

Nathália Pamio Luiz
Nathália Pamio Luiz é consultora em Gestão e Produção Cultural. Gestora de Projetos da Unidade Técnica do Programa Ibero-Americano de Museus - Ibermuseus (2024-presente). Gestora de Projetos e Secretariado Administrativo no Departamento de Museologia da Universidade Lusófona (2023-2024).
Investigadora no CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, com destaque para os Projetos co-financiados pela União Europeia: HIGHRES - Helping IntanGible Heritage REsilience through Storytelling [ERASMUS+ 2023-1-LV01-KA220-ADU-000160743] (2023-2025) e EcoHeritage: Ecomuseums as a collaborative approach to recognition, management and protection of cultural and natural heritage [ERASMUS+ KA 2020-1-ES01-KA204-082769] (2021-2023). É membro da ReLeCo Memória, Cidadania e Sociomuseologia.
Doutorada em Sociomuseologia com Bolsa de Estudos Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”(Universidade Lusófona, 2025). Pós-Graduada em Direção Estratégica de Museus e Centros Patrimoniais, premiada pelo Fundo de Bolsas ICOM Portugal (Universitat de Girona, 2022). Membro Fundadora da LUME - Associação de Cultura e Património (2019-atual). Técnica do Centro de Memórias do Museu Sporting no Sporting Clube de Portugal (2021-2022). Voluntária de Produção Executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2019-2020). Produtora Executiva da Base7 Projetos Culturais (2013-2018). Membro do Core Team da APOYOnline- Associação para a Preservação do Património nas Américas (2020-atual).
Membro da Direção do ICOM Portugal (2023-2026). Membro da Direção do MINOM Internacional (2024-2027).
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Museologia e Sociomuseologia;
- Tecnologia Social;
- Gestão Cultural e de Ciência;
- Políticas Culturais;
- Educação;
- Sustentabilidade;
- Ciências da Comunicação e Informação
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Luiz, N. P.; Portezan, C. P. (2024). Mute: Controvérsias entre música e silenciamentos, recursos para abertura de diálogo no processo expositivo do Musée du Quai Branly. Cadernos de Sociomuseologia, 67(23)(Arte contemporânea: um instrumento para uma museologia Inclusiva), 131–142. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9488
- Luiz, N. P. (2023) Mudar requer impulso. Revista «ZEUS», 4, 46-47. https://revistazeus.com/
- Luiz, N. P., Gili, M. L. (2022). Património imaterial, diálogo e ramificações: Reflexões iniciais sobre um planeamento estratégico participativo. Boletim ICOM Portugal, Série III, 18(O Poder dos Museus), 157–161.
- Simão, M., Biléssimo, A., Luiz, N. P. (2021). The Place of Intangible Cultural Heritage in Educational Processes. The International Journal of the Inclusive Museum. https://doi.org/10.18848/1835-2014/CGP/v15i01/135-143.
- Moutinho, M., Simão, M., Luiz, N., Biléssimo, A. (2022) Sociomuseological practices in school context: the potencial of plural dialogue as an ally to learning. In Education and Museums: An inclusive intercultural and integrated vision (pp. 56-65). Instituto Piaget - Cooperativa para Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico.