Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Lauren Ila Misiaszek

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Desde 2013, é Professora Associada no Instituto de Educação Internacional e Comparada da Beijing Normal University. Foi Secretária Geral Imediato do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES) (2016-2019), Diretora Adjunta do Instituto Paulo Freire, UCLA (2018-2022), e Co-Fundadora e Membro da Rede Internacional de Género Justiça social e Práxis. Foi bolseira Fulbright do Reino Unido, gestora do programa nacional da Administração de Veteranos dos EUA e bolseira de desenvolvimento sustentável em Nicarágua.

Tem bacharelado em Estudos Hispânicos e Sociologia pelo College of William & Mary (Virginia, EUA), e um mestrado e doutoramento (2009) em Ciências Sociais e Educação Comparada pela UCLA. Usa o nome do meio Ila profissionalmente para homenagear a sua avó de Appalachia (uma região cultural dos Estados Unidos), que era educadora.

Durante toda a sua vida esteve envolvida no trabalho de justiça social intergeracional, interseccional e interdisciplinar em contextos e linguagens. Seu ativismo académico e interesses são amplos e inter-relacionados, muitos influenciados por quase duas décadas de estudo de Paulo Freire.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Pedagogia crítica
  • Educação comparada e internacional
  • Sociologia do ensino superior
  • Estudos queer, feministas e de género
  • Educação para a cidadania global

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Misiaszek, L.I. (2023). Teaching and writing in the slipstream: aphorisms of precarity. [Precarity and illusions of certainty in higher education teaching]. Teaching in Higher Education. https://doi.org/10.1080/13562517.2023.2258489
  • Misiaszek, L.I. (2022). After the party: in the luminous residuals, finding ourselves anew. [Paulo Freire Centennial]. Educational Philosophies and Theories, 54(13), 2160-2164, https://doi.org/10.1080/00131857.2022.2144224
  • Misiaszek, L.I. (2022). Salutations: an epilogue in letters. [Paulo Freire Centennial]. Educational Philosophies and Theories, 54(13), 2312-2321. https://doi.org/10.1080/00131857.2021.1999227
  • Misiaszek, L.I., Arnove, R. F., & Torres, C. A. (Eds.) (2022). Emergent Trends in Comparative Education: the Dialectic of the Global and the Local. Rowman & Littlefield.
  • Misiaszek, L.I. (2022). Introduction - Urgent Departures: Emergent Trends in Comparative Education. In L.I. Misiaszek, R. F., Arnove, & C. A.Torres (Eds.), Emergent Trends in Comparative Education: the Dialectic of the Global and the Local (pp. 1-9). Rowman & Littlefield.