Dulce Franco
Professora auxiliar da Universidade Lusófona. Mestre em Ciências da Educação (Título da dissertação: Os sites de escola. Portfolio de ideias e praticas de professores) pela Universidade Lusófona. Doutorou-se em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora com a tese “Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2º e 3º Ciclo. Estudo de caso.”.
Formadora de professores certificada pelo CCFCP em áreas como Tecnologia.
Leciona Tecnologias e Educação, Iniciação à Prática Profissional, Estágio 1 e Estágio 2.
É supervisora de estágios (ESEL).
Especialista na área da Formação de Professores e Formadores de Área Tecnológica.
Formadora Acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação
Orientadora de Estágios Profissionais (Universidade Lusófona- LCE-ES, IPLUSO-ESEL)
Foi docente de vários níveis de ensino (Básico e Secundário). É autora de manuais escolares e cadernos de apoio para o professor adotados nas escolas nas áreas das Ciências Naturais.
É investigadora integrada do CeiED, fazendo parte da Comunidade de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo): Ensino, Aprendizagem & Inovação.
Integra atualmente a Direção / Coordenação de um curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB.
Orientadora de Dissertações e Teses de Doutoramento (Portugal, Brasil e Angola)
Foi coordenadora e coautora de um projeto financiado pela F.C. Gulbenkian no âmbito do insucesso e abandono escolar- Rádio escolar.
Integrou como investigadora o projeto TASK21 - EdTEch and AI for Essential Skills of the 21st Century 2019-1- FR01-KA203-063063 (2022) entre outros.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação e Tecnologia (Aprendizagem com Tecnologias)
- Formação de professores
- Manuais escolares e integração das ciências
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Luz, F., Fonseca, M. & Franco, D. (2023). A cidadania digital e a Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Portuga. In Serrão, J., Gonçalves, M. N., Brás, J., Bracons, H. & Cabral, A. (org.). Humanismo e Desafios da Cidadania(pp.101-113). Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-232-6. doi: 10.24140/2023/HDC-978-989-757-231-9-8
- Sanches, I., Franco, D., & Jacinto, M. (2021). O Educador Social no século XXI: perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal, Revista Lusófona de Educação, 51
- Fonseca, M., Gonçalves, M. N, Franco, D., Quinta, J., & Santo, E. (2022). Recensão crítica Atas do II Congresso Internacional de Angolanística. Santos, F. & Verde, R. (eds.). (2022). Revista Lusófona de Educação, 57, 161-166 161. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle 57.12 -S
- Gonçalves, M. N., Franco, D., Fonseca, M., Santo, E., Gomes, M. & Quinta, J. (in press 2024). Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções? Livro de Atas do III Congresso Internacional de Angolanística. CEDESA.
- Melo, V., M. J., Franco, D., Meneses, J., Dias, B., Melo, D. & Jesus, V. (2021). O ensino profissionalizante e o multiculturalismo: vozes docentes no Instituto Federal de Sergipe. Latin American Journal of Development, 3(3) mai./jun. doi: https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-026