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Sandra Marinho

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Sandra é Mestre em Educação e é atualmente doutoranda em Educação na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, com o projeto: “A importância das práticas sensoriais e emocionais no bem-estar digital”. É membro da ReLeCo Aprendizagem & Inovação e Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade [ART.DS]

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Artes Visuais
  • Sinestesias
  • Práticas Sensoriais
  • Multimédia
  • Bem-estar Digital

Resumo

A proposta de tese de doutoramento surge como uma resposta a uma das diretrizes da Direção-Geral da Educação (DGE) para o presente ano letivo, focando-se no Bem-Estar Digital dos alunos do Ensino Básico. O crescente uso de ecrãs e tecnologias digitais na educação torna necessária a criação de estratégias que combatam os efeitos negativos associados, como a fadiga ocular, a desconexão social e emocional, e o stresse.

Neste contexto, a incorporação de estímulos sinestésicos, incluindo som, textura e movimento visual, em práticas pedagógicas apresenta-se como uma abordagem promissora para enriquecer a experiência estética e emocional dos alunos, contribuindo para um ambiente digital mais humanizado e imersivo.

A pesquisa propõe investigar o potencial da sinestesia digital como ferramenta inovadora para aprimorar a experiência educativa no ensino ciclo, promovendo o bem-estar em contextos digitais e atendendo às necessidades emergentes da educação contemporânea.