

Manuel Saculanda Alberto
Manuel Saculanda Alberto tem um Mestrado em Ciências da Educação e é atualmente doutorando em Educação com o projeto intitulado “O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de gestão ambiental do Huambo (Angola)”.
Orientadora: Dulce Franco
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
- Formação Contínua
- Ambiente
Resumo
Nos últimos anos já ninguém fica indiferente aos problemas que afetam o planeta tal como o aquecimento global, de onde decorre a escassez de água, a poluição, os ruídos, a extinção de várias espécies vegetais e animais. O presente estudo pretende justificar a importância das TIC na Gestão Ambiental através da educação ambiental e preservação da Biodiversidade nas escolas Angolanas e na comunidade. Estas podem assumir o papel de emissor preferencial da mensagem da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, através dos alunos na cidade de Humabo.
Ultimamente a humanidade vem se deparando com questões muito graves decorrentes das mudanças ambientais, que podem desencadear efeitos negativos para a manutenção da vida em sociedade, uma vez que o conjunto de condições que mantém as necessidades básicas e suplementares do indivíduo encontra-se em desequilíbrio. Dessa forma, reconhece-se a importância de desenvolver hábitos e valores na população. A educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas de forma mais abrangente, utilizando as mais diversas formas de aprendizado para estimular o aluno e envolvê-lo em uma proposta que além do conhecimento, traga a consciência da importância do tema.
A presente pesquisa aborda em como o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas de gestão ambiental nos espaços escolares do município do Huambo, em Angola. O objetivo geral é avaliar o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de gestão nos espaços escolares do município do Huambo. Com isto, temos como objetivos específicos: investigar os desenvolvimentos das TIC em Angola mais concretamente no município do Huambo, qual a situação atual das TIC na gestão ambiental nos espaços escolares; analisar os benefícios potenciais da utilização das TIC na coleta, processamento e compartilhamento de informações ambientais; perceber como as TIC podem incentivar a participação ativa dos alunos e gestores em práticas sustentáveis no município do Huambo, cidade do Huambo. As TIC são viáveis na coleta e análise de dados ambientais para os espaços escolares em tempo real. E o seu uso bem adequado pode contribuir significativamente para a gestão ambiental nos espaços escolares do município do Huambo, promovendo a sustentabilidade e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente nos espaços escolares.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Gestão ambiental; Espaços