Projetos
EDU-LAB – European Youth in Education and in Transition to the Labour Market
EDU-LAB é um projeto de investigação europeu focado na compreensão e melhoria dos percursos e transições dos jovens (dos 15 aos 30 anos) na educação e formação (E&F) e na entrada no mercado de trabalho. Com um foco na equidade e inclusão, o projeto analisa as taxas de participação, progressão e conclusão no ensino secundário e superior, bem como no ensino e formação profissional. Ao analisar políticas, investimentos e fatores sistémicos na European Education Area (EEA - Área Europeia da Educação), o EDU-LAB procura identificar estratégias eficazes para promover a inclusão, reduzir o abandono escolar precoce e aumentar as oportunidades de aprendizagem baseada no trabalho.
O EDU-LAB desenvolverá modelos abrangentes de percursos e transições para cada país da EEA, incluindo os seus determinantes interseccionais e amplamente genéricos. Em segundo lugar, será realizada uma avaliação da eficiência das políticas e investimentos no Ensino Geral (GE) e na Educação e Formação Profissional (EFP). Em terceiro lugar, serão fornecidas novas evidências quantitativas e qualitativas sobre como os determinantes, incluindo políticas e investimentos, contribuem para os percursos e transições dos jovens, particularmente para a inclusão e equidade, bem como para a sua participação e conclusão do GE e da EFP.
O EDU-LAB adota uma abordagem de métodos mistos, com ênfase em análises quantitativas secundárias de dados empíricos de acesso público e na recolha de novos dados empíricos qualitativos. São analisadas as seguintes metas da EEA:
(a) aumentar a taxa de jovens com ensino superior concluído;
(b) reduzir a percentagem de jovens que abandonam precocemente a E&F;
(c) aumentar a aprendizagem baseada no trabalho na E&F profissional;
(d) aumentar o número de estudantes pertencentes a grupos sub-representados nos diferentes domínios educativos (por exemplo, com base no género, minorias étnicas, migração, etc.).
O CeiED/Universidade Lusófona coordena o WP4 – Hearing Young People’s Voices: Qualitative Case Studies. O desenho do estudo do WP4 baseia-se em estudos de caso qualitativos e adota uma abordagem exploratória assente nos princípios das Parcerias de Investigação-Prática (RPPs). O WP4 foca-se em documentar as ações e processos dos jovens enquanto partilham os seus conhecimentos internos e experiências vividas sobre as suas escolhas, percursos e transições na E&F e da E&F para o mercado de trabalho (MT). Especificamente, investiga:
- Os fatores (interseccionais) que dificultam e facilitam estas escolhas, percursos e transições.
- As soluções propostas pelos jovens para otimizar a participação e conclusão da educação geral e da educação e formação profissional, bem como a sua transição para o mercado de trabalho.
Objetivos
Os objetivos do WP4 são:
(1) Obter uma compreensão aprofundada das carreiras dos jovens (E&F e integração precoce no mercado de trabalho) e das suas experiências relacionadas com a carreira, focando-se em:
- Como, porquê e quando foram tomadas decisões específicas relacionadas com a E&F ou com o emprego (por exemplo, permanecer ou abandonar a educação; escolher um percurso académico ou profissional; mudar de emprego).
- Que fatores (interseccionais) explicam a forma como os percursos e transições dos jovens na E&F ou no emprego se desenrolaram.
- Como e porquê estes fatores (interseccionais) dificultaram ou facilitaram as escolhas, percursos e transições dos jovens na E&F e da E&F para o MT.
(2) Co-construir com os jovens soluções que otimizem a sua participação e conclusão na E&F e a sua integração no mercado de trabalho.
Os dados serão recolhidos simultaneamente em sete países europeus (Áustria, Finlândia, Itália, Kosovo, Polónia, Portugal e Reino Unido) e em 12 regiões ou cidades destes países.
Equipa de Investigação
- Filomena Parada (Work Package Leader)
- Filipa Lourenço
- Lucimar Dantas
- Leanete Thomas Dotta
- André Freitas
- João Filipe Matos
Parceiros
Coordenador do Consórcio
Coordenadores dos Work Packages
- ETHNIKO KAI KAPODISTRIAKO PANEPISTIMIO ATHINON (UOA)
- COFAC COOPERATIVA DE FORMACAO E ANIMAÇÃO CULTURAL CRL (ULusofona)
- STIFTUNG EVALUATIONSAGENTUR BADEN-WUERTTEMBERG (EVALAG)
- OTTO-FRIEDRICH-UNIVERSITAET BAMBERG (UNI BA)
- BIRMINGHAM CITY UNIVERSITY (BCU)
Outros parceiros no Consórcio
- Período Date
01.2025 - 12.2027 - Financiamento Funding
European Research Executive Agency (REA) (3 000 000.00 EUR) - Referência do Projeto Project Reference
101177428 — EDU-LAB - Papel no projeto Role in project
Parceiro