José Beltrán
José Beltrán é Doutor em Filosofia e Professor Titular do Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade de Valência. Ministrou cursos e palestras em várias universidades nacionais e internacionais.
A sua trajetória académica tem se concentrado na administração educacional, na educação de adultos, na formação de professores e nas políticas educacionais.
É autor de numerosas publicações sobre filosofia, sociologia e educação e membro de conselhos editoriais de revistas educacionais espanholas e latino-americanas.
Coordena a equipe da Universitat de València que faz parte da Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Políticas Educacionais (RIAIPE). Participou em diferentes projetos de cooperação internacionais e é membro de Escolas Solidárias. Membro da Assembleia da Federação Espanhola de Sociologia (FES) e da International Sociological Association (ISA), bem como do Grupo de Trabalho da CLACSO sobre políticas de Educação Superior.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Filosofia
- Sociologia
- Educação
- Sociologia da Educação
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Alonso, R., Rodríguez L., & Beltrán, J. (2022). La Sociología de la Educación en España. Cronología de una época: 1990-2021. Revista de sociología de la educación, 15(1), https://doi.org/10.7203/RASE.15.1.22180
- Zambrano, M., & Beltrán, J. (2021). Filósofa de la Generación del 27. Creativity and Educational Innovation Review, 5. https://doi.org/10.7203/CREATIVITY.5.22164
- Ruiz, D., Gracia-Soriano, P., Andrés-Cabello, S., Villar-Aguilés, A., Venegas, M., & Beltrán, J. (2021). Educación intercultural: desde el desarrollo de competencias del profesorado hasta las trayectorias vitales del estudiantado internacional. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 14(2). https://doi.org/10.7203/RASE.14.2.20975
- Jezine, E., Prestes, Em., Beltrán, J., & López, A. (2021). La educación a lo largo de la vida: lógicas sociales y marcos de análisis. Revista Lusófona De Educação, 49, 179-197. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle49.12
- Lima, F., & Beltrán, J. (2021). Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhecimento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth. Creativity and Educational Innovation Review, 4. https://doi.org/10.7203/CREATIVITY.4.19181