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Projetos

EDU-LAB – European Youth in Education and in Transition to the Labour Market

EDU-LAB é um projeto de investigação europeu focado na compreensão e melhoria dos percursos e transições dos jovens (dos 15 aos 30 anos) na educação e formação (E&F) e na entrada no mercado de trabalho. Com um foco na equidade e inclusão, o projeto analisa as taxas de participação, progressão e conclusão no ensino secundário e superior, bem como no ensino e formação profissional. Ao analisar políticas, investimentos e fatores sistémicos na European Education Area (EEA - Área Europeia da Educação), o EDU-LAB procura identificar estratégias eficazes para promover a inclusão, reduzir o abandono escolar precoce e aumentar as oportunidades de aprendizagem baseada no trabalho.

O EDU-LAB desenvolverá modelos abrangentes de percursos e transições para cada país da EEA, incluindo os seus determinantes interseccionais e amplamente genéricos. Em segundo lugar, será realizada uma avaliação da eficiência das políticas e investimentos no Ensino Geral (GE) e na Educação e Formação Profissional (EFP). Em terceiro lugar, serão fornecidas novas evidências quantitativas e qualitativas sobre como os determinantes, incluindo políticas e investimentos, contribuem para os percursos e transições dos jovens, particularmente para a inclusão e equidade, bem como para a sua participação e conclusão do GE e da EFP.

O EDU-LAB adota uma abordagem de métodos mistos, com ênfase em análises quantitativas secundárias de dados empíricos de acesso público e na recolha de novos dados empíricos qualitativos. São analisadas as seguintes metas da EEA:
(a) aumentar a taxa de jovens com ensino superior concluído;
(b) reduzir a percentagem de jovens que abandonam precocemente a E&F;
(c) aumentar a aprendizagem baseada no trabalho na E&F profissional;
(d) aumentar o número de estudantes pertencentes a grupos sub-representados nos diferentes domínios educativos (por exemplo, com base no género, minorias étnicas, migração, etc.).

O CeiED/Universidade Lusófona coordena o WP4 – Hearing Young People’s Voices: Qualitative Case Studies. O desenho do estudo do WP4 baseia-se em estudos de caso qualitativos e adota uma abordagem exploratória assente nos princípios das Parcerias de Investigação-Prática (RPPs). O WP4 foca-se em documentar as ações e processos dos jovens enquanto partilham os seus conhecimentos internos e experiências vividas sobre as suas escolhas, percursos e transições na E&F e da E&F para o mercado de trabalho (MT). Especificamente, investiga:

  • Os fatores (interseccionais) que dificultam e facilitam estas escolhas, percursos e transições.
  • As soluções propostas pelos jovens para otimizar a participação e conclusão da educação geral e da educação e formação profissional, bem como a sua transição para o mercado de trabalho.

Objetivos

Os objetivos do WP4 são:

(1) Obter uma compreensão aprofundada das carreiras dos jovens (E&F e integração precoce no mercado de trabalho) e das suas experiências relacionadas com a carreira, focando-se em:

  • Como, porquê e quando foram tomadas decisões específicas relacionadas com a E&F ou com o emprego (por exemplo, permanecer ou abandonar a educação; escolher um percurso académico ou profissional; mudar de emprego).
  • Que fatores (interseccionais) explicam a forma como os percursos e transições dos jovens na E&F ou no emprego se desenrolaram.
  • Como e porquê estes fatores (interseccionais) dificultaram ou facilitaram as escolhas, percursos e transições dos jovens na E&F e da E&F para o MT.

(2) Co-construir com os jovens soluções que otimizem a sua participação e conclusão na E&F e a sua integração no mercado de trabalho.

Os dados serão recolhidos simultaneamente em sete países europeus (Áustria, Finlândia, Itália, Kosovo, Polónia, Portugal e Reino Unido) e em 12 regiões ou cidades destes países.

Equipa de Investigação

Parceiros

Coordenador do Consórcio

Coordenadores dos Work Packages

Outros parceiros no Consórcio

  • Período Date
    01.2025 - 12.2027
  • Financiamento Funding
    European Research Executive Agency (REA) (3 000 000.00 EUR)
  • Referência do Projeto Project Reference
    101177428 — EDU-LAB
  • Papel no projeto Role in project
    Parceiro