Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Leanete Thomas Dotta

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Leanete Thomas Dotta é investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona e membro do Conselho Científico e membro da Comissão Diretiva do mesmo Centro. No CeiED, Leanete também coordena a Comunidade de Investigação e Aprendizagem (ReLeCo) Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes (ProFID). Ela é uma perita externa para a Inspeção Geral de Educação e Ciência do Ministério da Educação nos processos de avaliação externa das escolas.

Leanete Thomas Dotta concluiu o seu doutoramento em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, em 2010. Em 2015, obteve a equivalência de doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal. Ela completou dois estudos pós-doutorais em 2016 e 2018, respetivamente. 

Leanete dedica-se a atividades de ensino que estão alinhadas com a sua carreira de investigação. No contexto da formação de jovens investigadores, ela orientou teses de mestrado, teses de doutoramento e teses de pós-doutoramento relacionadas com a profissão docente. Embora a dimensão de ensino do seu trabalho esteja atualmente limitada ao ensino superior e estudos de pós-graduação, a sua carreira docente começou no ensino básico e secundário, níveis de ensino aos quais ela continua ligada através de sua investigação. Leanete também foi a Investigadora Principal e Co-Investigadora em 2 projetos nacionais sobre desenvolvimento profissional docente, estando um deles ainda em curso. Atualmente, ela é membro da Ação COST CA21141- Grassroots of Digital Europe: from Historic to Contemporary Cultures of Creative Computing (GRADE).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação Inicial de Professores
  • Profissionalismo Docente
  • Identidades Profissionais Docentes
  • Pesquisa Biográfico-Narrativa

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Thomas Dotta, L., & Lopes, A. (2023). Identities of Teacher Educators in Higher Education: A Literature Review. Revista Colombiana de Educación, 88, 35-56. https://doi.org/10.17227/rce.num88-13338
  • Lopes, A., Thomas Dotta, L., & Pereira, F. (2023). Factors Influencing teachers’ uses of new technologies: mindsets and professional identities as crucial variables. International Journal of Instruction, 16(4), 521-542. https://doi.org/10.29333/iji.2023.16430a
  • Thomas Dotta, L., & Lopes, A. (2021) O ciclo de vida dos professores e a extensão da idade da reforma: perspetivas de estudo a partir de uma revisão de literatura. [The life cycle of teachers and the extension of the retirement age: perspectives of study from a literature review]. Revista Portuguesa de Educação, 34(2), 86-106. https://doi.org/10.21814/rpe.18926
  • Thomas Dotta, L., Leite, C., & Lopes, A. (2020). Entering Higher Education after 30: What can be learned from Biographical Narratives of Non-traditional students. Studia Paedagogica, 25(4), 117-136.
  • Thomas Dotta, L., Lopes, A., & Leite, C. (2019). Internet-mediated Research: A Methodological Discussion Based on a Study with Non-traditional Adult Students. In E. Publishing (Ed.), Theory and Method in Higher Education Research (Vol. 5, pp. 193-205). Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S2056-375220190000005012