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Fátima Maria da Cruz Gonçalves

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Fátima é pedagoga especializada em práticas inclusivas em contexto de sala de aula, com uma licenciatura em Design Industrial, duas especializações em Educação Especial e um mestrado em Comunicação Acessível. Atualmente é doutoranda em Educação com o projeto intitulado “Perceção tátil e inclusão escolar: avaliação e desenvolvimento de competências em alunos com deficiência visual”. É membro da ReLeCo Aprendizagem & Inovação.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Inclusão de alunos com necessidades educativas específicas
  • Papel da perceção tátil no desenvolvimento cognitivo
  • Diferenciação pedagógica
  • Uso de tecnologias de apoio

Resumo do projeto de doutoramento

O projeto de doutoramento tem como objetivo principal o desenvolvimento e aplicação de uma bateria de testes táteis destinada à avaliação das capacidades táteis de alunos com deficiência visual, com vista à personalização eficaz dos materiais pedagógicos utilizados em contexto escolar.

Reconhecendo a perceção tátil como via fundamental de acesso ao conhecimento para alunos com deficiência visual, este projeto propõe uma abordagem centrada no aluno, que permita identificar as suas competências táteis - como a discriminação de texturas, formas, relevo e organização espacial - e, a partir daí, adaptar os recursos educativos às suas necessidades específicas.

A investigação será orientada pelos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do Design for All, e recorrerá a tecnologias inclusivas, como impressão 3D, corte a laser e impressão UV, na criação dos materiais pedagógicos adaptados. O estudo incluirá uma componente prática com aplicação da bateria de testes em contexto educativo, e análise do impacto dos materiais personalizados no desenvolvimento cognitivo e na participação ativa dos alunos.

Pretende-se, com este projeto, contribuir para uma educação mais inclusiva, baseada em evidência, onde os materiais escolares não sejam apenas acessíveis, mas verdadeiramente adequados às capacidades sensoriais de cada aluno.