e Práticas de Referência. In Memórias e Rumos (pp. 99 – 102). Porto: ESEPF.ISBN: 978-989-98940-0-6.
- Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-0-6.
Comunicações em eventos internacionais
- Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. & Martins, M. (2014), Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente. In Atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp.2052-2067). Porto: CIIE. ISBN 978-989-8471-13-0. Disponível aqui.
- GOUVEIA, João, BARRAL, Marlene, (2014), RUBRICS: uma estratégia de avaliação formadora no 1º Ciclo do Ensino Básico, Congresso Internacional Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Porto
- GOUVEIA, João, MARTINS, Jorge, (2014), EDUCÁVADO: Projeto de Formação-Ação para a (re) Estruturação da Função Educação nos Municípios da NUT III Cávado, Congresso Internacional GESTIÓN PEDAGÓGICA Y POLÍTICA EDUCATIVA Desafios para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores, Salamanca
- Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., & Martins, M. (2013). Empreendedorismo em Escolas Superiores de Educação: uma reflexão sobre as competências mais valorizadas. Trabalho apresentado em Conference on Enabling Teachers for Entrepreneirship Education – ENTENP 2013. Guarda, Instituto Politécnico de Guarda (7 e 8 de junho de 2013).
- GOUVEIA, João, (2009), Digital Natives and the inevitability of critical thinking, Conferência Bridging Cultures Through Education do European Teacher Education Network, Izmir (Turquia)
- GOUVEIA, João, (2009), E-learning na ESEPF, Conferência Internacional Creative Learning Innovation Marketplace, Lisboa.
Comunicações em eventos nacionais
- Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2014). Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica. In Formação inicial de professores e educadores (pp.301-320). Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. Disponível aqui.
- Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2012). Competências Transversais … e daí? Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de educadores e de professores do 1º e 2º CEB. Universidade de Aveiro (12 e 13 de outubro de 2012).
Outras publicações
- Martins, J. & Gouveia, J. (2018), A construção do Projecto Educativo Municipal e a possibilidade e interesse na consensualização de indicadores comuns de auto-avaliação das escolas. Relato de uma experiência recente. Atas do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
- Lage, P., & Gouveia, João (2015). Conselho da Comunidade Educativa, Precioso ou Prescindível? Análise do órgão máximo da direção das escolas da RAMadeira. Atas do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Universidade do Minho – Instituto da Educação (pp.676-691). http://webs.ie.uminho.pt/iicicse/files/ATAS-IICICSE_CS2015.pdf
- Gouveia, J. (2015), Avaliação das escolas e gestão do conhecimento, in Machado, J., ALVES, M., (org.) (2015), Professores, Escola e Município – formar, conhecer, desenvolver, Universidade Católica Editora Porto, ISBN 9789898835000
- Gouveia, J., Barral, M. (2014). RUBRICS: uma estratégia de avaliação formadora no 1º Ciclo do ensino básico. In atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp. 4147-4161). Porto: CIIE.ISBN 978-989-8471-13-0. Disponível aqui.
- Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos,C., Brandão, I.& Martins, M. (2014), Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente. In atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp.2052-2067).Porto:CIIE. ISBN 978-989-8471-13-0. Disponível aqui.
- Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos,C., Brandão, I.& Martins, M. (2014), Competências transversais: a construção do perfil profissional dos docentes de Educação Básica, in Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 301 a 320, ISBN 978-972-789-428-4
- Gouveia, J., Martins, J. (2014). EDUCÁVADO: Projeto de Formação-Ação para a (re) Estruturação da Função Educação nos Municípios da NUT III Cávado. In atas III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Zaragoza. ISBN 84-695-7964-9