Skip to main content

Francisco Paulo do Nascimento

Francisco Paulo do Nascimento é Pós-doutorando em Educação com ênfase em formação docente, pela Universidade Lusófona. É Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2013). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2006). Foi Ouvidor, Membro do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino e Pesquisa, do Comitê de Ética em Pesquisa e professor de cursos de graduação e pós-graduação do UDF. Executivo aposentado da Caixa Econômica Federal. Especialista em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (1998), MBA em Gestão Empresarial pelo UDF (2000), Especialista em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Cândido Mendes (1995), Especialista em Desenvolvimento Local Sustentado pela Escola Nacional de Serviços Urbanos (1998), Especialista em Gestão Urbana e Municipal pela Escola de Administração Financeira/Instituto Banco Mundial (1999), graduado em Ciências Econômicas pelo UDF (1981). 

Tem experiências em gestão de organizações do terceiro setor e voluntariado, desenvolvimento urbano (planejamento, moradia popular e crédito), desenvolvimento sustentável, administração com ênfase em finanças e planejamento estratégico, gestão pública com enfoque em ética e responsabilidade social, criatividade e inovação. 

Atualmente se dedica a pesquisa em educação, com ênfase em dinâmica curricular, formação de professores, ecopedagogia e desenvolvimento sustentável em educação, avaliação de aprendizagem e metodologia da pesquisa científica. Coordenador de cursos de pós-graduação do UDF. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e da Associação Nacional de Pós-graduados em Educação – ANPED. Avaliador ad-hoc da Revista Gestão e Sociedade, editada pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Consultor “ad hoc” e parecerista da Revista Internacional de Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Orientador de mais de uma centena e meia de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de professores
  • Teoria curricular
  • Ecopedagogia
  • Tecnologias educacionais

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Nascimento, F. P. do, & Sousa, F. L. L. (2023). Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática - como elaborar TCC (3ª ed.). E-book. atual. rev. Brasília. Criatus Design e Editora. 
  • Nascimento, F. P. do. (2020). O Método Paulo Freire na Alfabetização Ecológica. In J. Abreu, & P. Padilha (Coords.), Como Alfabetizar com Paulo Freire (pp. 42-50). Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire. https://doi.org/10.29327/518977
  • Nascimento, F. P. do. (2021). Pedagogia da Resiliência: uma nova educação é possível? In P. Padilha (Coord.), Mestres do Amanhã - Fazedores do Futuro (pp. 303-316). Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire. https://doi.org/10.29327/544893
  • Nascimento, F. P. do, 6 Sousa, F. L. L. (2020).  A teia das mudanças climáticas. In P. Santana, & A. Leão (Coords.), O UDF e os objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030/ONU): Uma análise multidisciplinar.  Núcleo de Publicações Institucionais da Cruzeiro do Sul Educacional (pp. 300-380). https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/737
  • Nascimento, F. P. do (2020). Com os pés no esgoto e um tablet na mão. In P. Santana, & A. Leão (Coords.), O UDF e os objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030/ONU): Uma análise multidisciplinar. NPI - Núcleo de Publicações Institucionais da Cruzeiro do Sul Educacional (pp. 378-504). https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/737