Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Manuela de Oliveira Jacinto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Manuela de Oliveira Jacinto tem um Mestrado em Educação - Metodologia do Ensino das Ciências e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “Literacia de Adultos: Nível 1 de literacia uma monografia 25 anos depois”. Pertence à ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.

Orientadora: Ana Benavente

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação
  • administração educativa
  • supervisão e orientação pedagógica
  • formação/avaliação de professores
  • educação de adultos
  • educação social
  • projetos e práticas de intervenção socioeducativa
  • cooperação com PALOP
  • formação profissional.

Resumo

No quadro do projeto Estudo Nacional de Literacia 25 anos depois, a autora propõe-se conduzir uma monografia, articulada com o primeiro Estudo que se realiza, em Portugal, 25 anos depois da publicação em 1996 do primeiro Estudo coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com base num protocolo com o CNE e Fundação Calouste Gulbenkian, denominado A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, sob a coordenação de Ana Benavente. Pretende-se aprofundar, assegurando opções metodológicas centradas no espaço geográfico e na idade, a situação atual dos perfis dos adultos que se encontravam à data do primeiro estudo no nível 1 de literacia. Segundo os resultados do referido estudo, encontravam-se no nível 1 de literacia 37,0% dos inquiridos, ou seja cerca de 2,3 milhões de indivíduos da população-alvo, o que constitui um número muito significativo da população portuguesa que manifestou a ausência de competências nas dimensões da literacia em análise.

O nível 1 de literacia integrou indivíduos com diversos graus de escolaridade, designadamente os que não possuem a escolaridade completa, os que detêm o 1º, 2º e 3ºciclos do ensino básico, o ensino secundário e o superior, de níveis etários situados entre os 15 e os 64 anos. Dos inquiridos neste nível de literacia o maior grupo, cerca de 55% têm idade superior a 40 anos e 20% superior a 55 anos. Os indivíduos com idades entre 25 e 39 anos representam aproximadamente 30% e os jovens dos 15 aos 24 anos, cerca de 15%. 1 Neste contexto, a autora entende da maior relevância analisar à luz da sociedade atual, os resultados então obtidos e aprofundar as alterações ocorridas em grupos com caraterísticas sociais específicas e em contextos socioculturais particulares. Trata-se, por esta razão, de um estudo de natureza qualitativa de caráter monográfico que utilizará os materiais que permitiram estabelecer os níveis de literacia, revistos e se articulará com o estudo atrás referido, pondo em evidência eventuais permanências e novas exclusões em contextos socioculturais determinados.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Jacinto, M. O. (2016). Projeto RIQUEB Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico: Relatório de Assistência Técnica em São Tomé e Príncipe. Lisboa: FCG.
  • Benavente, A. et al (2016). Educação 2016: Transição e Expectativas”. Relatório anual do OP.Edu. Disponível em www.op-edu.eu
  • Benavente, A. et al (2015). Menos Estado social, uma Escola mais desigual. Relatório anual do OP.Edu. Disponível em www.op-edu.eu
  • Benavente, A. et al (2014). O estado da Educação num Estado intervencionado – Portugal 2014.Relatório anual do OP.Edu. Disponível em www.op-edu.eu
  • Benavente, A. et al (coord) (2013). Educação Levanta-te e luta – 2 anos de governo de direita ao serviço da troika. Relatório anual do OP.Edu. Disponível em www.op-edu.eu