Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Rosa Serradas Duarte

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Rosa Serradas Duarte é Professora Associada da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. É Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Lumière – Lyon2 – França. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Especializada em Educação Especial. Pós-graduada em Direito da Educação. Licenciada em Educação Física.

Rosa exerceu atividade docente em diferentes setores e graus de Ensino onde desenvolveu experiências de inovação pedagógica. É membro de diversas comissões no âmbito da Política Educativa.

Rosa é participante e responsável em vários projetos de investigação. Foi Investigadora Responsável pelo Projeto “Percursos do Associativismo e Sindicalismo Docentes em Portugal (1890-1990)” (PTDC/CPE-PEC/103101/2008 – 2010-2013).

Atualmente, é subdiretora do Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e Co-coordenadora do Mestrado de Educação Especial.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Sindicalismo
  • Políticas Educativas
  • Formação de Professores

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Duarte, R. S., & Teodoro, V. (2021). Protocols, principles and tradition for the PHD graduations. Examples from learning Science. In T. De Jong (Ed.), Graduating around the globe (pp. 104-109). https://issuu.com/utwente/docs/graduating_around_the_globe
  • Carita, A., Cau, M., Mofate, O., & Duarte, R. S. (2019). Teacher Training in Mozambique. In K.G. Karras,& C.C. Wolhuter (Eds.). International Handbook of Teacher Education Worldwide – Revised and Augmented Edition (pp. 511-531). HM Studies and Publishing.
  • Duarte, R. S. (2019) Breves apontamentos sobre a formação contínua de professores-contributos para memória futura. In M. Alves (ED.). O tempo e o Espaço na Formação Contínua de Professores (pp. 17-30). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Martins, A. o., Coimbra, M. N., Pinto, I. P., &  Duarte, R. S. (2015). How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study. American Journal of Educational Research, 3(7), 918-922. http://doi.org/10.12691/education-3-7-16
  • Duarte, R. S., Ricardo, M. M. C. & Silva, M. L. (2013). Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Edições Universitárias Lusófonas